Ajuda:Tire suas dúvidas/Arquivo/2007/Maio-Junho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigos sobre o mesmo assunto[editar | editar código-fonte]

Há dois artigos (JP Morgan Chase e JPMorgan Chase) que tratam, na realidade, da mesma empresa. Como se pode unificá-los? Isso é coisa de administradores ou eu poderia fazer?

P.S.: Se este "Café dos Novatos" não for o local adequado para este tipo de questão, onde deveria deixá-lo? Fiquei com receio deste recado não ser visto se fosse colocado na discussão dos dois artigos citados.

Olá, estou começando, só que infelizmente, não entendi como se utiliza os códigos ao escrever ou editar algum texto. Estou pedindo a ajude de todos. Conto com vocês. Usuário: Mah Camilo

  • A melhor dica é clicar em editar num verbete onde tais "códigos" estejam; visualize como foram usados, clicando em mostrar previsão, e vendo os efeitos que produzem. Como são infinitos, o melhor é decorar os mais comuns, mas pode também criar um arquivo no word, com as fórmulas menos usuais e que custam a ser memorizadas... aí, basta copiar e colar, de forma a ter sempre tais recursos sempre à mão.

Ah, e não se esqueça de visitar as seções do tutorial... Conhecer ¿Digaê 16h44min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

oi estou começando aqui na wikipedia...acho a proposta muito boa e vim só contribuir....sobre colocar minha assinatura..vcs acham errado? o comentário precedente não foi assinado por DA CUNHA (discussão • contrib.) Lijealso

Nos artigos? Certamente. Os autores dos textos ficam já regist(r)ados no histórico do artigo. Lijealso 01:12, 1 Maio 2007 (UTC)


Não consegui fazer link. Usei o ícone acima AB, exemplo, mas não linkou. Que mais tenho que fazer. Não me diga que tenho que digitar os colchetes.

Olá pessoal, também sou novo aqui na Wiki. Se você tem alguma dúvida, entra num programa de tutoria, ora!--Ivandalo "Russo" 22h24min de 12 de Junho de 2007 (UTC)

Dando uma vista de olhos nas Wikipédias em outras línguas, eu vi que alguns artigos estão bem melhores do que os em português. Eu queria saber se:

  1. Posso traduzir (parcial ou integralmente) artigos de outras línguas para um correspondente artigo em português?
  2. Se eu não puder traduzir, posso indicar como referências os artigos em outras línguas?

Obrigado!

Ten Islands 10:20, 1 Maio 2007 (UTC)

  • A tradução de W. em outros idiomas não só é permitida como é incentivada, por estarem sob a mesma licença GFDL e a Wikipédia ser considerada uma só obra em vários(todos ?) idiomas. Para ligar ao artigo em outro idioma use o chamado interwiki, assim:[[en:nome do artigo em ingles]], na última linha do artigo, aparecerá no campo outras línguas na coluna da esquerda. Veja também Ajuda:Guia de tradução.-- Jo Lorib d 12:29, 1 Maio 2007 (UTC)

~Tbm sou nova aqui! (:

Desapareceu meu artigo doença dos pés vermelhos[editar | editar código-fonte]

não sei o que aconteceu com meu artigo sobre a doença dos pés vermelhos. Sou Bernardo Rubinstein. rubinstein 20:21, 2 Maio 2007 (UTC)

Caro Bernardo Rubistein.
Parece que seu artigo foi eliminado. Como não sou administrador, não sei a razão pela qual isso aconteceu. Examinando suas edições, no entanto, encontrei esta mensagem que me levou a formular duas teorias:
  • Se por acaso você criou um artigo para trocar informações sobre sua doenças com outros pacientes, seu artigo foi provavelmente considerado impróprio e eliminado conforme isto.
  • Você deu seu próprio nome à doença, isso talvez significa que se trate de uma doença ainda não catalogada, o que constiruiria pesquisa inédita, neste caso seu artigo teria sido eliminado por esta razão. Lechatjaune msg 03:38, 3 Maio 2007 (UTC)
Estranho. Sou administrador e não aparece o histórico deste artigo. Poderia colocar o link correto (com o nome corretamente escrito), assim, poderia desvendar a situação. Alex Pereira msg 04:05, 3 Maio 2007 (UTC)
Não é possível ver as edições eliminadas dele? O count_edit mostra 5 edições apagadas.Lechatjaune msg 15:30, 3 Maio 2007 (UTC)
Infelizmente, não. Aparecem apenas por quem foi apagado. Parece que o link nunca foi editado. Alex Pereira msg 16:26, 3 Maio 2007 (UTC)

Procurei, efetivamente, nos últimos 3 dias (cerca de 1000 edições apagadas) e não encontrei nada que pudesse lembrar este verbete... a pesquisa rendeu-me ótima diversão, e a constatação de que ou nosso consulente está a brincar, ou simplesmente não se lembra do que criou... ou seja, tenho forte suspeita de fake... Conhecer ¿Digaê 01:03, 4 Maio 2007 (UTC)

Sabes, André, que tive a mesma sensação, pois também procurei por vários dias, e nada encontrei. Por isso, creio que devamos dar por encerrada as buscas pelo artigo perdido. Alex Pereira msg 01:15, 4 Maio 2007 (UTC)
Acho que encontrei usando o google: [1]. O usuário criou o artigo com o nome "Neuropatia" que foi eliminado, eis os registros.Lechatjaune msg 17:15, 4 Maio 2007 (UTC)
Muito boa a pesquisa, Lechatjaune. Realmente, trata-se de um artigo {{impróprio}}. Alex Pereira msg 17:22, 4 Maio 2007 (UTC)

O wiki tem validade?[editar | editar código-fonte]

Outro dia minha conta do Wikinews foi cancelada só porque eu não tinha a conta do wikipédia.O wiki tem validade,pois na verdade já tinha o wikipédia só que eu não consegui entrar e tive que fazer outra.

William Ribeiro

Pelo que sei o Commons exige um e-mail válido, no registro. Não conheço o wikinews, para saber quais os requisitos para se cadastrar ali, mas uma vez criada a conta, não vejo como a mesma deixar de existir - até porque o histórico do que é apagado não se perde... entretanto verifique se não errou a senha ou outro problema qualquer de logagem... sobretudo, leve o assunto para a comunidade do próprio wikinews, que melhormente irá responder-lhe, em se tratando de assunto de lá. Conhecer ¿Digaê 01:23, 4 Maio 2007 (UTC)

Temos o Armagedon (DctribAElogsBMF) que é usuário aqui e administrador na Wikinews. Sou contribuinte lá, mas não há validade em registros feitos por lá, até onde eu saiba. Alex Pereira msg 01:28, 4 Maio 2007 (UTC)


As consequências do Projeto Genoma[editar | editar código-fonte]

Seria uma questão para ser discutida no futuro ? Provavelmente , porém será que as consequências criariam mais desigualdade social , até porque os planos de saúde poderão cobrar do cliente um relátorio com as possíves doenças que terá no futuro , as empresas deixariam de contratar trabalhadores com tendência a ter doenças futuras ? Na minha opinião é um assunto importante e tem que começar a ser discutido desde já !

Douglas Demingos , 12 anos

Caro Douglas, a wikipédia já possui um artigo chamado Projeto Genoma. Se você tem interesse no assunto e gostaria de vê-lo ampliado, pode contribuir. Lembre apenas que a Wikipédia não deve conter especulações e opiniões dos autores. Se o assunto já está sendo discutido, faça um esboço da discussão, cite suas fontes e bom trabalho. Se você deseja pedir um artigo novo que não existe na Wikipédia, faça seu pedido em Wikipedia:Artigos pedidos. Mais uma coisa, você também pode tecer comentários sobre um artigo na página de discussão do mesmo. Lechatjaune msg 17:27, 4 Maio 2007 (UTC)


Solicitação à Esplanada[editar | editar código-fonte]

Saudações. Venho por meio deste site manifestar primeiro minhas desculpas por ter integrado a Wikipedia de forma errônea, por sugestão de um professor da minha graduação que achou que eu poderia postar meus artigos pelo Wikipedia.

Como eu era novata nessas ações e não sabia como fazê-las, adicionei um artigo intitulado A pessoa do professor enquanto profissional educador.

De certo que agi errado, mas vocês não precisavam ter utilizado este erro como exemplo de besteiras feitas nas páginas do Wikipedia. Há alguns dias, fazendo uma pesquisa com emu nome pelo google me deparei com esta descrição abaixo: Wikisource:Política de eliminação - WikisourcePáginas com títulos absurdos, como A Pessoa do Professor Enquanto Profissional Educador - por fulano de tal, ou uma eventual página chamada Tou triste e ... pt.wikisource.org/wiki/Wikisource:Política_de_eliminação - 22k - Em cache - Páginas Semelhantes

Além de envergonhada, fiquei um tanto preocupada com minha imagem, pois sou professora universitária hoje e não gostaria que minha função de professora fosse abalada por tal comentário.

