Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.


Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
FOUSP
Lema IN ORE ORITUR SANITAS
Universidade Universidade de São Paulo
Fundação 1900
Nomes anteriores Escola de Pharmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo (1902-1934)
Faculdade de Farmácia e Odontologia(1934-1962)[1]
Tipo de instituição pública
Professores 154
Diretor Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge
Vice-diretor Prof. Dr. Giorgio de Micheli
Localização São Paulo, SP Brasil
Campus Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira
Site www.fo.usp.br

A Faculdade de Odontologia da USP é uma unidade da Universidade de São Paulo, localizada na cidade de São Paulo - SP. A FOUSP surgiu do desmembramento da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo em duas unidades distintas.

A

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Os sete departamentos da FOUSP são os seguintes:[2]

ODB - Departamento de Biomateriais e Biologia Oral

ODC - Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais

ODD - Departamento de Dentistica

ODE - Departamento de Estomatologia

ODO - Departamento de Ortodontia e Odontopediatria

ODP - Departamento de Prótese

ODS - Departamento de Odontologia Social

Órgãos Estudantis[editar | editar código-fonte]

Associação Atlética Acadêmica XXV de Janeiro[editar | editar código-fonte]

A Associação Atlética Acadêmica XXV de Janeiro (A.A.A. XXV de Janeiro) é uma agremiação esportiva estudantil da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

É uma das instituições pioneiras no esporte universitário, tendo sido uma das fundadoras da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), em 1934.

Nos anos 60 ela abrangia as faculdades de Odontologia e Farmácia, sendo separada quando as faculdades também foram.

A Atlética participa da mais importante competição esportiva da USP, o InterUSP [3], bem como da InterOdonto, na qual possui grande hegemonia sendo vencedora de 14 das 19 competições realizadas.

Além destas competições, disputou também a LAAUSP e a Federação Universitária Paulista de Esportes e participou do JUP, JUSP, Copa USP, Jogos da Liga (USP) e BichUSP.

Centro Acadêmico XXV de Janeiro[editar | editar código-fonte]

O Centro Acadêmico XXV de Janeiro foi um dos primeiros centros acadêmicos paulista, cuja fundação ocorreu em 28 de Novembro de 1934. Foi criado para substituir o Centro Acadêmico Fármaco-Odontológico após a incorporação da Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo pela Universidade de São Paulo.

Durante muitos anos, a sede do centro foi na Rua Três Rios no bairro do Bom Retiro. O nome XXV de Janeiro foi aprovado por votação em Assembléia Geral entre os acadêmicos para homenagear o dia da instituição da Universidade de São Paulo em 25 de Janeiro de 1934.

O primeiro estatuto foi aprovado em 28 de maio de 1935 em uma reunião geral, na qual também foi eleito o primeiro presidente do C.A. Charles Shalders Coachman. Este, entretanto, não foi empossado, pois alegando motivos de força maior, renunciou ao cargo. Assumiu então o vice-presidente Silva Mattos.

Em 25 de março de 1936 o cargo foi definitivamente preenchido por Tullio Celso de Moura Rangel, presidente eleito. Este iniciou intercâmbio com os demais C.A.s, iniciou os registros dos estatutos e inscrição na FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), realizou também a primeira “vesperal dançante” para os calouros.

A gestão 38/39 finalizou os registros de estatutos do CA no cartório de títulos e ofícios tornando assim o C.A. XXV de Janeiro, para fins de direito, pessoa jurídica. O estatuto do C.A. prevê eleições diretas, podendo se candidatar chapas com no mínimo 9 integrantes, estes ocupam as diretorias do centro acadêmico além do presidente e vice-presidente.

Em 1962, quando à frente da presidência do Centro estava Moacyr da Silva, ocorre a separação dos cursos de Farmácia e Odontologia, com a conseqüente separação do C.A. Após inúmeras reuniões, foi deliberado que o nome XXV de Janeiro permaneceria com a Odontologia e o Centro Acadêmico da Farmácia se tornaria Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica.

Durante o período da ditadura militar, os centros acadêmicos perderam sua legitimidade, sendo substituídos pelos diretórios acadêmicos que não tinham a mesma autonomia. Esta foi uma forma encontrada para diminuir a força política dos alunos e facilitar sua fiscalização.

Apesar de sua existência ser proibida, o C.A. XXV de Janeiro continuou existindo, porém sem registros oficiais, mas mantendo sua estrutura e as eleições para os alunos que se aventuravam a lutar politicamente por sua profissão e ideais.

Após o período da ditadura o Centro Acadêmico retornou de forma legítima e passou a coexistir com o Diretório Acadêmico, com a mudança nos regimentos internos os vínculos entre universidade e diretório foram praticamente anulados e os diretórios foram incorporados pelos centros acadêmicos.

Muitas chapas deram continuidade aos trabalhos do C.A. e foram incrementando novas metas e novas conquistas, como o Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia (CUBO) [4] que foi formado a partir da Jornada Acadêmica de Odontologia ou SOUP que foi fundada em meados dos anos 60/70. Deste encontro surgiu o CUBO que logo despontou como um dos mais reconhecidos e renomados congressos organizados por alunos de graduação.

Outra inovação proposta foi o “JAR”, Jornal Alta Rotação [5], com circulação interna na FOUSP, é um canal de comunicação de alunos, funcionários e professores. Além do jornal, em 1998 foi criado a Liga de Neoplasia Bucal e em 2004 a Liga de Cirurgia Oral e Maxilo Facial

Ligas[editar | editar código-fonte]

LAE - Liga Acadêmica de Endodontia[6]

LID - Liga Interdisciplinar de Dor Orofacial [7]

LIESTO - Liga Interdisciplinar de Estética em Odontologia [8]

LII - Liga Interdisciplinar de Implantodontia [9]

LICOMF - Liga de Cirurgia Oral e Maxilofacial [10]

LIMB - Liga Interdisciplinar das Neoplasias Bucais [11]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Apresentação, missão e visão». Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Consultado em 15 de Outubro de 2014 
  2. «Departamentos – Faculdade de Odontologia». FO – Faculdade de Odontologia. Consultado em 19 de julho de 2017 
  3. «INTERUSP». www.facebook.com. Consultado em 18 de julho de 2017 
  4. «41º CUBO USP». www.cubousp.com.br. Consultado em 18 de julho de 2017 
  5. «jornalaltarotacao». jornalaltarotacao. Consultado em 18 de julho de 2017 
  6. «FOUSP - Liga Acadêmica de Endodontia». FO – Faculdade de Odontologia. Consultado em 18 de julho de 2017 
  7. «FO – Faculdade de Odontologia». FO – Faculdade de Odontologia. Consultado em 18 de julho de 2017 
  8. «FO – Faculdade de Odontologia». FO – Faculdade de Odontologia. Consultado em 18 de julho de 2017 
  9. «FO – Faculdade de Odontologia». FO – Faculdade de Odontologia. Consultado em 18 de julho de 2017 
  10. «FO – Faculdade de Odontologia». FO – Faculdade de Odontologia. Consultado em 18 de julho de 2017 
  11. «FO – Faculdade de Odontologia». FO – Faculdade de Odontologia. Consultado em 18 de julho de 2017