Wikipédia:Esplanada/propostas/Socks não devem ter o direito de abrir PEs (12out2017)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Administradores (especialmente verificadores) sabem muito bem que existem ataques vindos da molecada que foi banida. O que vim dizer aqui é algo que deveria ser óbvio: sockpuppets não deveriam ter o direito de abrir PEs. Não precisa ser sock provado, mas desde que seja um caso onde é óbvio se trata de um sock.

No caso mais recente, o Usuário(a):‎Vladimir Cordeiro botou para PE ([1]) o artigo Onda conservadora. Na justificativa para isso, fica evidente que o usuário conhece os editores daqui e tem familiaridade às regras.

Não é a primeira vez que isso acontece. Ao levar a sério propostas abertas por socks, nós estamos estimulando esse tipo de comportamento, o que vai fazer com que casos de evasão de bloqueio se multipliquem. Holy Goo (d . c) 14h58min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta Estamos a falar de socks lícitos ou de contornos de bloqueio? Se o sock é usado para contornar um bloqueio, isso já é proibido. A proposta é exatamente para quê? JMagalhães (discussão) 15h03min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

@JMagalhães: creio que para evitar casos de PE abertas de má-fé como desta biografia do médico Alberto Cavalho. Instambul (discussão) 15h08min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
No caso, a pergunta "para quê?" referia-se a "para aprovar o quê?", uma vez que contornos de bloqueio já são proibidos. JMagalhães (discussão) 15h16min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@JMagalhães: Sim, neste caso em específico do médico, o contorno abriu um opensock e deu inicio à PE. Mesmo sendo banido, ele consegue antes abrir a PE. Eu citei este exemplo, mas o mesmo contorno abriu outros socks e fez o mesmo em outros artigos. Por isto Symbol support vote.svg Concordo com a proposta. Se o contorno de bloqueio já é proibido (e de fato é), na prática a PE permanece aberta, e inclusive veja que houve participação de editores que perderam o tempo deles por lá, discutindo uma PE aberta de má-fé. Creio que o Holy Goo quer formalizar o cancelamento desta PE para que um eliminador possa ter o respaldo da comunidade, sem que haja um pedido como fez o eliminador DARIO SEVERI naquela discussão. Instambul (discussão) 15h26min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
Contorno de bloqueios, claro. Acho que o combate a contornos de bloqueio deveria ser bem mais rigoroso do que atualmente é. Percebo uma certa passividade dos admins quanto a essa questão. Agora não posso citar exemplos, mas já vi muitas vezes usuários que são sock óbvios andarem por aí de boa, sem que ninguém faça nada. Eu sinceramente estou de "saco cheio" dessas perseguições vindas de fora. Já faz um tempo que gente que foi banida está querendo ver o circo pegar fogo e desestabilizar o projeto.
Talvez este tópico se encaixaria melhor na Esplanada/geral, pois não tenho uma proposta para uma mudança de regra específica. Apenas acho que o combate a socks deveria ser mais rigoroso do que atualmente é. Holy Goo (d . c) 15h20min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@Holy Goo: Sugiro que faça uma proposta em vez de simplesmente uma sugestão para que se torne mais rigoroso o combate. Até porque o espaço aqui é para propostas e não sugestões. Senão, sinceramente seu pedido será em vão. É preciso tipificar isto em ações, em normas, em padronizações, para se ter resultados concretos. Eu por exemplo sou a favor de que para abrir PE tenha que ter um número mínimo de edições. Por exemplo, quinhentas edições, como já é vigente para participação de PEs. Para avaliar e debater sobre uma proposta é preciso que ela seja apresentada, caso contrário fica algo genérico e sem eficácia. Instambul (discussão) 15h56min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Socks lícitos deveriam limitar-se a editar artigos com os quais não queiram ter sua conta original relacionada. Qualquer tentativa de comentar no domínio Wikipédia com uma conta alternativa, seja ela contorno de bloqueio ou não, deveria ser vista como abuso de espaço público. Conforme WP:SOCK, casos como esse já são proibidos:

Usos indevidos:

Criar uma ilusão de apoio: contas alternativas não devem ser usadas para dar a impressão de maior apoio a uma posição que exista. Esconder sua real identidade com vista a dar a impressão de um maior apoio a determinado ponto de vista (ou descredibilizar o ponto de vista contrário), além de antiético, não é permitido, pois isso pode distorcer a opinião da comunidade como um todo.

