Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
LOGO ICMC CMYK.png
Logo da instituição.
Universidade Universidade de São Paulo
Fundação 1971 (46 anos)
Tipo de instituição Unidade de ensino, pesquisa e extensão
Localização São Carlos, SPBrasil
Campus Campus 1 da USP São Carlos
Site www.icmc.usp.br

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo ou ICMC ou ICMC-USP é um dos institutos pertencentes à USP (Universidade de São Paulo), localizado no campus da cidade de São Carlos, no estado de São Paulo. O instituto ocupa uma área de 21,5 mil m² e possui aproximadamente 2 mil alunos divididos em oito cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação, além de contar com um quadro formado por cerca de 150 docentes e 120 funcionários técnico-administrativos.

Hoje, o ICMC é considerado um dos mais importantes centros de formação nas áreas de matemática, matemática aplicada, computação e estatística. As pesquisas nessas áreas são reconhecidas mundialmente através das publicações em periódicos especializados e da participação de seus membros em eventos científicos e projetos de cooperação com instituições estrangeiras. Os grupos de pesquisa recebem apoio de agências de fomento brasileiras, bem como de instituições internacionais

História[editar | editar código-fonte]

O ICMC originou-se como Departamento de Matemática da EESC (Escola de Engenharia de São Carlos), fundado em 1953 por renomados matemáticos italianos e outros competentes professores brasileiros. Em 1971 era criado o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, constituindo-se dos Departamentos de Matemática e de Ciência de Computação e Estatística, então desvinculados da EESC.

A partir de 20 de março de 1998, de acordo com decisão da Congregação do então ICMSC e deliberação do Conselho Universitário da USP, a mudança do nome desta unidade do Campus de São Carlos se efetivou, para: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC.

Recentemente, foram criados os Departamentos de Matemática Aplicada e Estatística e de Sistemas de Computação, sendo o Departamento de Ciência de Computação e Estatística renomeado para Departamento de Ciência de Computação.

O diretor atual da unidade é Alexandre Nolasco de Carvalho, e a vice-diretora é Maria Cristina Ferreira de Oliveira.

Ensino[editar | editar código-fonte]

No ICMC são ministrados 8 cursos de graduação e 5 programas de pós-graduação:

Cursos de graduação[editar | editar código-fonte]

(*) Cursos inter-unidades

Programas de pós-graduação[editar | editar código-fonte]

  • Mestrado e Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional (Conceito CAPES: 6)
  • Mestrado e Doutorado em Matemática (Conceito CAPES: 7)
  • Mestrado e Doutorado Estatística (em parceria com a Universidade Federal de São Carlos)
  • Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
  • Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria

Centros[editar | editar código-fonte]

  • CCSL - Centro de Competências de Software Livre
  • CeMEAI - Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria

Departamentos[editar | editar código-fonte]

O ICMC se divide em Departamentos, as menores divisões administrativas admitidas na Universidade de São Paulo:

  • SCC - Departamento de Ciência de Computação
  • SSC - Departamento de Sistemas de Computação
  • SMA - Departamento de Matemática
  • SME - Departamento de Matemática Aplicada e Estatística

Empresa Júnior[editar | editar código-fonte]

A ICMC Júnior é a empresa júnior do instituto. Fundada em 1992, presta serviços na área da computação, desde desenvolvimento de websites à sistemas de gerenciamento de empresas. É composta por alunos de todos os departamentos, formando 8 diretorias: Presidência, Conselho Administrativo, Eventos, Marketing, Projetos, Qualidade, Recursos Humanos e Responsabilidade Social. No ano de 2012 foi eleita uma das 20 melhores empresas juniores do país, segundo o SMD BJ. É responsável por um grande crescimento pessoal e profissional daqueles que dela participam. Os processos seletivos se dão no início de cada semestre letivo.

PET Computação[editar | editar código-fonte]

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal. O PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

Na USP São Carlos, há 2 grupos PET, um deles é o PET-Computação USP São Carlos[1], iniciado em 1995 e vinculado ao curso de Bacharelado em Ciências de Computação. Dentre as principais atividades desse grupo (em 2013) estão a organização da Semana da Computação - Semcomp em conjunto com outros grupos de alunos do ICMC; projetos de divulgação científica e extensão universitária como o Codifique, que ensina computação e programação a alunos de ensino fundamental e médio; projetos de melhoria ensino de graduação dentro do ICMC; oficinas técnicas e cursos de extensão principalmente incentivando o uso de software livre; projetos de pesquisa em conjunto com outros grupos PET; apoio a atividades sociais como o Ação Comunitária em São Carlos.

Internacionalização do ICMC[editar | editar código-fonte]

A partir de 2010, com a criação da Comissão de Relações Internacionais (CRInt no ICMC) do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, o Instituto passou a receber inúmeras delegações de intercâmbio, professores visitantes, pós-graduandos e pós-doutorandos.[1][2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]