Instituto de Física da Universidade de São Paulo
O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) é a maior e mais antiga instituição de pesquisa e ensino de Física no Brasil.[1] [2] Vinculada à Universidade de São Paulo, constitui-se em uma instituição pública de ensino superior, e está localizada no campus da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, à Rua do Matão, 1371. Tem origem nos departamentos de Física da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reunidos no Instituto a partir de 1970.
Desde 2021[ref], o Instituto tem em seus quadros 388 alunos de pós-graduação, destes 163 de mestrado, 176 de doutorado e 49 especiais,[3] e 1.112 alunos de graduação matriculados no segundo semestre, destes 630 de bacharelado e 482 de licenciatura.[4] Dentre seus servidores, o Instituto dispõe de 118 docentes e 257 técnico-administrativos.[5]
Suas instalações no campus ocupam mais de 20 edifícios que abrigam salas de aulas, auditórios, laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa, oficinas e escritórios de administração. A área construída chega a 40.000 m², num total de 80.000 m² de área útil. Também existe um Restaurante Universitário da Física (RU), conhecido popularmente por "Bandejão", no complexo do IFUSP. Este atende estudantes de toda a universidade e alunos visitantes, desde que cadastrados e autorizados previamente a fazer refeições no RU. Como todas as unidades da Universidade, ele é mantido com o repasse de verbas do Tesouro do Estado de São Paulo destinadas à USP e às outras universidades públicas estaduais. Recebe também verbas para pesquisas a partir de diversas agências financiadoras, como o CNPq, FINEP, CAPES, FAPESP etc., com as quais mantém laboratórios experimentais em física nuclear, detectores e instrumentação, física do estado sólido e baixas temperaturas, física de plasmas, cristalografia, óptica, epitaxia dos feixes moleculares, microscopia eletrônica, biofísica, poluição do ar, análise de materiais por feixes iônicos, etc.[6][7]
História
[editar | editar código]Com a missão de contratar de professores para compor o quadro docente da futura FFCL-USP, o engenheiro-matemático Teodoro Ramos convida o Físico Enrico Fermi para compor as cátedras de Matemática e Física. No entanto, Fermi prefere permanecer na capital italiana e indica o jovem físico ucraniano, naturalizado italiano, Gleb Vassielievich Wataghin, que inicialmente recusa a indicação mas acaba aceitando o convite e vindo para o Brasil em abril de 1934 [8].
No decurso de seus projetos, Wataghin traz ao Brasil muitos físicos com encargos a longo prazo, primeiro entre todos Giuseppe Occhialini (lembrado familiarmente na física italiana como Beppo), naquele tempo já famoso por ter fornecido, em 1933, junto a Blackett, uma confirmação da existência do pósitron do qual, pouco antes, Carl David Anderson havia anunciado a descoberta. Ao longo da História, a seção de Física recebeu também grandes cientistas que prestaram suas colaborações, dentre eles Arthur Compton, Hideki Yukawa, David Bohm.
A primeira turma de físicos da USP se formou em 1936, ela era composta de alunos que se tornariam pesquisadores notáveis, como Marcello Damy de Souza Santos e Mario Schenberg. A segunda turma se formaria em 1937, com a presença da primeira mulher graduada em física no Brasil: Yolande Monteux. Ela teve trabalhos de reconhecida importância apresentados em simpósios nos anos seguintes e por mais de 20 anos foi uma das poucas mulheres com diploma superior trabalhando no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)[9].
Dentre os formados em 1936, Mario Scheberg seria um dos principais ícones da Física no Brasil. Torna-se assistente de Wataghin em 1937 e, comissionado pelo Governo do Estado, viaja para a Itália e Suíça onde estagia com Enrico Fermi e Wolfgang Pauli. De volta à USP, realiza trabalhos com Giuseppe Occhialini, sobre raios cósmicos, com Abrahão de Moraes, em física de dielétricos, com Walter Schützer[10] e César Lattes, em cálculos de fundamentos do eletromagnetismo, entre outros, e publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências[11]. Wataghin permaneceu no Brasil até 1949 e continuou sua carreira na Itália.