Editar espaços de projecto: Contas alternativas não reveladas não devem editar políticas e recomendações (e respectivas páginas de discussão); comentar um processos de mediação; ou votar e participar em pedidos de administração (e outros pedidos de estatuto relevantes) e discussões respectivas; votar e participar em discussões e processos de eliminação de conteúdo; ou votar e participar em outro tipo de eleições ou votações

--ArgonSim (discussão) 15h18min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta E se não for sock? Digo, esse ai eu tenho certeza absoluta que é. Mas e se não for? João Henrique (Mensagens) 15h19min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

OnlyJonny, a proposta do Holy Goo é exatamente para quando não se tem certeza: Citação: proposta escreveu: «Não precisa ser sock provado, mas desde que seja um caso onde é óbvio se trata de um sock.» Eu acho que vai virar uma caça-às-bruxas, se aprovada.--Mister Sanderson (discussão) 15h41min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Mais um caso de PEs criadas por sock, algumas das quais procederam com a eliminação. De fato, mediante as regras atuais, "caso a edição seja correta e útil à Wikipédia (ou seja, seu conteúdo é substancialmente válido) e não controversa, a sua reversão não é obrigatória." Concordo com uma retenção contra contornos, mas o problema é que nesse caso que citei, a confirmação e o bloqueio só se deu depois do fechamento de várias das PEs. Fica difícil controlar, a não ser que a reversão das ações do sock se torne obrigatória imediatamente após a confirmação de um contorno. --HVL disc. 15h23min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

@HVL: Especificamente para PEs, o que poderia ser feito seria eliminar todo conteúdo postado por socks e dar um prazo de 24 horas (ou mais?) para que um editor idôneo "adote" aquela discussão, preenchendo a proposta para eliminação do artigo com sua justificativa. Caso ninguém se disponha a fazê-lo, a PE seria encerrada. Obviamente, PEs que são disparate devem ser sumariamente encerradas, independentemente de quem as tenha criado. --ArgonSim (discussão) 15h30min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@HVL: Concordo que é difícil controlar mas é possível anular, como pode ser visto aqui. Por isto é importante formalizar isto. Esta proposta do Holy tem importância de deixar a comunidade mais segura contra ações de contornos de bloqueios, especificamente para os casos de PEs. Instambul (discussão) 15h30min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@HVL: Eu não vejo grandes malefícios na diferença de tempo entre a criação da PE e verificação da conta. Se a proposta de PE for absurda e resultado de pov-push, a comunidade irá votar por manter o artigo ou nem ligar. Mas isso acontece com qualquer PE, seja de sock ou não. Por outro lado, se a proposta de PE for pertinente, então é relativamente indiferente se foi aberta por um sock ilegítimo ou por um usuário legítimo. Em ambos os casos quem decide é a comunidade. Não vejo malefícios por aí além. O que é imensamente prejudicial é o uso de socks para comentar ou votar. JMagalhães (discussão) 15h33min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta Holy Goo, você pode enunciar a proposta com mais detalhes, por favor? Será acrescentado qual texto a qual política? Se eu não tiver como avaliar, tenderei a me opor, para impedir a aprovação de algo impreciso.--Mister Sanderson (discussão) 15h28min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

