Rádio Clube (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rádio Clube é um bairro localizado na Zona Noroeste da cidade de Santos.[1]

Recebeu este nome devido à instalação da antena de transmissão da "Rádio Clube de Santos", a primeira emissora da cidade. Sua ocupação se deu em 1950[2] onde se fixaram migrantes nordestinos que vieram trabalhar na refinaria Presidente Bernardes.

Conta com uma população aproximada de 26 mil habitantes, sendo um dos mais populosos bairros da cidade. Caracteriza-se como um bairro residencial, reunindo diversos conjuntos habitacionais como a Vila Pelé e Vila Telma. Abriga também parte do Dique da Vila Gilda, Caminhos São José e São Sebastião, áreas carentes da cidade. Tem como principais referências a Avenida Vereador Álvaro Guimarães, importante via e pólo comercial, e a Praça Jerônimo de La Terza.

O bairro possui ares de interior em pleno litoral e pela noite, após o trabalho, os vizinhos se encontram nas calçadas na frente de suas casas para bater papo. Nas ruas tranquilas, as crianças podem brincar à vontade. Esse cenário de cidade do interior pode ser encontrado no Rádio Clube. A vida no local melhorou nas últimas décadas mas alguns problemas persistem [3] . Entretanto, o bairro será um dos primeiros beneficiados com o Programa Santos Novos Tempos [4] , que visa a macrodrenagem da Zona Noroeste de Santos, justificada pela altimetria da região, que revela o potencial para alagamentos em situações de maré alta combinadas com chuvas muito fortes. O Programa também tem como objetivo a substituição das palafitas às margens do Rio Casqueiro por moradias populares, o que auxiliará na eliminação da poluição ambiental.

O bairro possui quatro escolas de ensino fundamental (UME João Ignácio de Souza, UME Walter Sampaio Smolka, UME Hilda D'Onofrio Papa, UME Pedro Crescenti) sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do município e uma escola de ensino médio (E. E. Prof. Francisco Meira), do governo do estado. Conta também com uma Policlínica e a sede do Instituto Arte no Dique.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.