Enviando uma solicitação ao senhor Aldado, muito solícito, me aconselhou vir até aqui a esplanada para pedir aos senhores alguma solução para este embaraçoso episódio.

Encarecidamente, rogo que este comentário seja retirado do google e da página do wikipedia. Agradeceria muito se vocês pudessem eliminá-lo para mim pois perdi meu login e palavra chave inicial do Wiki.

Enfatizo mais uma vez que não tenho interesse em prejudicar este site tão importante para a cultura e memória brasileira.

Peço-vos, pois, a gentileza de entrares em contato comigo para que possamos por um fim neste episódio desastroso ou lamentavelmente terei que recorrer ao judiciário para resolver a questão de forma mais enérgica.

Visando um bom desfecho deste episódio, despeço-me atenciosamente na esperança de que este tenha sido um mal entendido esquecível.

Profª Semíramis F. Alencar Moreira

semiramisalencar@hotmail.com 200.97.216.127

Acredito que você se refira à política de eliminação do Wikisource, projeto irmão da Wikipédia. Se for o caso, a página está livre para edição de anônimos (não é necessário ter login e senha). De qualquer forma, suprimi o trecho que você considerava constrangedor, conforme pode ver aqui. Entenda que não foi intenção daquele projeto ridicularizá-la ou expô-la, mas apenas ilustrar o tipo de título que não é próprio.
Quanto ao Google, este é um motor de busca totalmente independente da Wikipédia. A rigor, com a alteração da página, não tardará para desassociar seu nome a ela. Espero ter sido útil, Lechatjaune msg 17:00, 4 Maio 2007 (UTC)

VDA / Autorização[editar | editar código-fonte]

Coloquei VDA no artigo Intuitu personae, pois era uma cópia de [2], e o site tinha a indicação de Copyright 2007. O autor do artigo colocou uma mensagem na minha discussão, autorizando o texto, e pedindo para repor o artigo. Qual o procedimento correcto neste caso ? Carlos MSG 21:00, 4 Maio 2007 (UTC)

  • A autorização tem que ser explicitada por escrito. Ou o referido senhor altera o site, colocando o mesmo sob uma licença compatível com a Wikipédia, ou consegue uma autorização por escrito e sem ressalvas do dono do site, que é quem detém os direitos agora e foi quem publicou. Mantenha a marcação de VDA. Talvez mais fácil seja ele reescrever o artigo em outras palavras para a Wikipédia.-- Jo Lorib d 23:50, 4 Maio 2007 (UTC)
Obrigado, Carlos MSG 09:56, 5 Maio 2007 (UTC)



comentário: Ton (cabelo)

acho que alguém, perdeu o login, porque não era tão interessante assim.

ler mais, escrever menos, ter certeza dos fatos!

grato! ton_cabelo@yahoo.com.br



Quem sabe sobre Naruto? o comentário precedente não foi assinado por Alquimist naruto (discussão • contrib.)

Veja Naruto. Belanidia Msg!!! 22:00, 5 Maio 2007 (UTC)

Esclarecimento[editar | editar código-fonte]

Gostaria de saber sobre o poeta português Ary dos Santos, o seu poema "O Epígrafe". Preciso de uma ajudinha sobre este poema, será este o local certo para expor a duvida?

Por que não começa pelo artigo Ary dos Santos? Talvez o conteúdo não seja satisfatório para a sua pesquisa, mas você encontrará uma ligação para uma página externa onde pode encontrar o poema que procura. Depois, pode voltar à Wikipédia e enriquecer seu conteúdo, o que acha?Lechatjaune msg 19:49, 7 Maio 2007 (UTC)

Artigo apagado[editar | editar código-fonte]

Li o artigo Seja Audaz e resolvi escrever um artigo chamado Cinema de Guerrilha, porém no outro dia o meu artigo foi apagado. Era um artigo curto, porém elucidativo deste conceito e não vi motivo para que fosse apagado, era imparcial, claro e objetivo. Estava incompleto, mas estava suficiente e futuramente eu planejava adicionar mais informações. Quero saber como posso descobrir quem foi o responsável pela deleção do artigo e como contacta-lo a respeito do porque o fez. Na minha opinião pessoal é uma injustiça, já que estou seguindo os preceitos da Wikipedia e contribuindo para torna-la mais rica de forma parcial.


--Cineasta81 17:02, 9 Maio 2007 (UTC)

Por que a rivalidade com o fair-use?[editar | editar código-fonte]

Bem, tô sabendo o que é fair-use, mas por que tem gente que é contra isso? Obrigado

Emanueljoab | Heяói da Ação 00:29, 10 Maio 2007 (UTC)

Olá Emanuel. A questão do fair-use na Wikipédia de língua portuguesa é uma questão bastante complexa e fora do âmbito deste café. Sugiro-lhe que consulte a Categoria:!Fair use onde encontra artigos a favor e contra o fair-use. Se quiser discutir o assunto provavelmente o melhor sítio é Wikipedia Discussão:Posição das wikipédias em relação ao fair use. --Lgrave ? 01:10, 10 Maio 2007 (UTC)

Olá Lechatjaune,

Continuou achando um absurdo ter de refazer um texto sob licença CC - por isso aparece em tantos lugares - porque o usuário Carlos28 não teve paciência de pesquisar sobre o assunto - se ao menos tivesse baixado os textos que contém no site, teria visto que tudo é CC. Portanto, não há violação de direitos autorais, o que está havendo, no meu ponto de vista, é uma interpretação literal e pouco inteligente das regras da wikipedia. De fato, farei uma reclamação formal da 'moderação' feita pelo Carlos28 - que proibe, mas não pesquisa.

Obrigado

danilocorci

Entrei com o verbete sobre a MOJO Books: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mojo_Books

Um dos moderadores da wiki afirma que o texto foi retirado de um outro site, o que não é verdade efetivamente. O texto que está no site foi escrito por mim, como explicação do projeto e também pode ser encontrado no site www.mojobooks.com.br. Trata-se de uma forma rápida e fácil de apresentar o que é a MOJO Books para todos e, ao criar o verbete, utilizei-me do meu próprio texto e estou sendo acusado pelo moderador Carlos28 de uso indevido por conta de 'direitos autorais'. Como posso estar infringido os direitos autorais de um texto que eu próprio escrevi? Ele pede para eu reescrever o texto pra ficar diferente, mas o que quero colocar tem todas as informações relevantes e me parece absurdo punir o autor porque um blog, devidamente autorizado a usar o texto, já o publicou.

Como se resolve essa intransigência do moderador? o comentário precedente não foi assinado por Danilocorci (discussão • contrib.)

Observações:
  1. Não sou moderador, sou um "simples" usuário.
  2. Não acusei ninguém, nem estou a ser intransigente, porque o artigo é livre de ser editado, sem vandalismos, e seguindo as regras: ver Usuário Discussão:Carlos28 e Usuário Discussão:Danilocorci. Carlos MSG 21:17, 10 Maio 2007 (UTC)


Olá, Danilo. Olá, Carlos28.
Depois de ter lido as correspondência entre você e o usuário Carlos28, percebi que a situação é uma pouco mais complexa. Parece que talvez vocês precisem é de uma mediação informal.
Quanto à violação de direitos do autor, posso dizer que, sim, é possível o próprio autor causar uma violação de direitos. Quanto você coloca um texto na Wikipédia, automaticamento você concorda com uma licença GNU FDL. Se você já publicou o seu texto sob outra licença, deve então liberá-la antes. Certo? O mais fácil, nesta situação, Danilo, é reescrever o texto no seguindo o livro de estilo da Wikipédia.
Outra coisa, se você é o proprietário do site, você pode violar o princípio da imparcialidade.
Espero ter sido útil.-Lechatjaune msg 23:58, 10 Maio 2007 (UTC)
Estado: Novo o comentário precedente não foi assinado por Danilocorci (discussão • contrib.)
  • Só uma nova observação: Eu sou Conhecer, tenho meu nome assim registrado em vários projetos. Mas... quem pode garantir que este seja realmente eu? Óbvio que existem meios de se comprovar, mas é evidente que não é papel de ninguém aqui investigar quem está por detrás de cada nickname registrado! Poderia assinar José Saramago e isto me daria o direito de colocar as obras do autor em domínio público? A resposta simples: não - ainda que o próprio Saramago o fizesse... O meio de fazer isto é um longo e burocrático procedimento, em que os meios legais de uso de material próprio possa ser devidamente verificado.

Já tive ocasião de ver alguém dizendo-se parente dum célebre escritor e, quando lho pedimos fotografias familiares para ilustrar o verbete, o mesmo nos veio com imagens claramente scaneadas de livros... era uma fraude.