@MisterSanderson: Quando um contorno de bloqueio abre uma PE, geralmente o faz de má-fé. A minha proposta seria além. Somente usuários com mais de X edições poderiam abrir PE (como já é vigente em participações de PE). Já existem diversos editores bons que abrem PE, não tem necessidade de deixar ferramentas expostas à quem queira agir de má-fé. Mas a proposta do Holy é mais branda, seria pelo que entendi não permitir que socks abrem PE. O não permitir dele, pelo que entendi seria anular a PE, como fez o Darwin aqui porque não tem como você prever uma ação futura. Ah não ser que entre na minha proposta. Mas ainda vejo problema em somente anular. Penso que é melhor impedir do que remediar. Instambul (discussão) 15h35min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
Instambul, a proposta dele precisa estar claramente enunciada. Qual texto ele acrescentará em qual política? Só aí eu poderei avaliar.--Mister Sanderson (discussão) 15h38min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@MisterSanderson: Sim sim, mas você entendeu minha explicação? A proposta que ele colocou acima está errada porque não tem como você prever que um sock vai abrir uma PE. Só seria possível impedir se restringir ações com menos de X edições como já é vigente nas participações de PEs já abertas. Vamos esperar o Holy explicar com clareza a proposta dele. De toda maneira é importante que algo seja feito para que a comunidade não fique perdendo tempo com ações de má-fé de contornos em PEs. A intenção do Holy aqui é boa e importante. Ele só não soube explicar como fazê-lo. Instambul (discussão) 15h40min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Esclarecimento: A proposta do Instambul parece boa, pois dificilmente um usuário novo real iria conhecer a ferramenta FastButtons ou saber o que é uma PE, portanto, poderia ser exigido que uma conta nova tenha X dias de existência para abrir uma PE. O que eu quero com esta discussão é pedir um combate mais rigoroso aos socks. Por exemplo, o próprio OnlyJonny reconheceu que o usuário em questão é um sock óbvio, mas ele não tomou a iniciativa de bloquear o sujeito. Claro que não me refiro ao Jonny especificamente, mas sim, à administração em geral.

Essa gente quer minha caveira, e eles não vão descansar até fazer com que eu seja banido do projeto ao conspirar contra mim. Já faz tempo que venho sendo perseguido. Holy Goo (d . c) 16h29min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O sock era provavelmente o Oxe em contorno de bloqueio e admite-se que ele o possa estar a assediar. Mas, tanto quanto saiba, é o único stalker que tem, pelo que esse plural não faz sentido. Por outro lado, há observações muito válidas sobre as suas edições que também são partilhadas e já foram observadas por muitos editores veteranos aqui, nomeadamente a criação de artigos para coisas que são claramente fringe e construção de frankensteins para as promover. JMagalhães (discussão) 16h47min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@JMagalhães: Eu poderia te citar ao menos 4 que estão atrás de mim ou de outros editores. É um esquema bem orquestrado. Holy Goo (d . c) 18h20min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Proposta: Um usuário deve ser no mínimo autoconfirmado para abrir uma PE. Faço essa proposta e ao mesmo tempo peço uma combate mais efetivo aos socks por parte da administração. Holy Goo (d . c) 16h37min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo vide exposto cima, e com exemplos de PEs abertas por má-fé. Instambul (discussão) 16h41min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo, conforme os exemplos citados acima, da mesma forma que já acontece com as EADs. Para levar um usuário a criar uma PE deseja-se que ele tenha um conhecimento das políticas internas, principalmente de notoriedade, o que naturalmente não é de se esperar de alguém que acabou de se registrar (pela primeira vez). Também concordo com essa ideia do ArgonSim, mas para não desvirtuar da proposta acho melhor deixar para discutir as anulações mais tarde e caso haja necessidade. --HVL disc. 16h49min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Também Symbol support vote.svg apoio que seja estabelecido um número mínimo razoável de edições para a abertura de PEs. Como é extremamente fácil tornar-se autoconfirmado, sugeriria a criação de uma flag com pré-requisitos mais exigentes (talvez 15 dias e 50 edições?). Seria possível vincular a essa nova flag outros direitos de usuário conforme surja a necessidade (patrulhar edições de outros usuários, mover páginas, etc). --ArgonSim (discussão) 17h05min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Corrigindo o que disse acima, para criar uma EAD exige-se nível autorrevisor. Sugiro que isso se aplique para PEs também, pois de fato tornar-se autoconfirmado não é muito difícil. Ou então estipula-se um nível mínimo de edições e tempo de registro. @Holy Goo, Instambul, e ArgonSim: o que acham? --HVL disc. 17h12min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@Chronus: @DarwIn: @DARIO SEVERI: @Érico: @EVinente: @NonSecta: @Leon saudanha: @PauloMSimoes: @Richvianbonett: @Tuga1143: convido-os para o debate/proposta. Instambul (discussão) 17h38min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário não tenho opinião definitiva, mas inclino-me a concordar com o JMagalhães: Citação: ...se a proposta de PE for pertinente, então é relativamente indiferente se foi aberta por um sock ilegítimo ou por um usuário legítimo. Em ambos os casos quem decide é a comunidade. Não vejo malefícios por aí além. O que é imensamente prejudicial é o uso de socks para comentar ou votar. Enquanto lia esta explicação, já me ocorria exatamente o citado no final. Me parece que o que vale para incrementar a qualidade da WP (neste caso) são "os fins e não os meios". O verbete proposto em PE aberto por um fantoche, pode ter uma evidente necessidade de análise para eliminação. Mesmo depois que se confirma uma conta fantoche, nenhum robô sai a eliminar todas as suas edições. PauloMSimoes (discussão) 18h52min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

