Wheels on Meals

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Kuai Can Che
Wheels on Meals (IN)
Detonando em Barcelona (BR)
 Hong Kong
1984 •  cor •  104 min 
Direção Sammo Hung
Produção Raymond Chow
Elenco Jackie Chan
Sammo Hung
Yuen Biao
Lola Forner
Género Comédia e artes marciais
Música Chris Barbida
Tang Siu-lan
Cinematografia Arthur Wong
Cheung Yiu-tso
Francisco Riba
Distribuição Golden Harvest
Idioma cantonês

Wheels on Meals (em inglês) / Kuai Can Che (em cantonês), lançado no Brasil com o título Detonando em Barcelona, é um filme de comédia e artes marciais produzido em Hong Kong em 1984. Foi dirigido por Sammo Hung e estrelado por Jackie Chan, Sammo Hung e Yuen Biao.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Thomas (Jackie Chan) e David (Yuen Biao) possuem um food truck que vende comida nas ruas de Barcelona. Numa noite, enquanto trabalhavam, uma batedora de carteiras se esconde no food truck para escapar da polícia. A batedora é Sylvia (Lola Forner), a filha da namorada do pai de David. Mais tarde, Thomas e David descobrem que Sylvia é a herdeira de uma fortuna, e que ela está sendo perseguida por seu tio, pois, se Sylvia não se apresentar a tempo para reivindicar a herança, ela passará para o tio.

Sylvia é, então, raptada pelo tio. Thomas e David se juntam a Moby (Sammo Hung), um detetive particular que havia sido contratado pelo mordomo do falecido pai de Sylvia para localizá-la, no intuito de salvar Sylvia, que está presa em um castelo. Após os três lutarem com e vencerem os capangas do tio de Sylvia (Benny Urquidez e Keith Vitali), Sylvia toma posse de sua herança e, por diversão, decide trabalhar durante o verão com Thomas e David no food truck.[1][2][3]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Wheels on meals, traduzido literalmente do inglês, significa "rodas sobre refeições". O título mais apropriado à história do filme seria o inverso, "Meals on Wheels" ("Refeições sobre Rodas"), numa alusão ao food truck de Thomas e David, porém os executivos da produtora Golden Harvest acharam melhor trocar a ordem das palavras do título, porque os filmes anteriores da produtora (Megaforce e Ménage a trois), que começavam também com "m", haviam sido fracassos de bilheteria, e a produtora, por pura superstição, quis evitar um novo fracasso com um novo filme que começasse com "m".

Referências