Vipassana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vipassanā (Pāli) ou vipaśyanā (em sânscrito: विपश्यना; em chinês: guān; em tibetano: ལྷག་མཐོང་, lhaktong; Wyl. lhag mthong) na tradição Budista significa insight na natureza da realidade, esta marcada pelas três características da existência.[1][2]

A dualidade samatha/vipassana é normalmente usada para discernir dois aspectos da meditação budista, respectivamente concentração-tranquilidade e investigação.

Vipassana também pode ser usado para referenciar as escolas Theravada de meditação que adotam esse aspecto como predominante na prática budista, como por exemplo, Mahasi Sayadaw e S. N. Goenka.

Origens[editar | editar código-fonte]

O termo é referenciado no Canon Pali algumas vezes, normalmente em associação com samatha:

A doutrina de ênfase maior em Vipassana teria surgido posteriormente no desenvolvimento inicial do budismo. No Sutta Pitaka o termo é visivelmente mais escasso que o termo Jhana, frequentemente usado para referir-se a meditação.[4] O Canon Pali nao possui nenhum registro de vipassana como uma pratica em especial, a palavra teria somente conotação de insight/entendimento de uma maneira geral, e posteriormente sido apropriada por diferentes pensadores e escolas de meditação.

A ênfase do insight era uma característica de escola Sthaviravāda, uma das escolas iniciais e que posteriormente deu origem à escola Theravada.

Meditação[editar | editar código-fonte]

Vipassana pode ser desenvolvido de várias maneiras, através de contemplações, introspecção, observação de sensações, observação analítica etc. Sempre tendo como meta o insight. As práticas podem variar entre as escolas e professores sendo, por exemplo, uma variante comum o grau de concentração necessário, que pode variar entre atenção simples (bare attention) à prática dos Jhanas.

Está presente tanto no Theravada quanto no Mahayana, embora o termo seja mais associado com o Theravada enquanto no Mahayana este aspecto está embutido em práticas como o Zazen e o Dzogchen.

Modernidade[editar | editar código-fonte]

Houve popularização crescente de meditações Vipassana nas últimas décadas. Alguns métodos em destaque são:

Mahasi Sayadaw[editar | editar código-fonte]

Popularizado pelo monge Birmanês Mahasi Sayadaw, coloca ênfase na concentração no momento presente e observação dos fenômenos.[5] Há ênfase na prática de retiros intensos e longos.

S.N. Goenka[editar | editar código-fonte]

Popularizado por S. N. Goenka, na linhagem de Sayagyi U Ba Khin e Ledi Sayadaw. Os centros fundados por Goenka se espalharam amplamente pelo mundo[6]. A técnica tem como base anapanasati (meditação na respiração) e observação das sensações do corpo.

Pa Auk Sayadaw.[editar | editar código-fonte]

Baseado no Visuddhimagga, o método de Pa Auk promove o desenvolvimento dos quatro Jhanas. O insight vem através da observação dos quatro elementos (terra, água, fogo e ar) através das sensações de solidez, fluidez, calor e movimento.

Tradição Tailandesa das florestas[editar | editar código-fonte]

Uma tradição monástica que influenciou amplamente o movimento moderno de meditação. Possui ênfase no uso de Kammathanas, sem uma técnica específica rígida. Propõe um balanço equilibrado entre samatha e vipassana, onde "Sabedoria desenvolve Samadhi e Samadhi desenvolve Sabedoria"[7]. Um dos mais proeminentes professores deste estilo foi Ajahn Chah.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Henepola Gunaratana, Mindfulness in plain English, Wisdom Publications, pg 21.
  2. http://casadedharmaorg.org/quem-somos/o-que-e-vipassana/ Casa de Dharma grupo de meditação em São Paulo
  3. http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXLIII.2.php
  4. http://santifm.org/santipada/wp-content/uploads/2012/08/A_History_of_Mindfulness_Bhikkhu_Sujato.pdf A History of Mindfulness - Bhikkhu Sujato
  5. http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/satipatthana_vipassana.php Satipatthana Vipassana Insight através da Atenção Plena Por Venerável Mahasi Sayadaw
  6. https://www.dhamma.org/pt/index site oficial dos centros vipassana na tradição Goenka
  7. http://www.forestdhamma.org/ebooks/portuguese/pdf/Wisdom_Develops_Samadhi-portuguese.pdf Sabedoria desenvolve Samadhi - Acarya Maha Bua