@PauloMSimoes: O problema é o tempo que se perde com propostas cujo resultado é pela manutenção do artigo, como foi a maioria massiva das propostas feitas pelo sock Vanuzinha17. A participação em PEs já não é tão grande, então não faz sentido esperar que editores devam perder seu tempo lendo o artigo e elaborando argumentos a favor de sua notoriedade quando é quase certo que o resultado será manter. Sem mencionar que permitir que usuários bloqueados fiquem editando a Wikipédia livremente me parece contraditório. --ArgonSim (discussão) 19h03min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
Questão do tempo respondida na mensagem seguinte. Este usuário que citou é isolado. Não chega a ser uma "epidemia", neste caso de PE's. Além disso, em se constatando a má fé, ataque e/ou conta ilícita, contorno de bloqueio, já ocorre naturalmente o bloqueio. Não vejo porquê impugnar uma PE aberta por um editor recém-registrado apenas por suspeitas que ainda não se tenham confirmado. Há duas questões a se analisar, independentes uma da outra: a consistência no pedido e a ilegalidade da conta. A segunda, sendo constatada depois de aberto o pedido, não pode excluir a primeira. PauloMSimoes (discussão) 19h37min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@PauloMSimoes: O problema que tem-se usado isso de má-fé e acaba gerando perda de tempo por parte de editores, eliminadores e administradores apenas para sanar um abuso. Se for restrito para autoconfirmados o problema - neste sentido - estará cem por cento resolvido. E não vai reduzir assim PEs visto que a sua maioria já é aberta por autoconfirmados. Instambul (discussão) 19h19min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
Não vejo incidência significativa destes casos e consequentemente na "perda de tempo para sanar o abuso". PauloMSimoes (discussão) 19h37min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
Só o que tenho conhecimento são três casos, mas certamente tem outros. Ainda que não seja um grande problema, a questão é que restringir para autoconfirmado para algo que requer o mínimo de conhecimentos na comunidade não vejo como algo que vá reduzir este tipo de trabalho. Eu vejo apenas como uma segurança. São três casos que conheço mas quantos casos podem surgir se nada for feito? Pode não surgir nenhum mais, mas podem surgir uma infinidade. A proposta é para trazer essa segurança de que uma PE não seja aberta por um contorno de bloqueio. Instambul (discussão) 19h43min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@PauloMSimoes: Se uma PE for válida, ela deverá ser reaberta por um editor autorizado a fazer isso. Holy Goo (d . c) 15h28min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
@Holy Goo:Porquê? PauloMSimoes (discussão) 15h37min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de absolutamente tudo que foi proposto nessa página. Primeiro, a parte do trabalho voluntário deste projeto é exatamente o direito e a liberdade de questionar o valor, o conteúdo e os demais casos específicos que motivam a eliminação, sendo assim, limitar tal tarefa a um grupo restrito (mesmo um método bem mais específico, como PE) resulta na obrigação dos demais usuários (veteranos) a realizar essa tarefa. Além disso, essa restrição de apenas autoconfirmados pode limitar que um usuário de outra wiki possa propor a eliminação do verbete via EC. Outro ponto, a proposta é redundante, visto que qualquer participação de fantoches em discussões é proibido (WP:INDEVIDO). Portanto, não vejo motivo para apoiar qualquer proposta resultante de uma ação já proibida. Por fim, pelo que li e entendi nos primeiros argumentos do Holy Goo e de outros usuários, qualquer usuário com estafe novo poderá ser categorizado como sock, abrindo um pretexto completamente absurdo para disseminar desconfiança sem provas sólidas e para cancelar várias PEs, independente se contém preposições absurdas ou válidas. Também acrescento, diversas PEs abertas pelo Pé Espalhado possuem preposições válidas. Edmond Dantès d'un message? 20h24min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

