Wikipédia:Esplanada/propostas/Código de conduta para usuários com permissões avançadas de software ou editores experientes (16fev2017)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Código de conduta para usuários com permissões avançadas de software ou editores experientes (16fev2017)

Com o propósito de tratar apropriadamente os problemas que temos enfrentado há vários meses, elaborei a seguinte proposta, denominada: "Código de conduta para usuários com permissões avançadas de software ou editores experientes", especialmente voltada às ocorrências mais graves e sem solução prevista pelas políticas em vigor:

São considerados usuários com permissões avançadas aqueles incluídos nos seguintes grupos locais: eliminador, editor de interface, administrador, burocrata, checkuser e oversighter.

A presente política estabelece um código de conduta voltado a esses usuários, bem como a editores de reconhecida experiência na Wikipédia, com pelo menos um ano de registro e 2.000 edições no domínio principal. A quebra desse código de conduta pode resultar na remoção dos usuários do(s) respectivo(s) grupo(s), além de suscitar outras ações disciplinares cabíveis, descritas na última seção.

Segue, abaixo, a relação das violações mais graves que merecem atenção especial da comunidade, e que não são abrangidas por outras políticas.

Violações previstas[editar código-fonte]

Guerra administrativa

Provocar um guerra administrativa, ao desfazer a reversão de outro usuário com estatuto equivalente ou superior, sem razoabilidade, esquivando-se ao diálogo, ou claramente em confronto com as políticas e recomendações pertinentes ao tema.

Assédio contumaz

Envidar esforços para descredibilizar, sem comprovação e de modo sistemático, as opiniões de determinado usuário, posicionando-se sempre no limiar das normas de conduta (ou excedendo-as) ao fazê-lo, em ação persecutória.

A interpretação distorcida das políticas e recomendações, em detrimento do "espírito da lei", como instrumento para assediar colaboradores, mesmo que de maneira subliminar, pode ser ser tomada como um agravante para o caso, além de uma falha ética grave a ser apurada.

Incorporação de problemas externos à Wikipédia

Trazer conflitos e problemas externos ao site para o âmago da Wikipédia, provocando a deterioração da qualidade das discussões e do ambiente de trabalho colaborativo.

Usuários experientes ou com ferramentas administrativas devem fazer a sua parte para amainar as animosidades, e não agregar novos conflitos ao meio e fomentar a crise.

Canvassing (solicitação indevida)

Utilizar canais privados ou externos à Wikipédia para recrutar editores e mobilizá-los sub-repticiamente, visando influenciar o resultado de votações, discussões ou propostas de seu interesse pessoal, seja em próprio benefício ou de terceiros.

Podem ser aceitos como provas os registros da comunicação privada, tais como e-mails ou histórico da conversação em comunicadores instantâneos, desde que não publicizados na Wikipédia:

  • Apenas para a comprovação de autenticidade, os registros poderão ser encaminhados aos usuários com permissão para acessar informações privadas, como, por exemplo, os verificadores ou stewards (na ausência dos primeiros).
  • A validação da denúncia estará sujeita à análise das informações recebidas, levando-se em consideração o contexto da ocorrência e os fatos relativos aos envolvidos.

A comunidade também poderá tomar como prova uma denúncia pública (on-wiki) de tentativa de aliciamento, na ocasião em que o suposto aliciador providencialmente não se manifesta, ou não é capaz de refutar as acusações.

  • É mister enfatizar, mais uma vez, que dados privados não podem ser transcritos nas páginas do site.

Por outro lado, uma falsa denúncia, engendrada de má-fé, será igualmente considerada uma violação desta política, estando o seu autor sujeito às mesmas sanções.

As medidas gerais previstas no início da próxima seção deverão incidir sobre o autor do aliciamento, e não sobre os aliciados - a menos que também estejam envolvidos por via direta no recrutamento de outros editores.

