Wikipédia:Esplanada/propostas/Wikiprojeto Ateísmo (21ago2018)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikiprojeto Ateísmo (21ago2018)

Proponho a criação do Wikiprojeto Ateísmo.

O projeto incluiria:

  1. Conceitos relacionados ao ateísmo, agnosticismo, secularismo e/ou criticismo da religião.
    Exemplos: AteísmoÓpio do povoPastafarianismoBule de chá de RussellLaicismo

  2. Objetos de interesse do ateísmo, agnosticismo, secularismo e/ou criticismo da religião.
    Exemplos: ReligiãoDesign inteligenteDeusNegacionismoArgumento ontológico

  3. Obras sobre ateísmo, agnosticismo, secularismo e/ou criticas à religião.
    Exemplos: The God DelusionImagine (canção de John Lennon)O AnticristoGod Is Not GreatU.D.R. (banda)

  4. Pessoas ateias, agnósticas e/ou críticas da religião.
    Exemplos: Luiz Felipe PondéDouglas AdamsAlinne MoraesRichard DawkinsTaslima Nasrin

O wikiprojeto teria relação com: Portal:Religião, Portal:Ateísmo (🔧) e Portal:filosofia, além de tópicos em comum com projetos sobre filosofia, ciência, religião, história, literatura e biografias.

O wikiprojeto existe em outros idiomas, em Inglês, em Espanhol, em persa e em russo verificando-se ainda outras 4 ligações interwiki (O Wikiprojeto russo não tem essas ligações), sendo 3 portais (defrpl) e uma página Επιχείρηση ("Negócios") (el), provavelmente de wikis que não adotam Wikiprojetos (não com este nome).

Iugigx [ DiscussãoE-mail ]23h25min de 21 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

Iugigx, existem editores interessados o suficiente para manter as atividades do projeto "rolando", ou é outro wikiprojeto que vai ser desativado em pouco tempo? Há alguns anos a maioria dos wikiprojetos foi arquivada por falta de atividade (isto é, estavam às moscas).--Mister Sanderson (discussão) 18h06min de 22 de agosto de 2018 (UTC)[responder]
MisterSanderson, é pertinente sua precaução, mas recairia em solicitação disruptiva ao contatar usuários de interesse nessa proposta em aberto e causar uma amostragem superpositiva, de forma que não se pode verificar isso, a menos que um numero grande de usuarios venha aqui por conta própria, como pode ser visto em duvida (e resposta) que publiquei aqui.
Para além dessa impossibilidade não me parece importante a capacidade de manter o wikiprojeto ativo, existem varios wikiprojetos inativos de temas bem menos relevantes, mesmo que seja para criar um wikiprojeto nascido inativo, com todos os outros que aí estão, me parece "valer o risco", já que as consequências se limitam tão somente a uma página histórica a mais obre um tema relevante.
Iugigx [ DiscussãoE-mail ]18h48min de 22 de agosto de 2018 (UTC)[responder]
Iugigx, o ideal, caso vá mesmo ser criado, é reduzir o risco de terminar inativo, por exemplo, tentando abranger o máximo de itens possível. "Ateísmo" é um tema bem específico... Não seria melhor agrupado em "Wikiprojeto Religião", "Wikiprojeto Teologia" ou até mesmo no já existente Wikipédia:Projetos/Ciências sociais? Isso garantiria mais membros no projeto.
Quanto a não ser possível confirmar quantos interessados há, isso não procede. Bastaria mostrar que existe demanda suficiente em um projeto já existente para justificar desmembramento.--Mister Sanderson (discussão) 19h00min de 22 de agosto de 2018 (UTC)[responder]
MisterSanderson, eu vejo de maneira inversa, ao meu ver os wikiprojetos que mais trazem engajamento são de temas populares, poucos com potencial interesse em ateísmo participariam destes outros projetos, a mesma justificativa se verifica quanto a hipótese do desmembramento, embora eu possa tentar verificar, embora constatar um possível participante em outro projeto sem contata-lo (solicitação disruptiva) me pareça subjetivo, mas vale a pena tentar, não é?
P.S.: Se um Wikiprojeto é relevante e alguém pretende cria-lo não vejo porque não. Acho que a questão principal é a relevância (relevância enciclopédica dos temas).Iugigx [ DiscussãoE-mail ]19h08min de 22 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

Discordo Muito específico e já redunda no que existe. Millbug fala 03h25min de 23 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

Discordo Wikiprojetos são cadáveres enterrados em túmulos abertos. Cada vez mais específico maior o risco de se tornar inativo após determinado tempo. Além disso, lembro que a comunidade decidiu em dar prioridade a projetos amplos. Edmond Dantès d'un message? 07h08min de 25 de agosto de 2018 (UTC)[responder]