@Conde Edmond Dantès: Me corrija se eu estiver errado: Os IPs que editam e participam do domínio principal na Wikipédia se limitam a fazer isto. Eles não participam de outras atividades que digamos detêm um pouco mais de conhecimento. Quando se tem um IP participando de uma atividade extraedição trata-se de um editor já experiente que acessou em outro local, ou contorno de bloqueio. No caso do Pé Espalhado seria uma execção que poderia prejudica-lo (neste caso não seria válido dar a ele, se aprovada a proposta, o status de autoconfirmado?). Não sei ao certo qual a restrição dele, mas se faz proposições válidas em PEs digamos que seria algo a se pensar. Instambul (discussão) 16h51min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
@Instambul: eu compreendo seu ponto de vista, mas parece que está confundindo os conceitos. Seu argumento ao meu ver limita em expor um IP participando de uma PE, o que é diferente do que abrir uma. Eu sinto que você está levando este tópico mais a sério do que deveria, eu não constatei a prática como comum, ou seja, a prática é corriqueira e parece ser o mesmo usuário.
Minha discordância é necessariamente por causa disso, não é uma prática comum. A proposta limitaria uma ampla gama de potenciais editores dispostos a avaliarem os conteúdos por conta de alguns casos que não ocorre com frequência. Além disso, eu analisei os casos que encontrei e percebi que alguns usuários que participaram nessa página alimentam a prática. Por exemplo, o simples fato da PE ter sido aberta por um open proxy com preposição absurda não justifica o direito de retirar a tag de eliminação da página antes que o debate seja cancelado. Percebe que essa atitude só está gerando guerra de edição. Se deparar com uma PE com preposição e proponente questionáveis, procure alguns verificadores ou outros usuários com experiência no assunto, ao invés disso os usuários estão entrando em conflito com "esses vândalos." Edmond Dantès d'un message? 17h49min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de proibir a abertura de PEs a IPs e não-autoconfirmados. Para começar, isso não contribui em nada para resolver o problema apontado aqui, que é de contas em contorno de bloqueio abrirem PEs. A conta simplesmente teria que esperar alguns dias. O que resolve o problema é proibir contornos de bloqueio, mas isso já é proibido. Segundo, a medida afetaria todas as edições legítimas. Se um anónimo pretender contestar uma ESR, ele vê-se obrigado a abrir uma PE. Se for proibido, não consegue. Volto a referir: aquilo que é extremamente prejudicial é comentar, votar ou avaliar PEs com socks. JMagalhães (discussão) 15h43min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Concordo JMagalhães em gênero, número e grau. Só faço uma pequena observação. Apesar do contorno do bloqueio ser proibido, isto não inibe editores de contornar bloqueio e realizarem ações de má-fé como abertura de PEs. Estes exemplos de PEs foram feito justamente por contorno de bloqueios. Portanto a proposta seria uma forma de dificultar, digamos. No mais, concordo todo restante, inclusive de que é mais prejudicial a participação em PEs, onde já se tem uma norma que restringe esta participação. Instambul (discussão) 16h51min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Creio que esse debate possa gerar também a proposta de importarmos a regra G5 da en.wiki, que deleta sem dó qualquer criação vinda de sockpuppets de banidos. EVinentefale comigo 17h01min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Subscrevo. JMagalhães (discussão) 17h10min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
@EVinente: eu discordo, não da importação da regra G5, mas sim que esse debate possa gerar outro, ao meu ver as propostas presentes aqui estão totalmente equivocadas, veja o trecho da preposição Citação: Não precisa ser sock provado, mas desde que seja um caso onde é óbvio se trata de um sock. - se aprovada qualquer conta novata que abrir uma PE pode ser considerada um fantoche, seria um festival de crucificação (o pessoal daqui gosta do termo caças as bruxas). Enfim, o maior equivoco é abrir uma "proposta" vazia, com argumentos fracos caracterizando sugestões. Edmond Dantès d'un message? 17h56min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
Conde Edmond Dantès, não se preocupe, falei no sentido de que essa discussão tem sentido para a proposta da G5. EVinentefale comigo 19h37min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de proibir IPs e não-autoconfirmados de abrirem ECs, minha análise vai no mesmo sentido do @Conde Edmond Dantès: e também do @JMagalhães: que argumentaram muito bem sobre essa questão. --Pap@ Christus msg 17h12min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Propor PE tem que ser feito agindo de boa fé e tendo um mínimo de experiência e conhecimento. Igor G.Monteiro (discussão) 19h59min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Impedir um não-autoconfirmado de abrir PEs tanto impede ações de má-fé como de boa fé. Qual é o sentido de impedir ações de boa fé? JMagalhães (discussão) 20h06min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
Me mostre um exemplo então de uma PE válida aberta por um novato legítimo. Desviando o assunto, se é necessário ser autoconfirmado para mover um artigo, por que não deveria ser também para colocar um artigo para eliminação? Holy Goo (d . c) 20h23min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
Já que pede exemplo, talvez o maior de todos é o Bilhauano, que se registrou em 5 de agosto de 2013 (registros) e abriu sua primeira PE no mesmo dia, suficiente? Edmond Dantès d'un message? 20h31min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
Não, não é. Muito provavelmente ele já tinha alguma experiência ao editar com IP. Sem falar que isso não compensa todos os casos de abuso cometido por socks. Sabe, dizer que um usuário deve ser autoconfirmado para abrir PEs não é um exigência extraordinária ou algo do tipo. Basta esperar um pouquinho e acumular algumas edições. E há ainda quem ache que isso é pouco. Holy Goo (d . c) 20h46min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
O interessante é que não há como debater com você, já que entra na discussão já com sua posição bem definida. Se o usuário tinha experiência em editar como IP só mostra o quanto que os IPs são valiosos a ponto de arrecadar experiência. Essa proposta aparenta possuir objetivos pessoais, já que muitos dos seus artigos são alvos dos open proxy. Citação: Sem falar que isso não compensa todos os casos de abuso cometido por socks. - essa citação mostra que você não tem a mínima capacidade de reflexão, mostra achismo e ignorância já que não importa a quantidade de edições de boas-fé que serão barradas. Edmond Dantès d'un message? 21h07min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
Ignorância é não saber pesar as evidências, é não reconhecer todos os vários casos de abuso apresentados até agora. Será que é pedir demais que um editor espere um pouco até se tornar autorevisor? Holy Goo (d . c) 21h19min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
Esquece que o registro é opcional? A ignorância ocorre principalmente porque seu argumento desqualifica e pune todos os IPs por causa de alguns casos. Edmond Dantès d'un message? 21h23min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Uma coisa que não me entrou na cabeça: por que impedir um usuário que não é autorrevisor de enviar artigo para EAD, mas não impedi-lo de criar PEs, sendo que no último caso temos precedentes de ações de má fé? O exemplo da Vanuzinha17 D​ C​ E​ F foi tempo que se perdeu e espaço que se inflou na lista de PEs e atualmente não há impedimento para que isso ocorra. Tanto em EADs quanto nas PEs exige-se um conhecimento de políticas internas que dificilmente espera-se de um novato. Se um usuário novato quiser questionar a existência de uma página pode muito bem indicá-la a um veterano, que julgará ou não o cabimento de uma eliminação, da mesma forma que ocorre atualmente para se criar uma candidatura a artigo destacado. --HVL disc. 20h50min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