De outra, tivemos ensanchas de conhecer o filho de célebre personalidade brasileira. Era ele, realmente. Sabe como o sabemos? Ele havia colocado um texto, que também fora publicado num jornal de grande circulação em São Paulo. A nosso pedido, reescreveu o texto, colocando novos dados e fontes... simplesmente porque era realmente o seu autor, e o detentor daquele conhecimento. Quem sabe, não precisa copiar=se...

Isso já me ocorreu várias vezes, aqui.

Assim, embora não tenha explicitado o modus operandi para os casos tais, espero ter-me feito compreendido. Só uma última coisa: assine sempre as vossas mensagens... Abraços, Conhecer ¿Digaê 00:01, 12 Maio 2007 (UTC)


Olá André,

Até concordo que a 'indentidade' pode ser questionada. O que estou questionando é até mais amplo na metodologia, afinal, basta uma verificada coerente no site pra ver que ele é todo licenciado em Creative Commons. E se creative commons não pode ser usado na wikipedia, então...

Obrigado

danilocorci

  • As licenças Creative Commons são graduais, só pode ser usada aqui a patir da 2.5, que permite inclusive o uso comercial, o que a licença utilizada no Mojo Books não permite. O sentido Livre, no nosso lema é que pode fazer o que quiser com material da Wikipédia, desde que citada a fonte, inclusive comercializar.-- Jo Lorib d 02:04, 14 Maio 2007 (UTC)

Como fazer um infobox?[editar | editar código-fonte]

Alguém pode me ajudar a fazer um infobox??? o comentário precedente não foi assinado por Guilherme braga alves (discussão • contrib.) Lijealso

O que quer fazer? Relativo a quê, em que artigos? Tem uma ideia dos parâmetros a colocar nela? Tem exemplo de prefedinições que já existam na wiki.pt ou em outras que possam servir como modelo? Etc.

Tem que nos dar mais algumas informações. Lijealso ? 13:25, 11 Maio 2007 (UTC)


É sobre uma liga esportiva,mais precisamente a Red Bull Air Race.Tentei achar algum que se encaixasse nos parâmetros da competição mas não achei.Quanto a como ele seria poderia ser como a do link: http://en.wikipedia.org/wiki/Red%20Bull%20Air%20Race%20World%20Series

Fiz esta predefinição:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Info/Liga_esportiva

Penso que sirva para ser utilizada competição em particular e para outras ligas/competições (ex: NFL, NHL, NBA, etc)

Não a testei ainda. Teste e depois diga qualquer coisa aqui. Cumprs. Lijealso ? 13:59, 11 Maio 2007 (UTC)

