Jabaquara (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jabaquara é um bairro do município de Santos, no estado de São Paulo, no Brasil.[1]

História[editar | editar código-fonte]

No século XIX, a área era conhecida como Sítio Jabaquara e abrigava um grande número de negros em busca de melhores condições de vida. Eles desciam a Serra do Mar a pé para ficar no maior quilombo brasileiro conhecido, o do abolicionista Quintino de Lacerda.Segundo Marco Antônio Vila, historiador , os escravos chegavam em Santos pela ferrovia do interior. Os escravos fugitivos eram ajudados pelos abolicionistas para isso.

Hoje, constitui-se de um bairro predominantemente residencial, mas abriga um dos maiores e mais antigos hospitais do país, a Santa Casa da Misericórdia de Santos, além de abrigar o Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube e o estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista. O bairro já abrigou o Jabaquara Atlético Clube, que levou o nome do bairro em consequência de sua origem, embora a sede deste se situe hoje no bairro da Caneleira.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O nome do bairro vem do tupi e significa "toca da fuga", através da junção dos termos îababa (fuga) e kûara (toca).[2].

Referências

  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25 de outubro de 2010). «Conheça o seu bairro». Consultado em 2 de dezembro de 2010 
  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005. p. 168
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.