Inicialmente criado como uma seção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), em dezembro de 1969, atráves da reforma universitária, foi aprovada a criação dos vários institutos da USP, marcando assim, no inicio de 1970, a fundação do IFUSP, inicialmente com três Departamentos: Física Nuclear, Física dos Materiais e Mecânica e Física Geral e Experimental, que representavam os principais tópicos de pesquisa na época[12].
Estrutura
[editar | editar código]
A atividade em física matemática e teórica é intensa e há diversos grupos de física aplicada e experimental, como atesta a divisão de departamentos, que cobre quase todas as áreas da física atual. A infraestrutura técnica e administrativa inclui oficinas mecânicas, eletrônicas, de alto vácuo e instalações de computação. A biblioteca do IFUSP é uma das mais completas do país. O seu acervo atual é constituído de mais de 39.000 livros patrimoniados, 3.800 dissertações e teses, 675 coleções de títulos periódicos, 400 multimeios; 60 publicações IFUSP; 30 apostilas e 250 folhetos. Do ponto de vista didático, o Instituto de Física mantém laboratórios para cerca de 3.000 estudantes da USP, nas áreas de engenharia, ciências exatas e biologia, e mais laboratório de demonstração, show de física e outros projetos destinados a estudantes do ensino fundamental, médio, universitário e ao público em geral.
A cada ano formam-se cerca de 65 físicos entre bacharéis e licenciados e, na pós-graduação, cerca de 40 mestres e 35 doutores. São publicados anualmente cerca de 800 trabalhos de pesquisa, sendo mais de 400 em revistas especializadas de divulgação internacional.
Atualmente, o IFUSP compõe-se de seis departamentos:
- Departamento de Física dos Materiais e Mecânica (FMT)
- Departamento de Física-Matemática (FMA)
- Departamento de Física Experimental (FEP)
- Departamento de Física Nuclear (FNC)
- Departamento de Física Aplicada (FAP)
- Departamento de Física Geral (FGE)
Áreas de pesquisa
[editar | editar código]O Instituto possui os seguintes laboratórios e grupos de pesquisa[14]:
- Física nuclear
- Grupo de Hádrons e Física Teórica
- Grupo de Espectroscopia de Raios Gama
- Grupo de Reações de Íons Pesados
- Grupo de Reações Diretas e Núcleos Exóticos
- Grupo de Fusão de Núcleos Pesados
- Grupo de Emulsões Nucleares
- Grupo de Íons Pesados Relativísticos
- Laboratório de Instrumentação e Partículas
- Laboratório do Acelerador Linear
- Física atômica, molecular e ótica
- Grupo de Física Molecular e Modelagem.
- Grupo de Manipulação Coerente de Átomos e Luz
- Laboratório de Ótica
- Matéria condensada
- Grupo Sampa
- Grupo Nanomol
- Laboratório de Novos Materiais Semicondutores
- Laboratório de Filmes Finos
- Laboratório de Microscopia Eletrônica
- Laboratório de Materiais Magnéticos.
- Laboratório de Baixas Temperaturas e Estado Sólido
- Laboratório de Cristalografia
- Biofísica
- Grupo de Biofísica
- Laboratório de Ressonância Magnética
- Laboratório de Reologia Celular
- Física aplicada
- Laboratório de Dosimetria da Radiação
- Laboratório de Cristais Iônicos, Filmes Finos e Datação
- Grupo de Física Aplicada com Aceleradores
- Laboratório de Análise de Materiais por Feixes Iônicos
- Outros
- Grupo de Física Estatística
- Grupo de Física Matemática
- Grupo de Fluidos Complexos
- Laboratório de Fenômenos Não-Lineares
- Laboratório de Física Atmosférica
- Laboratório de Física de Plasmas
- Laboratório de Demonstração Ernest Wolfgang Hamburguer[15]
Além das áreas representadas pelos grupos e laboratórios acima, o instituto apresenta ainda pesquisadores na área de física das partículas e de campos, cosmologia, astrofísica, sistemas dinâmicos, sistemas complexos, dinâmica estocástica e ensino da física.