Não se esqueça de assinar as suas mensagens. No fim de cada mensagem que enviar numa discussão, coloque:

~~~~

Lijealso ? 14:01, 11 Maio 2007 (UTC)

Um exemplo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Bull_Air_Race_World_Series

Lijealso ? 14:20, 11 Maio 2007 (UTC)


Sugestão e dúvida sobre direitos de autor de tradução[editar | editar código-fonte]

Primeiro acho que não tem muita lógica chamar a esta secção "café dos novatos" pois quem é que não tem, desde usuários aos administradores, dúvidas aqui e ali sobre a edição da wikipédia e terão sempre. Por isso se devia chamar apenas ´café das dúvidas de edição' Esse nome "café dos novatos" é ridículo e pretencioso por parte dos administradores e de outros que dominam melhor a edição da wikipedia. Parece praxe de universidade! Caiam na real.

Depois, queria saber se uma pessoa realizar na wikipedia uma tradução literal (ou quase literal) de um artigo de uma Língua para outra tem de mencionar a referência ao artigo original.


Ainda outra coisa que que é só para atestar minha ideia, mas que já vi pela internet alguns dizendo o contrário"
Sempre que reproduzo um artigo (ou parte dele) da wikipedia noutro lugar fora da wikipédia tenho de fazer referência à wikipédia. Correcto, não?
Acho que vocês deviam por isso em destaque na homepage da Wikipedia pois como sabem são milhares e milhares os que reproduzem ipsis verbis artigos da wikipédia e não citam, expressando, a meu ver mal, que não é necessário no caso da wikipédia. Até um dia eles podem processar a wikipédia ou um dado usuário dizendo que afinal o artigo original era deles e não da wikipédia, quando afinal seria o contrário!!

Obrigado --Fernando vilarinho 16:07, 11 Maio 2007 (UTC)

Prezado Vilarinho: pretensioso talvez seria julgarmo-nos menos experientes, em não o sendo. Este é um espaço para novatos, sim, para as dúvidas elementares. A respeito de tradução, para os mais experientes e que tenham dúvidas, existe o Café dos tradutores. Como, entretanto, veio a expor aqui, vamos à resposta: recentemente a comunidade decidiu que, mesmo para os verbetes traduzidos de outra wiki (e não de outros sítios externos) é mister que sejam colocadas as respectivas referências contidas no original - sob pena de o verbete, aqui, ser considerado sem fiabilidade. A tradução, porém, é livre, até porque os textos são colocados em domínio GNU.

Quanto a outros sítios eventualmente copiarem a Wikipédia, isso está cada vez mais comum. A nosso favor, entretanto, temos algo que os demais terão que provar: o fato de terem publicado antes daqui o conteúdo. O que, vamos convir, torna-se bastante difícil, uma vez que cada edição feita fica automaticamente registada no histórico de cada verbete.

Entretanto, nunca vi ninguém não reportar-se à fonte, quando esta é a wiki. Já vi, sim, num sítio médico, alguém alegar para si os direitos de autoria de uma tradução feita da en:wiki. Mesmo isto, creio, não seria possível - posto que a licença GNU dos textos abrangem todas as versões dali oriundas. Conhecer ¿Digaê 00:14, 12 Maio 2007 (UTC)

obrigado pela informação. Mas então se eu tiver uma dúvida geral (transversal, que não seja nem de humanas, nem de exactas, nem de biomédicas,...) então aonde coloco essa dúvida? Sim, na verdade, não existe nenhum ´café´ de dúvidas gerais, mesmo que sejam mais complexas, e sobra claro para este café.

Isso de quem escreveu 1º é mais complicado do que refere. Por exemplo eu poderia agora copiar um artigo qualquer da wikipedia, publicá-lo num blogue, atribuir a autoria à minha pessoa e colocar-lhe a data de edição que quisesse, até podia colocar 12/Dezembro/2000, antes da wikipédia ter surgido.--Fernando vilarinho 22:19, 13 Maio 2007 (UTC)

Já agora podem-me informar se na Wikipédia versão inglesa também obrigam a citar a referência quando o artigo é traduzido da Wikipédia noutra Língua.

Renomear artigo[editar | editar código-fonte]

Oi, como faço para renomear um artigo? Grato Emanueljoab | Heяói da Ação msg 02:26, 12 Maio 2007 (UTC)

  • Primeiro, certifique-se de que não há outro verbete com o nome que pretende. Depois, veja se não existem redirects para o verbete que pretende mudar. Se houver, edite-os depois para redirecionarem à nova página; finalmente, clique na aba superior mover. Na janela que surge, digite o novo nome. Agora, basta salvar. Mais detalhes em guia de edição e, mais especificamente, em Guia Prático/Redireccionar páginas. Conhecer ¿Digaê 05:48, 12 Maio 2007 (UTC)

Edição difícil: Recursos HTML[editar | editar código-fonte]

Como eu coloco as funções que as tags HTML " <a name="coisa"></a> e <a href="#coisa">Veja coisa</a> " fazem em um artigo na wikipédia? Estou editando uma tabela "wikitable sortable" que tem mais de 400 linhas e queria usar esses recursos para chegar por exemplo à 200ª linha. --Master 23:04, 13 Maio 2007 (UTC)

Para chamar uma outra secção do artigo fazer:

ir para 1ª secção desta página

código do exemplo acima:

[[Wikipedia:Café dos novatos#Proteger página de usuário|ir para 1ª secção desta página]]

Formato: [[artigo#secção|nome alternativo]]

Lijealso ? 15:57, 15 Maio 2007 (UTC)

Não é exatamente isso. Em uma tabela grande eu não posso marcar o lugar para ir criando uma seção. Preciso de algo que não aparece no artigo como a tag de HTML <a name>. --Master 03:33, 17 Maio 2007 (UTC)

O equivalente ao <a name="linha200"> é <cite id="linha200">. Portanto só tens de usar:
[[#linha200|ir para a linha 200]]
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 <cite id="linha200"></cite> Esta é a linha 200

--Lgrave ? 11:33, 17 Maio 2007 (UTC)

Obrigado, é isso mesmo. --Master 23:05, 19 Maio 2007 (UTC)

Fotos no Commons[editar | editar código-fonte]

  • Oi, coloquei algumas fotos no Commons e estou recebendo algumas mensagens pedindo para falar sobre a origem das fotos. Porém estas fotos são de domínio público,tiradas de páginas da internet de amadores. Nenhuma delas tem logo marca de ninguém. E tenho-as ha tanto tempo que nem me lembro dos sites.

Mas mesmo assim queria saber como faço pra colocá-las como domínio público. O Commons é todo em inglês e eu estou me perdendo pra poder fazer este processo. Aguardo retorno. Patrícia Carvalho 16 de Maio 2007, 16:51hs (UTC)

Olá,
É mesmo imprescindível colocar a fonte das fotos. Imagens retiradas da internet, que não tenham qualquer menção sobre o seu copyright, estão por defeito sob copyright dos autores (sejam eles quem forem) e não podem ser carregadas no Commons. Pode ler mais em Commons:Licenciamento. Você pode também colocar as suas dúvidas na Esplanada do Commons em português :). Qual é o seu nome de usuário lá? Eu posso dar uma olhada nas imagens e ver no que posso ajudar (eu tenho o mesmo nome de usuário no Commons). Boas contribuições! PatríciaR msg 21:26, 16 Maio 2007 (UTC)
Pequena observação: mesmo para as imagens que sejam realmente de domínio público é obrigatório mencionar a fonte de origem, servindo como referência bibliográfica para que as pessoas de outros países (ou seja, acostumadas com outras legislações) entendam o que se passa com a imagem. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 21:32, 16 Maio 2007 (UTC)
  • Nota: em tese, nenhuma dessas imagens alheias podem ser consideradas em domínio público, apenas por serem anônimas. Note que apenas material próprio pode ser assim disponibilizado! A menos que os verdadeiros autores procedam à devida autorização, não temos o direito de falar em seus nomes. Tais imagens, portanto, serão deletadas, justamente por não trazerem a autoria e disponibilização respectiva... Conhecer ¿Digaê 11:09, 17 Maio 2007 (UTC)


Uma dúvida...[editar | editar código-fonte]

'''Queria tirar uma dúvida! Para ad² uma página na Wikipédia, explicando sobre algo, é preciso o que? Ela é publicada automaticamente?

Beijos!

Paulinha ♥o comentário precedente não foi assinado por Paulinha96 (discussão • contrib.)

Sim. Só que chamamos editar um artigo. também não utilizamos as abreviações do MSN, utilizamos a Língua Portuguesa. E note também que o artigo pode ser removido se não estiver de acordo com as políticas da Wikipédia. A edição pode ser vista imediatamente.-- Jo Lorib d 22:52, 18 Maio 2007 (UTC)

Alguém saberia me dizer o que está errado com Usuário:Laobc/monobook.js? Não notei qualquer mudança após editar essa página. Desde já obrigado. Abraços, Laobc 02:14, 19 Maio 2007 (UTC)

Deu um refresh no seu browser? (Ctrl-F5) ou (Ctrl-Shift-R) Alex Pereirafalaê 02:19, 19 Maio 2007 (UTC)
Obrigado! Tinha dado várias vezes e nada, mas agora funcionou! Laobc 02:20, 19 Maio 2007 (UTC)

xxx páginas modificadas desde a data limite[editar | editar código-fonte]

Embora não seja exatamente um novato, não encontrei lugar mais adequado para perguntar.

Será que algum wikipedista mais bem informado poderia me revelar o significado da obscura frase "280 000 páginas modificadas desde a data limite" que existe no início da página "artigos vigiados"? -- Edusilva msg 15:24, 19 Maio 2007 (UTC)

  • Esta pergunta já está há um bom tempo aqui, sem resposta, e parece que o mistério vai continuar. Eu não faço a menor idéia do que seja.-- Jo Lorib d 09:00, 23 Maio 2007 (UTC)