@HVL: um usuário não autorrevisor pode solicitar a outro a abertura da candidatura, portanto nenhum usuário é impedido de solicitar uma candidatura. Esses casos são distintos, a promoção de um artigo possui diversos critérios pré-estabelecidos, existe autorrevissores que abram candidaturas de artigos que ainda nem estão concluídos, imagina se qualquer novato podia criar candidaturas? Não iria me espantar se houvesse uma proposta semelhante para impedir. A eliminação é distinta, existe casos diferentes, por exemplo, um usuário novato não autorrevissor pode contestar uma ER ou ESR enviando para PE, se a proposta for aceita não será mais permitido. Algum editor de outra Wiki que possui um conhecimento maior sobre o determinado assunto pode vim aqui solicitar a eliminação por consenso expondo seus argumentos. Casos de má-fé ocorrem, mas há edições de boa-fé também essa proposta simplesmente passa por cima do direito de avaliar o valor e o conteúdo do artigo. Edmond Dantès d'un message? 21h07min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra o Holy Goo e tudo o que ele escreveu aqui. Não se vêm à Esplanada/propostas propor algo, e não se apresenta proposta. Eu pedi esclarecimento sobre o que ele está propondo, e ele não respondeu e não apresentou proposta concreta nenhuma. Não é assim que a Wikipédia funciona. As propostas devem ser claras, não assim, sem nenhum delineamento, justificativa, atenção, nem sem pensar antes. Um absurdo. Não vai avacalhar aqui não!--Mister Sanderson (discussão) 19h02min de 14 de outubro de 2017 (UTC)