Publicação de dados privados nas páginas da Wikipédia

Inserir, em qualquer página da Wikipédia, informações privadas que não tenham sido tornadas públicas pelo próprio indivíduo, nem estejam disponíveis em páginas de acesso irrestrito, com ou sem o uso de ferramentas administrativas.

Medidas disciplinares[editar código-fonte]

Os usuários que incorrerem em quaisquer das violações descritas pela presente política estarão sujeitos tanto a bloqueio quanto a remoção de todos os seus estatutos. Essas decisões deverão ser tomadas a contento através de uma discussão de bloqueio, e por meio dos pedidos para remoção dos estatutos.

No que tange às solicitações indevidas, os votos do(s) aliciador(es) e do(s) aliciado(s) deverão ser anulados de chofre no contexto de uma votação, se confirmada a alegação. Uma anotação também poderá ser providenciada nas páginas de discussão e tentativas de consenso. O aliciador também ficará impedido de participar de votações e decisões na Wikipédia pelo período de seis meses, a contar da ciência do fato pela comunidade.

A inclusão de informações privadas nas páginas do site poderá ser punida independentemente de uma discussão prévia de bloqueio, embora não exclua a possibilidade de recurso ao processo.

Essas medidas são direcionadas principalmente aos usuários com permissões avançadas de software ou editores experientes, em virtude de as violações imbuírem-se de maior gravidade ao serem praticadas por ambos. No entanto, também podem ser estendidas aos demais membros da comunidade, pois a manutenção de um ambiente colaborativo saudável e harmônico é responsabilidade de todos os wikipedistas.

A proposta, se aprovada como política oficial, deverá ser incluída nas seguintes páginas, nos critérios para remoção (ou não-atribuição) do estatuto: Wikipédia:Política de administradores, Wikipédia:Política de burocratas, Wikipédia:Política de eliminadores, Wikipédia:Política de editores de interface, Wikipédia:CheckUser e Wikipédia:Oversight.

Também deverá ser incluída à Política de bloqueio, em cláusula própria, com tempo máximo de bloqueio indeterminado (os bloqueios são aplicados através de uma discussão de bloqueio, conforme proposta).

Atenciosamente, RadiX 10h49min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Concordo com a proposta. Só não gostei muito da subjetividade que ficou em "A presente política estabelece um código de conduta voltado a esses usuários, bem como a editores de reconhecida experiência na Wikipédia" e em "No entanto, também podem ser estendidas aos demais membros da comunidade". Preferiria que se restringisse somente aos grupos citados na política, afim de evitar possíveis problemas decorrentes dessa subjetividade. Todavia, se mantiverem o texto do jeito que está eu não me oporei. !Silent (discussão) 11h47min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

@!Silent: Obrigado por participar. Poderíamos substituir o grifo por um critério objetivo, como usuários com número determinado de edições e/ou tempo de registro. Por exemplo: 2.000 edições no domínio principal e um ano de registro (critério para pedidos de administração). RadiX 11h51min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
@RadiX Ficaria melhor, mais objetivo e sem eventuais problemas sobre o que considerar como "editores de reconhecida experiência na Wikipédia". !Silent (discussão) 11h55min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
Feito. RadiX 12h13min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Concordo, mas infelizmente penso que será muito difícil aprovar uma regra assim sem uma discussão detalhada sobre cada ponto. Este texto está misturando problemas distintos (todas relacionados a conduta) que já tiveram um grande histórico de discussão (como a solicitação). Para a devida aprovação, sugiro que se separe seções de discussão para cada "trecho" e chegamos a consensos individuais sobre a redação. Da forma que está a oposição a um dos temas citados pode comprometer toda a discussão. Chico Venancio (discussão) 12h07min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