Em princípio é o número total de edições na Wikipédia no período de tempo que se define na lista de artigos vigiados. Ou seja, se escolhermos a opção "1 hora" onde aparece Ver últimas 1 | 2 | 6 | 12 horas - 1 | 3 | 7 dias - todas é mostrado 1 666 páginas modificadas desde a data limite o que quer dizer que na última hora ocorreram em média 1666 edições, não nos artigos da lista de vigiados mas em todos os artigos. Resta saber como é determinado este número e com que actualização, uma vez que os valores que obtive parecem estar errados. Nos últimos 7 dias dá um total de 280 mil edições, enquanto que a média mensal dos meses anteriores ronda esse mesmo valor. Mosca 09:40, 23 Maio 2007 (UTC)

Quadro com informaçoes:[editar | editar código-fonte]

Como faz isso!?o comentário precedente não foi assinado por Banksrapid (discussão • contrib.)

Você quer criar um quadro ou inserir um já existente em um artigo?Lechatjaune msg 21:05, 21 Maio 2007 (UTC)

Questão sobre mensagem[editar | editar código-fonte]

Olá. Um dos usuários deixou uma mensagem na minha discussão mas não tenho como me comunicar com ele, porque não há como deixar mensagens na página de discussão dele (!!). Assim, eu queria que alguém me explicasse o que ele quis dizer com a mensagem seguinte: Lamento por novamente se colocado uma msg em sua página, mas coloquei os interwikis em Arte helenística. Melhor do que colocar uma chamada para a wiki em inglês na secção veja também. Coloquei o nosso link na página em inglês. Abraços.--OS2Warp msg 18:40, 20 Maio 2007 (UTC).

Isso significa que não é recomendável colocar links para a Wikipedia em inglês?? E por que não? Não seria bom que existisse um link para lá para que as pessoas possam obter mais informações se quiserem??

Obrigado :) o comentário precedente não foi assinado por Acdallago (discussão • contrib.)

Não se esqueça de assinar as suas mensagens com 4 "~", assim saber-se-á quem colocou a questão e quando. Se clicar sobre o nome do utilizador que lhe deixou essa mensagem verá que consegue aceder à página de discussão dele(a ligação é Usuário Discussão:OS2Warp). Ele explicar-le-á certamente o que se passa (devem-se colocar interwikis para outras wikipédias só que há um local apropriado para isso). Cumprimentos, António 19:15, 20 Maio 2007 (UTC)


Correlatos, Wikiquote[editar | editar código-fonte]

Oi, como faço para colocar no menu de um artigo, um link para a Wikiquote? Abraços.

Emanueljoab | Heяói da Ação resp. 23:41, 20 Maio 2007 (UTC)

Para colocar uma ligação para o Wikiquote, use o comando:

Já o avisei em sua página pessoal.--OS2Warp msg 01:52, 21 Maio 2007 (UTC)

Página de usuário Imprópria[editar | editar código-fonte]

A página do usuário Brunosetti, tem conteúdo impróprio. Pode-se colocar ER20 ? Carlos MSG 22:37, 22 Maio 2007 (UTC)

Pode sim, tanto que eu mesmo já o fiz. As páginas de usuário também estão sujeitas às políticas da Wikipédia. E já bloqueei o usuário, pela inserção de ofensas a outrém, além do palavreado chulo. Alex Pereirafalaê 01:00, 23 Maio 2007 (UTC)

Onde foi que eu errei?[editar | editar código-fonte]

Colegas, por que me cortaram em http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Predefini%C3%A7%C3%A3o%3AEventos_atuais&diff=6169698&oldid=6169667 ? Breno Rocha 16:01, 24 Maio 2007 (UTC)

Você deve ter observado que, na seção Eventos Recentes, consta o seguinte texto:
Esta página é um compêndio de informações destinado a exibir o que acontece na Wikipédia e no mundo todo, com as devidas ligações para artigos, de maneira a expandir o entendimento dos assuntos. Sinta-se à vontade para adicionar uma notícia ou facto corrente no mundo ou um evento da Wikipédia. Consulte também os artigos de eventos actuais.
A realização das semi-finais da Copa do Brasil não é um evento mundial. Aliás, muita gente no Brasil nem dá importância ao torneio. Lá, colocamos apenas notícias de relevância mundial. No futebol, por exemplo, resultados finais dos maiores campeonatos. Quando da final decidida da Copa do Brasil, aí sim, poderá figurar na seção Eventos Recentes.
Amplexos e boas contribuições. Alex Pereirafalaê 16:23, 24 Maio 2007 (UTC)

Oi galera, estou chegando agora aqui no Winkipédia, e gostaria de saber como é que se cria, edita ou se mexe em um texto. Se puderem me responder agradeço. Abração a todos!

--Rafinha o kra 16:53, 24 Maio 2007 (UTC)RAFINHA O KRA 24/05/2007 14:01

Olá Rafinha. Bem vindo à Wikipédia. Para aprender tudo isso, clique na opção "minha discussão" e leia a mensagem de boas vindas que deixaram lá nessa sua página. Faça o tutorial. Verá que aprende num instante. Pode também inscrever-se no Programa Tutoria, para ter acompanhamento por parte de um usuário experiente. Alegre Ahh e evite escrever em maiúscula ... é que parece que tá gritando, hehe! Bom trabalho e boas contribuições. Belanidia Msg!!! 17:11, 24 Maio 2007 (UTC)

bom, eu editei esta template, e queria saber como colocar outra cor ao invés do branco, dentro dela.Alguém me responda o + rapido posivel --Lks Brandão 22:38, 24 Maio 2007 (UTC)

Seria isto que você procura <font color="yellow"> Amarelo </font>? Há uma tabela de cores também.-Lechatjaune msg 01:27, 25 Maio 2007 (UTC)

A historia da televisao[editar | editar código-fonte]

Ola! Eu tou a fazer um trabalho sobre a história da televisão e queriamos alguma imformação. Obrigado --Francisco S. 14:43, 25 Maio 2007 (UTC)

Você pode começar par televisão e, depois, seguir ligações como televisão em Portugal ou televisão no Brasil. O site (não relacionado ao projeto Wiki) tv history pode vir a ser útil. Ficaremos felizes, se após sua pesquisa concluída, você voltar para colaborar no Wikipédia enriquecendo o verbete televisão. Lechatjaune msg 13:27, 27 Maio 2007 (UTC)


Carga Tributária no Brasil[editar | editar código-fonte]

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória,em moeda ou cujo valor nela se exprima, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em leio e cobrada mediante atividade vinculada. Estão distribuídos em cinco espécies : impostos, taxas, constribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e controbuições sociais. Vale destacar que o Governo arrecada de acordo com os princípios de tributação, a saber:eficiência econômica, equidade e justiça social, simplicidade administrativa, etc. Assim, ele terá que escolher a melhor combinação dentres os princípios, permitindo alcançar o nível de arrecadação desejada.o comentário precedente não foi assinado por Saumíneo (discussão • contrib.)

Isto seria uma correção ao verbete tributo? Não tenho conhecimento em direito tributário, se você tem, sinta-se a vontade para melhorar o verbete. Ou use a página de discussão do mesmo (veja as abas acima do texto). Lechatjaune msg 13:33, 27 Maio 2007 (UTC)

Barras de navegação[editar | editar código-fonte]

Olá. Gostaria de saber como eu procedo para fazer uma nova barra de navegação, no rodapé da página? Obrigado. Felipe1219859 01:57, 27 Maio 2007 (UTC)

  • Prezado: uma "barra de navegação" de rodapé pode referir-se a diversas situações... primeiro, ali há um espaço destinado às categorias, e isto é feito colocando-as ao fim do texto; segundo, existem infoboxes que são inseridas mediante o uso de predefinições relativas a vários verbetes. Neste último caso, o que se tem de fazer é descobrir qual o "atalho" que gera a infobox, editando um verbete que já a contenha e copiando a tag; esta vem em forma de predefinição, ou seja, entre chaves, como neste exemplo {{infobox de exemplo}}.

Pode, também, estar à procura de Wikipedia:Livro de estilo/Notas de rodapé...

Se não for isto a que se reportou, seja mais específico, cite o verbete e o que pretende colocar como "barra de navegação". Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 15:02, 27 Maio 2007 (UTC)

Como publicar um título e seu conteudo?[editar | editar código-fonte]

Amigos, estou irritado porque nõa estouconseguindo publicar um "titulo, como fazer, mas isso já nem interessa muito, quero que seja mais simples esta Wikipédia, mais direta, com palavras mais conhecidas, sem rodeios em cafés, com cafés , mas sem precisar aprender demoradamente ali como publicar um verbete, aqui tudo parece complicado, e tudo é complicado. Aonde fica a padaria Margarida'? "É smples". Fica na Rua Verde, N. 45. Mas aonde? "Olha voce pega a Rua tal, depoi de 3 quadras vira a direita deopois a esquerda e sobe 5 quadras e vira no segubdo farol a direita e e ali". "É simples". prá quem conhece. então mesmo aborrecido e estressado, eu peço: como faço para inserir um verbete e seu conteúdo e fotos e desenhos?o comentário precedente não foi assinado por 201.31.44.118 (discussão • contrib.)

Primeiro verifique o se artigo já não existe. Caso não exista escolha um nome para o seu verbete. Digite este nome na busca. Você vai ver uma tela dizendo que o termo não foi encotrado. Olha logo abaixo do título, tem uma frase que diz: Você pesquisou por "nome_do_artigo". Clique no link "nome_do_artigo" em vermelho. Agora, escreva o seu texto. E salve a página. Se preferir, leia este tutorial.
Sobre as imagem, veja esta página.
Qualquer dúvida, pergunta. Um abraço, Lechatjaune msg 02:44, 31 Maio 2007 (UTC)

Coloquei VDA no artigo Xuxa em Abracadabra utilizando {{SUBST:VDA3}}, mas ao salvar não aparece a referência ao link [3]. O que é que se passou ? Carlos MSG 22:29, 28 Maio 2007 (UTC)

costuma acontecer quando o link externo tem o sinal de igual (=) no endereço. Normalmente resolvido, se se utilizar o formato {{predefinição|1=link_externo_com_sinal_de_igual|.... Lijealso ? 22:33, 28 Maio 2007 (UTC)

Já ficou resolvido, obrigado. Carlos MSG 22:39, 28 Maio 2007 (UTC)


Carregamento de imagens[editar | editar código-fonte]