Programas Acadêmicos
[editar | editar código]Pré-Iniciação Científica[16] - O Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do ensino médio através do oferecimento de vivência em ambientes universitários aos alunos do ensino médio.
Iniciação Científica[17] - A Iniciação Científica (IC) é um programa oferecido aos alunos de graduação do IFUSP para introduzir os alunos em um contexto de pesquisa e desenvolvimento. A IC é sempre acompanhada de um professor orientador que supervisiona o trabalho do aluno e coordena as bolsas de auxílio financeiro pagas pelas agências de fomento à pesquisa.
Pós-Graduação[18] - A pós-graduação do IFUSP remonta à fundação do Instituto em 1970 e conta com 14 linhas de pesquisa. Fornece títulos de Mestre e Doutor em Ciências, e conta com cerca de 113 docentes credenciados[19]. Alunos podem se inscrever no programa regular para receberem o diploma, ou como alunos especiais, que frequentam as aulas do programa sem estarem vinculados a ele. Pós-graduandos de outras insituições nacionais também podem frequentar as disciplinas, como aluno de intercâmbio ou mobilidade. O programa possuía nota máxima (7) no conceito CAPES desde 2013, mas em 2022 o conceito caiu para 5.[20]
Pós-Doutorado[21]- A participação de pesquisadores com doutorado recente tem importância crescente no desenvolvimento das atividades de pesquisa na USP. Ciente disso, a USP promove o Programa de Pós-Doutorado, que oferece a pós-doutores vantagens semelhantes àquelas dadas aos seus estudantes de pós-graduação. Incluem-se aí benefícios dos serviços de saúde da Universidade, acesso às bibliotecas e aos recursos computacionais. Têm acesso ao Programa de Pós-Doutorado e, portanto, a tais benefícios, tanto os bolsistas de Pós-Doutorado das agências de fomento, tais como a FAPESP[22], o CNPq e a CAPES, quanto os Jovens Pesquisadores da FAPESP, e também os bolsistas de outros programas.
Lista de Diretores e Diretoras do IFUSP[23]
[editar | editar código]| Nome | Mandato |
|---|---|
| Kaline Rabelo Coutinho | 18/08/2023 - 17/08/2027 |
| Manfredo Harri Tabacniks | 18/08/2019 - 17/08/2023 |
| Marcos Nogueira Martins | 18/08/2015 - 17/08/2019 |
| Adalberto Fazzio | 10/03/2014 – 16/04/2015 |
| Renato de Figueiredo Jardim | 08/03/2010 - 07/03/2014 |
| Alejandro Szanto de Toledo | 07/03/2006 - 06/03/2010 |
| Gil da Costa Marques | 26/02/2002 - 12/02/2006 |
| Silvio Roberto de Azevedo Salinas | 25/02/1998 - 24/02/2002 |
| Gil da Costa Marques | 25/02/1994 - 24/02/1998 |
| José Roberto Leite | 25/02/1990 - 24/02/1994 |
| Ivan Cunha Nascimento | 25/02/1986 - 24/02/1990 |
| Luiz Guimarães Ferreira | 25/02/1982 - 24/02/1986 |
| Herch Moysés Nussenzveig | 23/05/1978 - 02/02/1982 |
| José Goldemberg | 27/06/1975 - 03/03/1978 |
| Luiz de Queiroz Orsini | 02/05/1974 - 10/06/1975 |
| José Goldemberg | 16/03/1970 - 15/03/1974 |
| Giorgio Moscati (pro tempore) | 15/01/1970 - 15/03/1970 |
Ver também
[editar | editar código]Referências
