Centro (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Centro
—  Bairro do Brasil  —
Município Santos
Fonte: Não disponível

Centro é um bairro localizado na cidade de Santos[1], próximo à parte da Zona Portuária e Zona Leste, além dos morros a partir do Monte Serrat que faz vista da cidade e de São Vicente.

Abriga diversas lojas populares e prédios comerciais, inclusive despachantes aduaneiros, e entre os palácios podem ser notadas sedes de repartições públicas dos poderes executivo, legislativo e judiciário na cidade.

Conta com diversas atrações que podem ser vistas a partir de um bonde turístico que apresenta o centro histórico e atravessa ruas tais como a XV de novembro, onde se concentravam os barões do café em meados do século XX, e demonstra amostra arquitetônica da riqueza da época tal como no Museu do Café. Nos seus arredores, contava com ricos restaurantes e cafeterias, atualmente medianos, mas permanece agitada pela atividade comercial, de serviços e do porto.

Oferece locais tais como: o Teatro Coliseu, onde são abrigadas as melhores peças do país em grande estrutura na região, presentes em curtas temporadas; o Teatro Guarany, restaurado após um incêndio, que recebe confortavelmente espetáculos de menor porte; o Convento Nossa Senhora do Carmo como uma das mais antigas igrejas da cidade conservado em seu estilo barroco; Casa do Trem Bélico, museu que expõe armamentos do período imperial;  o Pantheon dos Andradas, onde se conserva os restos mortais do patriarca da independência, José Bonifácio; o Centro Português com estilo manuelino e seu histórico conterrâneo; o palácio Saturnino de Brito abriga atualmente a SABESP e mantém o acervo do engenheiro responsável pela obra dos canais e sua importante contribuição no saneamento da cidade; o Outeiro de Santa Catarina como marco de fundação da cidade, atualmente fechado;  a Casa da Frontaria Azulejada, de estilo neoclássico, abriga exposições de azulejos portugueses em alto relevo; Casarão da Tuiuti, com potencial espaço para grandes eventos e também conta com jardins; a proximidade com o bairro Valongo, com atrações tal como o Memorial das Conquistas e Museu de Arte Sacra de Santos e acesso ao terminal rodoviário e terminal urbano da cidade, com ônibus que transitam organizados em pontos segregrados pelo bairro.

Abriga a Alfândega de Santos, está próxima das regiões do Porto Saboó, Porto Valongo e Porto Paquetá, possui as catraias com balsas de acesso ao Guarujá via distrito de Vicente de Carvalho que atravessam o Estuário, onde pode ser acessada a chamada Base Aérea de Santos, atualmente pertencente a esse distrito de Guarujá.

Fonte: TripAdvisor. Acesso em 26/09/2015 às 12:30.

Referências

  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25 de outubro de 2010). «Conheça o seu bairro». Consultado em 2 de dezembro de 2010.