@Chicocvenancio: Acredito também que será bastante difícil alguém se opor a alguns dos pontos, defender uma imoralidade como solicitação ou assédio, ou mesmo a publicação de dados privados. Em todo o caso, vamos seguir com a discussão, e fazer os ajustes necessários que forem propostos. Obrigado! RadiX 12h13min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
Não tenho tanta certeza que essa comunidade se modificou tanto. Já tivemos ampla discussão sobre solicitação e uma votação falhou. Chico Venancio (discussão) 12h20min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
Como o Chococvenancio, julgo problemático tentar aprovar um rol de coisas, que inclui items que foram discutidos por diversas vezes como solicitação indevida e evidências offwiki, sem consenso. Como digo há anos, a página WP:NC precisa de reforma. Apenas isso resolveria muitos problemas. GoEThe (discussão) 12h21min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
(ce) Inclusive o ano passado propus que WP:Civilidade passasse a recomendação, quase sem participação. GoEThe (discussão) 12h25min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
Acho que isto não deveria impedir o avanço da proposta, nem que seja necessário aprovar cada um dos itens em separado. Vamos olhar para frente, e não para o passado. Muitas propostas falharam pois tinham redação falha, não tiveram divulgação adequada, ou eram complexas demais, com textos extensos demais etc. Esta proposta é simples e objetiva, e vai direto ao ponto, sem enrolação. RadiX 12h28min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Concordo plenamente. Não apenas pela minha experiência na situação (tanto aqui, quando eu consegui fazer o Efeld ser banido e ser alvo de uma conturbada DB em 2011, quanto na Wikia, onde vivenciei diversos conflitos ideológicos por decisão de regras ou desnomeações) serve pra evitar novas briguinhas, coações como no Esquema Quintinense e será um balde de água fria em usuários com temperamentos mais precipitados cujas discussões não acrescentam em nada a uma enciclopédia. A maioria desses conflitos que estão acontecendo hoje partiram de erros primários de editores experientes, que poderiam ter evitado tudo isso com o mínimo de bom senso. Mas ao invés de fazerem o procedimento correto (consenso), trouxeram conflitos externos para cá e se alfinetaram por meio de DBs, PBs e não duvido nada que o próximo passo será a criação de diversos pedidos de desnomeação em série. É tudo questão de bom senso. Essa regulamentação serve para evitar novos efeitos dominó assim como o que estamos vendo, uma pena que tenhamos que fazer isso para controlar esse tipo de situação, e uma pena que isso tudo tenha sido gerado por editores experientes e com ótima reputação na Wikipédia. Armagedon2000 msg 12h23min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Concordo com a proposta no geral, e acho útil a divisão em partes tanto para o consenso, como para uma eventual votação, como proposto pelo Chico e pelo Goethe. Assim, só irá a votação aquilo que não se puder resolver por consenso nesta discussão Também concordo com a alteração sugerida pelo !Silent, naquele caso que ele apontou parece-me que havia realmente vantagem em se ser objectivo, e não deixar um conceito vago de "editor experiente" no ar.-- Darwin Ahoy! 12h57min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Discordo Não percebi o propósito da proposta. Qual a lógica de existir um "código de conduta" específico para editores com estatutos ou editores muito experientes? As normas de conduta não são universais e aplicáveis a todos os editores? Uma coisa é ser mais tolerante e compreensivo com os novatos. Outra é ter regras de conduta diferentes conforme a antiguidade. Isso não existe em lado nenhum. De resto, a proposta apenas repete algumas banalidades de regras universais já existentes, com a diferença de as tornar ainda mais subjetivas e sujeitas a interpretações distorcidas. A grande novidade parece ser uma tentativa subtil da proibição de solicitação, o que já foi sucessivamente rejeitado pela comunidade. No entanto, o texto proposto é de tal forma amplo, vago e subjetivo que praticamente qualquer contacto entre dois editores pode ser interpretado e punido como "solicitação" e com bloqueio até seis meses. Isto é um absurdo completo.