Pretendo carregar uma imagem em um artigo. Escrevi à pessoa que detém os direitos autorais pedindo que mande um e-mail para permissions-commons@wikimedia.org e utilizando o modelo encontrado em http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Modelo_de_mensagem. Feito isso, a imagem estará pronta para carregamento? Editor07 discussão

  • Siga o exemplo do Menino Maluquinho - olhe como foi feito aqui. Se, ainda assim, persistir a dúvida, leve a questão ao Commons, que é o destino do ficheiro. Conhecer ¿Digaê 04:28, 1 Junho 2007 (UTC)
Eu pedi para a pessoa mandar aquele modelo de e-mail para o Commons.201.47.209.204 19:17, 1 Junho 2007 (UTC)

Eu gostaria de adicionar algumas imagens, que eu fiz e que gostaria de usar pra ilustrar. Mas elas não são registradas. Será que corro o risco de ter minhas imagens "roubadas" e usadas por outros e para outros fins? o comentário precedente não foi assinado por Emilhete (discussão • contrib.)

  • Ao adicionar imagens, automaticamente pede-se que as mesmas sejam feitas para uso livre - assim como os textos. O uso, portanto, via de regra, passa ao domínio da wiki, sob a licença GNU. Outra forma seria a de transferir, mediante a autorização de licença para reprodução livre, desde que citada a fonte; mas não há como controlar seu uso. Este, em essência, o sentido de Enciclopédia livre, que está inerente na wiki. Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 04:25, 1 Junho 2007 (UTC)

Correção de artigo[editar | editar código-fonte]

Prezados:

Introduzi diversas correções no artigo "Transparência Brasil", mas elas não apareceram na versão publicada. Como é que se faz isso? Agradeceria se alguém esclarecesse (e-mail abaixo).

Claudio Weber Abramo Diretor executivo Transparência Brasil crwa@transparencia.org.br o comentário precedente não foi assinado por 202.175.74.162 (discussão • contrib.)

  • Vou dar uma olhada. Contudo, gostaria de, se for mesmo quem diz ser, que por gentileza, se puder, coloque outras informações em o verbete do Fúlvio Abramo - uma vez que ali faltam dados elementares segundo o Livro de estilo/Biografias. Conhecer ¿Digaê 04:15, 1 Junho 2007 (UTC)
  • Como se pode ver no histórico do verbete, nenhuma alteração foi salva por vosso IP - isso possivelmente tenha ocorrido por algum problema na conexão, ou mesmo durante algum bug do sistema. O fato foi que não houve salvamento de nenhuma alteração - tal como ocorreu ao deixar aqui este comentário. A solução é que tente novamente editar o verbete. Se utilizou do recurso "mostrar previsão", pode inclusive recuperar o trabalho feito: as páginas ficam armazenadas em cache no computador. Para fazer isso, selecione a opção "off-line" do navegador, clique no histórico das páginas visitadas e abra a edição perdida. Depois, coloque "on-line", faça uma previsão (para conectar-se com a wiki) e salve... Conhecer ¿Digaê 09:10, 2 Junho 2007 (UTC)

Pontos na pagina mudancas recentes[editar | editar código-fonte]

Tava dando uma olhada na pagina mudancas recentes,e vi que em todas as mudancas tinha um parenteces com numeros positivos ou negativos.Isso eh algum tipo de pontuacao? Se for,pra que serve? Obrigado! Guido*HP* Bate-Papo 22:19, 1 Junho 2007 (UTC)

Os números representam os caracteres (ou informação), adicionados (+) ou subtraídos (-) ao artigo. Carlos MSG 22:50, 1 Junho 2007 (UTC)

Requerimento de userbox[editar | editar código-fonte]

Após fazer uma userbox eu requeri que ela fosse inclusa em uma categoria junto com as outras, mas o link dela está em vermelho como se não houvesse userbox. Eu não entendi muito bem como se faz par avisar que se fez uma userbox e nem entendi por que o link da minha está em vermelho. Tenho que esperar alguem aceitar o requerimento ou é automático? será que alguem poderia me tirar essa dúvida?

Obrigado,

Jorge Eduardo Guimarães 16:28, 3 Junho 2007 (UTC)

Você poderia citar qual a userbox? Coloque um link, assim, facilita na resolução ou condução do problema. Obrigado. Alex Pereirafalaê 16:58, 3 Junho 2007 (UTC)

Ahh! brigado, :), mas eu já resolvi o problema, é que eu não sabia que tinha que criar uma página com a userbox e categorizá-la, mas agora já tá tudo certo. ela tá no lugar certo e categorizada.. mas de qualquer forma obrigado pela atenção!

Atenciosamente,


Jorge Eduardo Guimarães 19:18, 3 Junho 2007 (UTC)


página de usúario[editar | editar código-fonte]

Hola todos, Gostaria de melhorar a minha página de usúario, se é que se pode. Pesso alguma pessoa que me possa ajudar o dar-me alguma informação. Obrigada, ines (4-6-2007)o comentário precedente não foi assinado por Ifreitasg (discussão • contrib.)

Entrarei em contato pela sua página de discussão.Lechatjaune msg 03h08min de 5 de Junho de 2007 (UTC)


Em primeiro obrigada

Gostaria de por alguma foto, alguma informação minha

Uma vez mais obrigada,ifreitasg, 8-6-2007

ESPERO SER BEM RECEBIDO NESSA COMUNIDADE. SOU ESPECIALISTA EM CIÊNCIA POLÍTICA, BRASILEIRO, PERNAMBUCANO, PESQUISADOR SOCIAL E NESTE CAFÉ, ESPERO ADESÃO DOS DEMAIS AMIGOS. NO PROXIMO BLOCO, PRETENDO EMITIR UM ARTIGO SOBRE CORRUPÇÃO NO BRASIL. ABRAÇOS A TODOS. o comentário precedente não foi assinado por LUCIANO DA SILVA OLIVEIRASEGUNDO (discussão • contrib.)

Boa tarde,
  • Costumamos, via de regra, bem receber os colaboradores. Note que temos diversas diretrizes a nortear as edições - a maioria e as principais linkadas em a mensagem de boas-vindas que recebeu. Entretanto, seguem algumas orientações básicas:
  1. Cuidado com a tecla Caps Lock. O uso de maiúsculas, no ambiente virtual, denota que a pessoa está "falando alto" ou até mesmo gritando...
  2. Assine sempre as vossas mensagens (nunca os verbetes por si criados ou alterados), com a fórmula automática de 4 tiles: ~~~~.
  3. Procure, antes de criar novos verbetes, saber sobre aquilo que já existe e pode ser melhorado. Veja, nos outros verbetes, quais as formatações usadas; treine antes; use o botão mostrar previsão, para revisar e só depois salvar.
  4. Na criação de novos verbetes, veja se o assunto a tratar não se trata de pesquisa inédita - mesmo bem fundamentada, como sóe ocorrer nas obras acadêmicas, o espaço para a publicação de tais trabalhos não é neste projeto, mas noutro: o wikilivros.

Esperando haver feito os devidos esclarecimentos, reiteramso as boas-vindas. Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 18h48min de 5 de Junho de 2007 (UTC)

traduções desencontradas[editar | editar código-fonte]

Notei que a página em inglês da wikipedia de Stucco remete para a página em português de Reboco

e que a página portuguesa de Estuque remete para a página em inglês Stucco

A segunda está certa, pois a tradução de Stucco é Estuque

A tradução de Reboco é mais complicada, porque é referente uma família de materiais... Vi em grout e mortar, mas não aconselho para já uma solução.

Poderiam dizer-me como começar a resolver este problema?

obrigado

--ManlR 00h04min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

Estas ligações são feitas por intewikis, veja aqui uma explicação.Lechatjaune msg 03h50min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

INFORMAÇÕES[editar | editar código-fonte]

ALGUÉM CONHECE O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÃO -EM PERNAMBUCO o comentário precedente não foi assinado por ANTONIO CARDOSO DOS SANTOS (discussão • contrib.) 18h00min de 6 de Junho de 2007

Será que procura Vitória de Santo Antão? Entretanto tem de mandar arrajar o seu teclado pois a tecla Caps-Lock deve estar presa. --Lgrave ? 19h50min de 6 de Junho de 2007 (UTC)


Eu nao entendo .... sempre que quero editar alguma coisa nao consigo. Pois é aberto um ficheiro para fazer download. Contudo se eu venho aqui reclamar já é possível escrever e editar o que estou a escrever... que se passa ? Livre333 o indomável 19h12min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

Eu estou com este problema muitas vezes ....... SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOo comentário precedente não foi assinado por Livre333 (discussão • contrib.)

Insistência em inserir informação sem qualquer fontes[editar | editar código-fonte]

Ultimamente surgiu uma complicação editorial no artigo Piper Malibu. Reparei que havia um excerto do texto que não só soava terrivelmente a folheto de propaganda como também não era suportado por qualquer fonte. Como a wikipédia só deve guardar informação verificada, eliminei essa parte e acrescentei a pré-definição de "carece de fontes". Apesar disso o utilizador que contribuiu a propaganda insiste em voltar a adicionar a informação, recusando-se a apresentar qualquer fonte que apoiassem a afirmação. Como se a situação não fosse suficientemente má, a discussão sobre esse assunto já deu pro torto.

Pessoalmente não me parece que marketing daquele tenha lugar na wikipédia mas o problema aqui é a recusa total de apresentar uma única fonte, insistindo na reversão da correcção insistentemente. Por isso, que mecanismo é possível accionar para evitar que reversões pró-propaganda continuem a ter lugar? --Mecanismo 15h47min de 10 de Junho de 2007 (UTC)

pessoal, estava dando uma fuçada na wiki em inglês, e encontrei o wikiprojeto extinção.achei que nos poderiamos fazer um tambem em portugues.quem estiver disposto a me ajudar nisso, envie uma mensagem pra mim o quanto antes.--Lks Brandão 20h26min de 10 de Junho de 2007 (UTC)

  • Bem, Lucas, o local apropriado para levar ao conhecimento da Comunidade assuntos de interesse geral é a Seção de Anúncios da Esplanada. Seria, ainda, interessante, que colocasse o link do projeto, para aqueles que se interessarem possam saber do que se trata. Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 14h04min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