Tem certeza que tu leu a discussão inteira? Holy Goo (d . c) 19h19min de 14 de outubro de 2017 (UTC)
Holy Goo, minha resposta é para a sua proposta. Faça a proposta direito ou não faça.--Mister Sanderson (discussão) 00h50min de 19 de outubro de 2017 (UTC)
@MisterSanderson: Eu já fiz a proposta lá no comentário onde diz Symbol comment vote.svg Proposta. Leia a discussão antes de dar pitaco. Holy Goo (d . c) 00h56min de 19 de outubro de 2017 (UTC)
Holy Goo, aqui está sua proposta, à qual sou Symbol oppose vote.svg Contra: Citação: sockpuppets não deveriam ter o direito de abrir PEs. Não precisa ser sock provado, mas desde que seja um caso onde é óbvio se trata de um sock. Comentários são comentários, propostas são propostas. Eu não apoio a sua proposta.--Mister Sanderson (discussão) 01h18min de 19 de outubro de 2017 (UTC)
@MisterSanderson: Vou te levar pela mão até o lugar da proposta. Aqui está a proposta, ó: [2]. Holy Goo (d . c) 01h21min de 19 de outubro de 2017 (UTC)
Holy Goo, gastava muito teclado criar uma sub-seção nesta página para deixar mais detacada aonde a proposta verdadeiramente está? Pois qualquer um vai pensar que a proposta está no topo, e não no meio da página, embolada com outros comentários...--Mister Sanderson (discussão) 01h34min de 19 de outubro de 2017 (UTC)

Penso que os IPs que fazem uso do recurso são justamente os vândalos de sempre.[3][4] Leitores e não-registrados raramente fazem uso de PEs. Sendo assim, infelizmente Symbol support vote.svg Concordo em restringir o recurso. ƝonSecta 02h18min de 15 de outubro de 2017 (UTC)