Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto de Química de São Carlos
da Universidade de São Paulo
IQSC
275px
Universidade Universidade de São Paulo
Fundação 1994 (23 anos)
Tipo de instituição Unidade de ensino, pesquisa e extensão
Localização São Carlos, SP Brasil
Campus Campus 1 São Carlos
Site www.iqsc.usp.br

O Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo ou (IQSC) é uma unidade da Universidade de São Paulo, localizada na cidade de São Carlos.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) foi fundada em 1953, possuindo um Departamento de Física. Em 1971, com o advento da reforma universitária, desdobrou-se o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) foi criado em 1994, com a separação do antigo IFQSC[1]. Desta forma, surgiu também o IFSC - Instituto de Física de São Carlos.

Cursos[editar | editar código-fonte]

O IQSC é formado por dois departamentos: DFQ - Departamento de Físico-Química e DQFM - Departamento de Física e Química Molecular. O IQSC oferece 2 cursos de graduação - Bacharelado em Química e Licencitura em Ciências Exatas (interunidades) - e 1 programa de pós-graduação em Química (Capes - nota 7) com 3 áreas de concentração - Físico-Química, Química Analítica e Inorgânica e Química Orgânica e Biológica.

Cursos de graduação[editar | editar código-fonte]

O curso tem a duração de 4 anos em período integral (manhã e tarde). Durante o curso o aluno faz a opção pela Química Fundamental, voltada para a área acadêmica, ou pela Química Tecnológica, voltada para indústrias e pesquisas aplicadas. Na opção tecnológica existem as ênfases em Alimentos, Ambiental, Materiais ou Gestão da Qualidade.
Relação candidato/vaga nos últimos 3 anos: (2010: 5,53), (2009: 7,18) e (2008: 7,23).

Em 2016, o curso de Bacharelado em Química recebeu 5 estrelas na avaliação de cursos superiores da revista Guia do Estudante da editora Abril. O selo pode ser visto neste link.

O curso tem a duração de 4 anos em período noturno e o aluno deve optar pela habilitação em Matemática, Física ou Química.
Relação candidato/vaga nos últimos 3 anos: (2010: 3,16), (2009: 3,72) e (2008: 2,76).
-
O ingresso em ambos os cursos se faz pela Fuvest.

Departamentos[editar | editar código-fonte]

  • Físico-Química
  • Química e Física Molecular

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. IQSC - Histórico e atuação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]