Isto não é nenhum "código de conduta". Esse título é apenas um branqueamento da realidade para que as pessoas sejam mais receptivas a aprovar arbitrariedades por associação com coisas positivas. Na realidade, o texto é um conjunto de afirmações vagas e obtusas que abrem o campo a bloqueios totalmente arbitrários e subjetivos. Está escrita de tal forma que qualquer coisa pode ser interpretada por meia dúzia de pessoas como "violação de normas de conduta". Quintal 13h32min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Discordo também não vejo motivo para criar uma regulamentação diferenciada. isso começa a criar uma diferenciação indesejável entre os usuários, e daqui a pouco as miudezas se multiplicam. reconheço a boa intenção da proposta, mas para mim isso apenas vai aumentar a burocracia e criar confusão. as normas de conduta são para todos. Tetraktys (discussão) 14h17min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Discordo da existência de regras diferentes para qualquer grupo de editores. No mais, incluir, nesta proposta, a proibição de solicitações é um tanto quanto polêmico, no mínimo. A comunidade já debateu este assunto e sempre chegou a conclusão de que é difícil provar essas ocorrências, bem como punir adequadamente. Segundo, discordo fortemente de se encaminhar a stewards problemas internos da Wikipédia em Português, independente de se ter ou não verificadores locais. Os stewards, os quais a maioria não possui conhecimento em português, mais atrapalhariam do que ajudariam. Enfim, essa proposta não atacaria ou sequer inibiria os diversos grupos externos que fazem ações coordenadas por um simples motivo: quem faz parte destes grupos mantém-se em silêncio, sempre. Punir quem tenta combatê-los seria injusto. Érico (fale) 15h14min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Comentário Esta parte é particularmente grotesca: Citação: A comunidade também poderá tomar como prova uma denúncia pública (on-wiki) de tentativa de aliciamento, na ocasião em que o suposto aliciador providencialmente não se manifesta, ou não é capaz de refutar as acusações. Dito por outras palavras: qualquer um pode inventar que foi solicitado e depois a vítima é que tem que "provar" que não solicitou, caso contrário é bloqueada seis meses (!). Como é que se prova que uma coisa não aconteceu? Espetacular inversão dos mais básicos conceitos de direito e justiça. Estas "regras" parecem copiadas das normas de conduta da Coreia do Norte. Quintal 15h30min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

