Quilombo (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Quilombo é um bairro localizado na parte continental da cidade de Santos.[1] É o mais extenso da cidade e um dos menos habitados. Abrange o Vale do Quilombo, uma área de 20 quilômetros quadrados que reúne espécies raras da mata atlântica, muitas árvores frutíferas, uma diversificada fauna de animais de grande e pequeno porte, rios com águas cristalinas e algumas ruínas históricas. Durante o Regime Militar, foi cogitada a construção de um distrito industrial no local, contíguo ao de Cubatão, porém, os graves acontecimentos daquela cidade, que nos anos 1980 passou a ser conhecida internacionalmente como "Vale da Morte"[2] e a pressão dos ambientalistas e moradores da região, fizeram com que o projeto fosse abortado.

Sua área fica compreendida entre a cumeada da Serra do Morrão, nos limites com os municípios de Cubatão e Santo André (ao norte), com Mogi das Cruzes (ao norte e leste), e Bertioga (a sudeste), a cumeada da Serra do Quilombo (ao sul) e o Estuário de Santos (a oeste), tendo ao centro o Vale do Rio Quilombo. Compreende, além do vale, a face sul da Serra do Morrão, a face norte da Serra do Quilombo e uma pequena área do município localizada já no planalto na qual se localiza o ponto mais alto de Santos, a 1.136 m de altitude, próximo à nascente do Rio Itatinga.

É cortado pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-55 ou BR-101).

Tem a desvantagem de ficar próximo à área industrial de Cubatão, mais especificamente da área ocupada pela Companhia Siderúrgica Paulista – COSIPA, tendo como pior inimiga a poluição trazida especialmente pelos ventos vindo de noroeste. No lado oposto das elevações da Serra do Morrão, no planalto, localiza-se o distrito de Paranapiacaba, em Santo André, e sua vila ferroviária que hoje é importante ponto turístico da Grande São Paulo.

Referências

  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25 de outubro de 2010). «Conheça o seu bairro». Consultado em 2 de dezembro de 2010 
  2. COSTA, Camilla (10 de março de 2017). «Mais de 3 décadas após 'Vale da Morte', Cubatão volta a lutar contra alta na poluição». BBC Brasil. Consultado em 13 de fevereiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Quilombo (Santos)
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.