Saltar para o conteúdo

Vector espacial: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertida por mudança da grafia (Huggle)
Linha 19: Linha 19:


Fórmula de cálculo : <math>||\vec{a}|| = \sqrt{x^2 + y^2 + z^2}</math> (dedução a partir do [[Pitágoras#Teorema_de_Pit.C3.A1goras|Teorema de Pitágoras]])
Fórmula de cálculo : <math>||\vec{a}|| = \sqrt{x^2 + y^2 + z^2}</math> (dedução a partir do [[Pitágoras#Teorema_de_Pit.C3.A1goras|Teorema de Pitágoras]])



correcção: norma e módulo não são a mesma coisa.


== Operações com vectores ==
== Operações com vectores ==

Revisão das 14h50min de 29 de setembro de 2010

 Nota: Se procura outros significados de vetor, veja Vetor.
Representação gráfica de um vector.

Em geometria analítica, um vector espacial,ou simplesmente vector, é uma classe de elementos geométricos, denominados segmentos de recta orientados, que possuem todos mesma intensidade (denominada norma ou módulo), mesma direcção e mesmo sentido.

Neste contexto, um vector pode ser representado por qualquer segmento de recta orientado que seja membro da classe deste vector (ou seja: pode ser representado por qualquer segmento de recta orientado que possua mesmo módulo, mesma direcção e mesmo sentido de qualquer outro segmento da referida classe). E se o segmento (segmento de recta orientado do ponto A para o ponto B) for um representante do vector , então podemos dizer que o vector é igual ao vector .

De maneira mais formal, em geometria analítica um vector é definido como sendo uma classe de equipolência de segmentos de recta orientados de (em que intuitivamente representa vectores dentro de um espaço tridimensional, ou seja, vectores dotados de três coordenadas -- geralmente x, y e z).

Quando falamos em distância geométrica "de A para B", podemos imaginar que o ponto A está sendo "carregado" até chegar ao ponto B.[1]

Muitas operações algébricas nos números reais possuem formas análogas para vectores. Vectores podem ser adicionados, subtraídos, multiplicados por um número e invertidos. Essas operações obedecem às conhecidas leis da álgebra: comutatividade, associatividade e distributividade. A soma de dois vectores com o mesmo ponto inicial pode ser encontrada geometricamente usando a regra do paralelogramo. A multiplicação por um número positivo (comummente chamado escalar), nesse contexto, se resume a alterar a magnitude do vector, isto é, alongando ou encurtando-o porém mantendo o seu sentido. A multiplicação por -1 preserva a magnitude mas inverte o sentido. As coordenadas cartesianas fornecem uma maneira sistemática de descrever e operar vectores.

Os vectores desempenham um papel importante na física: velocidade e aceleração de um objecto e as forças que agem sobre ele são descritas por vectores. É importante ressaltar, no entanto, que os componentes de um vector físico dependem do sistema de coordenadas usado para descrevê-lo. Outros objectos usados para descrever quantidades físicas são os pseudo-vectores e tensores.

Módulo ou Norma do Vector -

Módulo do vector é seu comprimento (na figura, seria a distância de A a B).

Fórmula de cálculo : (dedução a partir do Teorema de Pitágoras)


correcção: norma e módulo não são a mesma coisa.

Operações com vectores

Adição vectorial.

Adição (ou Regra do paralelogramo)

Subtração

Ângulo entre dois vectores

Um vector poderia, ser dado pelas suas propriedades sobre diferentes mudanças de sistema coordenadas. Também é possível generalizar esta definição para espaços não euclidianos com várias dimensões. Por exemplo, em geometria diferencial, um vector pode ser definido como uma derivada de uma curva em um variedade e desta forma possui uma definição livre da escolha de um sistema específico de coordenada. ma definição deferencial também mostra que um vector é um caso específico de um objecto mais genérico chamado tensor. Vectores são os tijolos com os quais se constrói o Cálculo Vectorial.

Os vectores têm aplicação em várias áreas científicas (física, engenharia e economia, por exemplo, onde facilitam a resolução de al.

Em álgebra, vector é um elemento de uma estrutura abstracta chamada espaço vectorial

Versor -

Versor é um vector de valor unitário, ou seja, o módulo é igual a 1. É utilizado para indicar direcção, sentido e o ângulo formado com o eixo referencial.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. De fato, a palavra latina vector significa "aquele que carrega". A forma latina veho significa "eu carrego".

Predefinição:Bom interwiki

Predefinição:Link FA