São Jorge (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vila São Jorge é um grande bairro, predominantemente residencial, localizado em parte na zona noroeste da cidade de Santos e outra parte no município de São Vicente.[1] Em sua linha divisória entre cidades, corta curiosamente ao meio o antigo Colégio Cidades Irmãs, hoje conhecido pela Escola Estadual Neves Prado Monteiro.

Originou-se desde os tempos de Brasil Colônia em torno da nascente do Rio São Jorge, onde localizava-se uma capela, então denominava-se Rio da Capela. A capela invocava a São Jorge e, desde então, a denominação do santo passou às terras em volta.[2] Dessa forma, deu abrigo ao Engenho de São Jorge dos Erasmos, cujas ruínas permancecem até a atualidade.

Referências

  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25/10/2010.). «Conheça o seu bairro». Consultado em 02/12/2010.  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. FABRA, Carlos. São Vicente - Primeiros Tempos.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.