  1. Argumentar que a comunidade debateu extensivamente o tema e o refutou não é verídico. A única discussão expressiva ocorreu há cinco anos, com a proposição de um texto extenso, inespecífico, e numa época em que não tínhamos os problemas atuais. Cinco anos. É plenamente concebível reavaliar os problemas e ajustar a documentação após tamanho lapso temporal. A comunidade de hoje não é mais a mesma que ali estava representada; os desafios e as perspectivas são outros.
  2. Um código de conduta mais rígido a editores detentores de estatutos advém da responsabilidade inerente a essas funções, e das consequências dos atos praticados por quem os detém. Um novato que ainda está conhecendo as regras não pode ser cobrado na mesma medida que aqueles que não só as conhecem, mas devem zelar pelo seu cumprimento!
  3. A política será discutida e votada (se necessário) em tópicos, razão pela qual a proposta foi fatiada em cinco itens principais - para que discordâncias pontuais com uma norma não interfiram em outra.
  4. O ônus da prova sobre a solicitação não está invertido! Isto não procede. Primeiro, os verificadores precisariam avaliar se as provas são verdadeiras. Segundo, se o material apresentado for verdadeiro, a comunidade deverá decidir, através de um pedido de remoção ou discussão de bloqueio, se realmente a denúncia pode ser rotulada como canvassing. Só então, com um resultado conclusivo, o aliciador poderia ser removido dos seus grupos de usuário e impedido de participar de discussões e votações pelo período de seis meses. Terceiro: se a denúncia for considerada falsa, quem sofrerá as consequências previstas é o acusador.
  5. Todos os pontos da proposta podem ser ajustados e aprimorados de acordo com as sugestões recebidas, e críticas construtivas. RadiX 16h14min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
A votação sobre solicitação foi precedida por várias discussões. Mesmo que essa tenha sido a última votação, de lá para cá mudou alguma coisa? As vantagens e desvantagens apontadas nessa data são exatamente as mesmas que agora. A comunidade rejeitou por ser impossível controlar solicitação offwiki, o que só beneficiaria grupos ocultos. O que mudou? Nada. Pelo contrário, agora a solicitação até é institucionalizada com o uso do mass message para as eleições.
Todos os pontos são escritos de forma vaga e permitem os mais diversos abusos de interpretação, passando a ser possível bloquear por praticamente tudo. Afirmar que é "possível fatiar a discussão" não quer dizer rigorosamente nada. Quintal 16h40min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
a necessidade de sermos tolerantes com os novatos já está prevista em nossas recomendações, vide Wikipédia:Não morda os novatos e Wikipédia:Presumir a boa-fé, e está implícita em Wikipédia:Civilidade ("Esta política descreve os padrões de comportamento esperado de usuários quando interagem, e modos apropriados de lidar com problemas que possam surgir"), Wikipédia:Subversão do sistema ("Em cada caso, a vontade clara e o conhecimento das próprias ações são importantes. O mau uso das políticas, recomendações ou práticas, se baseados num erro genuíno, não constituem subversão do sistema"), Wikipédia:Comportamento desestabilizador ("Um usuário poderá ter ou não ter conhecimento das regras que regem a Wikipedia. Se não o tiver, há sempre que tentar fazer ver a esse usuário porque o seu comportamento é censurável") e em outras recomendações e ensaios. por que seria necessário nos alongarmos sobre isso deixando a situação mais complexa e não mais clara e simples? sobre o canvassing, penso que é inútil pretendermos qualquer regulação efetiva. em casos de haver debates importantes, não vejo mal nenhum em chamar pessoas para participar, e como o Quintal lembrou, hoje isso está institucionalizado, mas nos casos em que há intenção disruptiva, muito dificilmente os envolvidos dariam as caras a tapa espontaneamente. como se poderia provar qualquer coisa? Tetraktys (discussão) 09h09min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

@Antero de Quintal: Não distorça as coisas. O envio de mensagens em massa só por si não é nem nunca foi solicitação. Solicitação só ocorre quando os destinatários dessas mensagens são pré-escolhidos de forma a viciar o resultado da votação ou debate, e é disso que se está a falar aqui.-- Darwin Ahoy! 12h05min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Solicitação é solicitar a participação, que é o que as mensagens em massa fazem. O que está a descrever é troca de favores. Já se chegou à conclusão que isso é impossível de controlar, ainda para mais com o facebook e outras redes sociais. Quintal 14h56min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
A proposta é sobre "Canvassing (solicitação indevida)". Está lá, a negrito. E não está em causa se é fácil ou não controlar isso, está em causa que é perfeitamente possível denunciar essa situação, bastando que quem é solicitado ou tem conhecimento e prova dessas solicitações, faça a denúncia, tal qual está explícito naquele texto. Você não concorda que isso é possível?-- Darwin Ahoy! 15h47min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
Não, não acho que seja minimamente possível controlar todas as trocas de favores que são feitas às escondidas no facebook ou por email e a comunidade também não achou. Por isso é que rejeitou a proposta. Usar punições estapafúrdias (seis meses?) em um ou outro caso, enquanto a esmagadora maioria dos casos fica impune e nem sequer vem a público não é nenhuma "justiça". É apenas retaliação e criação de uma injustiça grotesca. O problema das trocas de favores resolve-se combatendo a raiz do problema: o excesso de recurso às votações na pt.wiki. As solicitações por via do mass message também garantem que eventuais trocas de favores e concluios offwiki são diluídos no total de votos. Quintal 16h07min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
Favor não desviar o assunto, "troca de favores" não é o mesmo que "Canvassing (solicitação indevida)". Por favor, atenha-se ao que estamos discutindo aqui.-- Darwin Ahoy! 16h34min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]
Leve lá a bicicleta... Quintal 16h35min de 17 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]