Criar página[editar | editar código-fonte]

Prezados amigos da Wikipedia! Estou tendo muita dificuldade em criar uma página para a minha loja. Gostaria de colocá-la na categoria moda e criar uma subdivisão chamada moda masculina. Uma palava chave importante para mim é Franquia. Porém não estou obtendo êxito, uma vez que a minha página já foi votada para ser excluída. O texto que inseri é de minha autoria e gostaria da ajuda de vocês para que a minha loja apareça na Wikipedia. ([[4]]) Meu nome é Gisela Lera. Obrigada pela atenção.

  • Gisela Lera, o problema todo é que a Wikipédia não é o local certo para você divulgar sua loja. Não aceitamos publicidade aqui e a página será removida quantas vezes for colocada. Por favor não insista.-- Jo Lorib d 16h41min de 10 de Junho de 2007 (UTC)

Olá Jo Lorib, o meu objetivo não é divulgar a marca. Eu simplesmente gostaria que ela aparecesse na pesquisa de marcas para vestuário e franquias. Um texto neutro, como os da Colcci, Hering e etc que aparecem na Wikipedia. A foto da loja foi colocada por total inexperiência. Você pode apagar tudo o que coloquei até agora e me dar uma ajuda para que eu faça da forma correta? Atenciosamente, Gisela

  • Esta discussão me fez criar algumas questões. Qual é o limite tolerado para ser aceito na Wikipédia? Qualquer nome de marca pode ter um artigo editado? Assim como a Gisela citou, marcas comoHering, Colcci, Gucci são permitidas. Quais marcas não são aceitas? Existe alguma regra clara sobre isso? Do mesmo modo, como permitir ou não um artigo descrevendo um hotel ou pousada. Por exemplo o Hotel Copacabana Palace pode ter um artigo editado em função de sua importância histórica? Outros hotéis, famosos possuem a mesma permissão. E um hotel ou pousada menos famoso, poderia ter um artigo na Wikipédia? Quem souber definir exatamente ou indicar onde esta informação esteja disponível, agradeço.--Tarlenton
  • O meu ponto devista:
  • Sabemos que a Wikipédia possui artigos de diversas marcas, e a existência destes artigos não divulga a marca, pois somente é alcançada quando pesquisada. O que não deve ser permitido é enviar tráfego para estes artigos. Ou então enviar tráfego para um restaurante quando o usuário digita restaurante italiano por exemplo. Porém acredito que não exista problema em descrever o que é, ou como funciona, ou de que se trata uma marca. Muitos exemplos estão disponíveis: MorumbiShopping, Pão de Açúcar (supermercado), Casas Bahia, etc...--Tarlenton 08h06min de 12 de Junho de 2007 (UTC)
  • O pecado original de Gisela foi que ela mesma escreveu o artigo, perde a imparcialidade. Os artigos, p.ex. sobre o Pão de Açúcar não foram feitos pelo Abílio Diniz, se baseiam em fontes, textos de jornais e revistas, essas empresas grandes são conhecidas, notórias. A loja dela não é. Quando for alguem vai fazer um artigo aqui. Como a própria diz: Eu simplesmente gostaria que ela aparecesse na pesquisa de marcas para vestuário e franquias, ou seja, que o alto índice de visitas da Wikipédia eleve o page-rank do sítio de sua loja. O nome correto disso é promoção. Peço novamente que não tente fazer isso aqui. Tarleton, o limite são os principios da Wikipédia, um artigo escrito pelo próprio interessado nunca será imparcial, usa uma fonte primária, é pesquisa inédita etc.-- Jo Lorib d 10h15min de 12 de Junho de 2007 (UTC)


Contribuiçao para complementar uma obra já editada[editar | editar código-fonte]

Estou entrando agora para a wikipédia, a muito venho sempre lendo os artigos e tenho gostado muito. Sou também um papiloscopista e ao consultar sobre o assunto notei que os artigos estão muitos vagos e gostaria de contribuir aumentando as informações existentes e gostariade saber como??? Realmente esta é uma pergunta de novato, mais gostaria muito de melhorar esse que para mim tem sido um local importante para a busca de informações e aumento de conhecimento. o comentário precedente não foi assinado por Stweslley (discussão • contrib.)

Caro Stweslley, mais uma vez bem-vindo à Wikipédia. Deixe-me só sugerir-lhe que assine sempre as suas mensagens com 4 tils (~~~~), assim o seu nome de usuário aparece automáticamente. Para contribuir, não só na sua área profissional, como em qualquer artigo, basta escolher a aba "editar" no cimo de cada artigo, e introduzir o seu texto, ou alterações que desejar; seguidamente carregue no botão "Mostrar previsualização", lá em baixo, para ver como ficou o seu texto; e por fim, carregar em "Gravar a página". É simples ! Se precisar de mais ajuda, é só contactar-me. Cumprimentos, Carlos MSG 19h42min de 12 de Junho de 2007 (UTC)


Por imagens em tópicos[editar | editar código-fonte]

Bom dia, eu ando a pensar em saber como se põe imagens em tópicos na wikipedia, e solicitava ajuda para o fazer Portanto alguém me pode ajudar? o comentário precedente não foi assinado por Nasa1733 (discussão • contrib.)

Acredito que sua dúvida possa ser uma das duas citadas:
  • Você deseja inserir uma imagem de algum outro lugar que não a Wikipedia para uso na mesma.
Se for este o caso, todas as imagens disponíveis na wikipédia devem ser enviadas ao Commons. Verifique aqui um guia prático pra poder mandar imagens.
  • Você deseja inserir uma imagem que já se encontra no Commons para algum artigo
Neste caso, use o código [[Imagem:<nomedoarquivo + extensão>|<descrição da imagem>]] . Por exemplo, o código [[Imagem:To validate.png|Exemplo]] adiciona isto: Exemplo. Para maiores e mais completas informações neste caso, verifique Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens.

Garavello 19h10min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Olá pessoal, estou procurando ajuda com algumas imagens para formar uma pág.[editar | editar código-fonte]

Olá gente nova da Wiki... será que vocês podiam me ajudar numa nova página que quero escrever? é sobre a Máfia Brasileira, eu só preciso de uma ou outra imagem dos capos, se possível, eu mando o nome deles OK?

Ah e se alguém for me ajudar, e saber algo sobre ela, também agradeceria, certo??

Agora me ajudem: o meu link não está em azul, ele "diz" que o nome "Ivandalo" não existe, já outros nomes sim... agora quando eu clico em algo SOBRE minha página, aparece lá tudo bonitinho, as mensagens, o Tutorial...Acontece isso com alguém? E se possível, me ajudem com isso ou me indiquem algum "tutor" legal pra me socorrer, OK?

Opa, só pra lembrar, eu esqueci a assinatura.. ehehe..

--Ivandalo "Russo" 22h33min de 12 de Junho de 2007 (UTC)

  • Que máfia? Ao que me consta temos várias... aqui, entretanto, o termo utilizado é "crime organizado", passando a idéia de que não são interligadas as diversas "organizações". Quanto à questão de fotos, seja de quem forem, apenas aquelas disponibilizadas no Commons podem ser aqui usadas.

Finalizando, vossa página de Usuário não é a página de discussão. Note que todos as páginas wiki têm uma página principal e uma para discussão. Veja, no meu caso, a diferença: página de usuário e de discussão. A primeira é editada por mim, falando um pouco de quem sou. A seunda é como os demais falam comigo.

Só a título de curiosidade: Ivandalo é nome mesmo? Abraços, Conhecer ¿Digaê 16h52min de 13 de Junho de 2007 (UTC)



É Ivandalo é memso o nome, mas no Brasil memso eu quero ver uma que controla os "cassinos"(se é que podemos chamar aquilo de cassinos) e seus líderes... Já tenho aqui em casa o que preciso para editar essa "Máfia"... A nossa foi feita de fugitivos da Itália e EUA pra cá... Muitos deles eram foragidos da Guerra de Corleone... alguém tem uma idéia do que estou falando?? --Ivandalo "Russo" 22h56min de 14 de Junho de 2007 (UTC)


Antropologia da Imagem[editar | editar código-fonte]

Olá, meu nome é Fabiola e gostaria que pudessem auxiliar-me. Estou querendo criar uma página sobre Antropologia da Imagem, já existe uma no wikia, contudo o conteúdo disposto nela refere-se a Antropologia Visual, e os conteúdos das duas áreas são distintos. Queria que esta página a ser criada pudesse relacionar-se ao link do laboratório da Instituição em que estudo. Sou absolutamente leiga nessa linguagem de "hipertextos". Baixei o tutorial e estou lendo com calma, mas como tudo isso é muito novo e estranho pra mim, é claro que terei muitas dificuldades. Já me inscrevi no programa de tutoriamento. Se alguém puder ajudar-me, agradeceria muito. Saudações Fabiola Salgueiro 01h28min de 14 de Junho de 2007 (UTC)

  • Seja muito bem-vinda Fabiola! espero que aproveite bastante o conteúdo da wiki e que ajude-a a se tornar cada vez mais rica em conhecimento. Se você, como entendida no assunto de antropologia, difere antropologia visual de antropologia da imagem, eu posso lhe dizer que existem duas possibilidades: uma, o conteúdo que você achou não está adequado e você poderia corrigi-lo; outra se você sabe da existência desses dois assuntos separadamente então escreva um artigo sobre auqele que não existe ainda na wiki. E com referência ao link da sua instituição você pode criar uma seção no seu artigo chamada "ligações externas" ou pôr em "referências com o seguinte código:
[escreva aqui o site da sua instituição(http://www.suainst.com.br)]

Exemplo: *[http://www.wikipedia.org/ Página oficial] = Página oficial

No exemplo acima existe uma barra após o endereço do site, oq ue você escrever depois da barra é o que aparecerá como link. Ou seja, como tem escrito página oficial, aparece em azul, como link, o nome pgina oficial. Se precisar de mais ajuda é só pedir, ajudaremos com prazer.