- ↑ Tabacniks, M. (org.), Dantes, M. A. M., Salinas, S., Henriques, V., Seale, W., Gurgel, I., & Chassot, W. (2020). Origens e formação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo: IFUSP. Recuperado de https://portal.if.usp.br/extensao/sites/portal.if.usp.br.extensao/files/Origens_e_Formacao_do_Instituto_de_Fisica.pdf Consultado em outubro de 2024
- ↑ «Formação e transformação de uma universidade, acessadoem=04 de outubro de 2024». Pelo Jornal da USP
- ↑ «Alunos de Pós-Graduação distribuídos pelas Áreas de Concentração e por categoria, em 2021» (PDF). Anuário Estatístico da USP. Consultado em 16 de Agosto de 2022
- ↑ «Alunos de Graduação distribuídos pelas Unidades e Cursos, em 2021» (PDF). Anuário Estatístico da USP. Consultado em 16 de Agosto de 2022
- ↑ «População de Alunos e Servidores por Unidade, em 2018» (PDF). Anuário Estatístico da USP. Consultado em 16 de Agosto de 2022
- ↑ «Apresentação | Cristalografia». portal.if.usp.br. Consultado em 3 de outubro de 2024
- ↑ «O que é o LAMFI». https://portal.if.usp.br/lamfi/. Consultado em 19 de dezembro de 2020
- ↑ Caruso, Francisco; Marques, Adílio Jorge (dezembro de 2014). «Sobre a viagem de Enrico Fermi ao Brasil em 1934». Estudos Avançados (82): 279–289. ISSN 0103-4014. doi:10.1590/S0103-40142014000300016. Consultado em 4 de março de 2021
- ↑ «Documentos da USP contam parte da história da Física no Brasil – Jornal da USP». jornal.usp.br. Consultado em 4 de março de 2021
- ↑ «Físicos do Brasil». www.sbfisica.org.br. Consultado em 4 de março de 2021
- ↑ «IFUSP 50 anos | Cultura e Extensão». portal.if.usp.br. Consultado em 4 de março de 2021
- ↑ «IFUSP 50 anos | Cultura e Extensão». portal.if.usp.br. Consultado em 4 de março de 2021
- ↑ «Acelerador Pelletron | Departamento de Física Nuclear». portal.if.usp.br. Consultado em 19 de dezembro de 2020
- ↑ «Pesquisa no IFUSP». Consultado em 4 de outubro de 2015
- ↑ «Laboratório de Demonstrações». Laboratório de Demonstrações. Consultado em 2 de outubro de 2025
- ↑ «Pré-Iniciação Científica | Pesquisa no IFUSP». portal.if.usp.br. Consultado em 19 de dezembro de 2020
- ↑ «Programa de Iniciação Científica e Tecnológica | Pesquisa no IFUSP». portal.if.usp.br. Consultado em 19 de dezembro de 2020
- ↑ «Missão e História». Pós-Graduação. 21 de novembro de 2024. Consultado em 12 de janeiro de 2026
- ↑ «DataUSP». uspdigital.usp.br. Consultado em 12 de janeiro de 2026. Cópia arquivada em 30 de julho de 2025
- ↑ «Plataforma Sucupira». sucupira.capes.gov.br. Consultado em 12 de janeiro de 2026
- ↑ «Fonte: Pré-Iniciação Científica | Pesquisa no IFUSP». portal.if.usp.br. Consultado em 22 de setembro de 2015
- ↑ «FAPESP :: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo». www.fapesp.br. Consultado em 22 de setembro de 2015
- ↑ «Diretores e Vice-Diretores e seus mandatos | Diretoria do IF». portal.if.usp.br. Consultado em 12 de janeiro de 2026
Ligações externas
[editar | editar código]- Página oficial do Instituto de Física da USP
- «Perfil oficial do Instituto de Física no Facebook»
- Convite à Física: Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP
- Videoteca Virtual: colóquios, seminários e aulas apresentados no Instituto de Física da USP
- CEFISMA: Centro Acadêmico do Instituto de Física da USP