Jorge Eduardo Guimarães 02h59min de 14 de Junho de 2007 (UTC)

como acha userbox[editar | editar código-fonte]

Texto em itálico oi eu queria saber onde acho Userbox--nah_rei 01h19min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Imagino que você esteja querendo isso. Brandizzi 14h21min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)

Assuntos de interesses[editar | editar código-fonte]

Estava navegando dentro da winkipedia e notei que podemos personalizar as páginas pessoais e gostaria de saber como colocar assuntos de interesse? São links interessante e bonitos para colocar na página personalizada.Weslley 14h25min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Pode citar um exemplo do que exatamente vc quer? É algo q vc viu em outra página de usuário? Garavello 16h07min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Sim são o que estão no seu Userbox.Weslley 18h22min de 25 de Junho de 2007 (UTC)

Pera, eu não tenho "userbox". O q eu tenho são várias Userboxes, cada uma que lida com um assunto. Vc acha uma lista de userboxes (não sei se realmente é completa) em Wikipedia:Userbox/Listagem completa. Garavello 18h53min de 25 de Junho de 2007 (UTC)


Em algumas predefinições, usamos classes (Ex: class="infobox bordered") para definir como ela sairá ao final. Percebi algum tempo atrás que existem algumas classes (Que deveriam existir para toda a Wikimedia) que só podem ser usadas na Wikipédia Anglófona (Ex: class="messagebox small-talk"). Alguém pode me explicar o porquê e como resolver esse problema? Grato pela atenção.

Maneco Discussão 22h48min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Pode usar links do YouTube?[editar | editar código-fonte]

Anteontem atualizei um artigo e usei alguns vídeos que achei no YouTube, outros que hospedei, pois estavam citados no artigo. Fui alertada e bloqueada (pois dizem que eu insisti e que eu cometi vandalismo, sendo que no histórico do arquivo tem o IP da pessoa que fez isso e dá pra ver que não fui eu - eu sou do Rio, a pessoa é de Campinas e todas as alterações já feitas foi estragando artigos), pedi para alguns amigos entrarem em contato com uma administradora, explicando a situação e meu alerta sumiu e ontem mesmo já podia usar. Aproveitei e reli as regras, onde tem escrito que não posso usar vídeos do YouTube? A pessoa que alertou foi bem clara, disse que esse site muitas vezes cometia pirataria e isso não era permitido aqui, afirmando que o problema era o site (embora eu não estuvesse fazendo pirataria). Li as regras aqui, sei que não pode isso nem propagandas de empresas etc... Mas pode ou não usar YouTube? Outra coisa... Queria usar no mesmo artigo vídeos que eu mesma filmei (o artigo é sobre a dupla Sandy e Junior, tenho mais de 50 vídeos deles que eu filmei e tenho como provar), posso usar em ligações externas? Iria conversar com outras pessoas donas de outros vídeos deles, e caso conseguisse a autorização, tb colocar. Pode botar, como exemplo do trabalho deles? Ahh, os que eu filmei tem meu nome escrito neles, pode usar assim mesmo ou teria que hospedar de novo sem nada identificando? Paulakotouc 15h52min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Há uma política geral na wikipédia de se evitar uso de streaming alheio (em outras palavras, utilizam-se aqui apenas arquivos hospedados na própria Wikipédia ou no Wikimedia Commons). Desta forma, para você inserir um vídeo em uma página, você deverá primeiro carregá-lo no Commons.--g a f M 21h52min de 16 de Junho de 2007 (UTC)
PS: de qualquer forma, filmes como os que você citou fatalmente seriam considerados violação de direitos autorais no Commons, portanto, esqueça qualquer chance de exibi-los aqui.--g a f M 21h53min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Como coloca fotos?[editar | editar código-fonte]

Já li e não achei como faz, se puderem coloquem o link de onde explica ou me ensinem (a foto fui eu que bati, tenho negativo provando - não vou usar imagens com direitos autorais). Paulakotouc 15h54min de 16 de Junho de 2007 (UTC)


Mau entendido[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, Recebi um aviso após ter criado um artigo novo com o seguinte texto: Caro editor, por favor, não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez no artigo "Esquizogênese". Isto pode vir a ser considerado vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.

Eu respondi ao autor do aviso e inclusive enviei o link de onde retirei o contexto usado para criar o artigo, além de que eu segui rigorosamente o guia de edição da wikipedia através da ajuda disponível no site da mesma, mas não recebi resposta alguma. Preciso de ajuda para evitar que uma simples contribuição para a wikipedia vire-se contra mim e eu seja taxado como vândalo. Grato pela atenção.

Merovíngio 17h02min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Aconteceu comigo o mesmo, editei a sessão Carreira do artigo Sandy e Junior, que antes estava incompleto, pulava de 1989 para 2006 e recebi a mesma mensagem... Paulakotouc 17h12min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Isso pode ser erro do usuário que lhes enviaram a mensagem como podem ter inserido informações irrelevantes.

Maneco Discussão 21h25min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

  • No caso da usuária Paulakotouc, não houve nenhum engano. Ela ignorou avisos para usar o botão mostrar previsão e recheou o artigo com links para o Youtube, mesmo depois de avisada ignorou e continuou a fazer. --Fabiano msg 21h30min de 16 de Junho de 2007 (UTC)
  • Descrição do problema

Wikipedia:Café dos novatos - Novato Samaritano estreia-se corrigindo gralhas de usuários na Wikipedia:Café dos novatos. Semi-puto esquece-se de assumir boa fé, ignora normas de conduta, adopta atitude hostil e morde em novato. As gralhas são repostas na Wikipedia:Café dos novatos, pelo semi-puto que vê frustada a tentativa de aliciamento do novato para o seu projecto de «Erradicar erros ortográficos da Wikipédia!». Ver tudo na história da Wikipedia:Café dos novatos entre as 17:53 e as 23:38 de 3 Junho 2007, nas «minhas contribuições» e «minha discussão» do novato e do semi-puto (84 Erros ortográficos).
Atenção: não esquecer de converter as horas todas para o mesmo fuso horário, com hora local = UTC + 1.

  • Partes envolvidas

Usuário:Vapmachado

Usuário:Lgrave

  • Qual a solução que desejaria para o problema

Agradecia que fosse analisado e emitida uma opinião sobre o conteúdo e a listagem temporal dos acontecimentos entre as 17:53 e as 23:38 de 3 Junho 2007, tal como pode ser visto em «minhas contribuições», «minha discussão», página de discussão do outro usuário (84 Erros ortográficos) e na história de Wikipedia:Café dos novatos.

Para este efeito, chamo a atenção para:

e para o facto de apenas se encontrar esta sugestão:

    • Assignments for Nol888 Shift the emphasis in your edits away from your userpage and user talk pages, to editing articles in the encyclopedia.

Onde está, claramente, implícita a aceitabilidade da edição de páginas de discussão (talk pages).

Atenciosamente,

vapmachado msgs.cw 06h23min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Problemas com imagens e referências[editar | editar código-fonte]

Tentei colocar a foto http://en.wikipedia.org/wiki/Image:The_Princess_Diaries.jpg na página de Anne Hathaway, mas ela não aparece. Gostaria também de uma explicação melhor sobre como fazer uma referência aparecer várias vezes, o tutorial é um pouco vago. Adama07 01h28min de 18 de Junho de 2007 (UTC)

Tal imagem está hospedada apenas na Wikipédia anglófona, portanto, ela não pode ser usada aqui. Na Wikipédia lusófona nós apenas usamos imagens do Commons e lá este tipo de imagem não é aceita.--g a f M 01h54min de 18 de Junho de 2007 (UTC)
Bem, em relação às referências, posso fazer uma sequência com primeira referência, segunda referência e repetição da primeira? Como isso fica com os links http://www.portalcab.com/gatinhas/anne-hathaway.php e http://hollywood.weblog.com.pt/arquivo/2004/07/brasa_de_verao_5.html? Adama07 11h00min de 18 de Junho de 2007 (UTC)
  • Com relação a referências deves primeiro clicar no atalho que aparece no box de edição (parte inferior da tela, quando se edita uma página): <ref></ref> ou ainda <ref name=""></ref> (neste último caso, se quiser repetir a referência, deves atribuir-lhe um nome, entre as aspas). Entre os sinais >< deves escrever a referência (no caso, sendo ligações externas, fazer menção da data de acesso. No final da página que estás editando coloque um sub-item : ==Fontes e referências== e abaixo: <references/>. Clique em visualizar, antes de salvar: verá que as referências aparecem na parte inferior. Para maiores detalhes, leia os tutoriais: Ligações externas e em Notas de rodapé - além, claro, da leitura dos demais tutoriais que estão em vossa mensagem de boas-vindas. Conhecer ¿Digaê 12h20min de 18 de Junho de 2007 (UTC)
Valeu, brigadão. Adama07 21h05min de 18 de Junho de 2007 (UTC)

Como faço pra mudar meu login?[editar | editar código-fonte]

eu quero mudar meu login de acesso para _Bren_o comentário precedente não foi assinado por Juninho 1 (discussão • contrib.)

Me ajudem a fundir um artigo[editar | editar código-fonte]

Gostaria que algum wikipedista pudesse fundir o artigo Origem do Cruzeiro da Pedra do Cordeiro no artigo principal Pedra do Cordeiro, pois não estou entendendo ou conseguindo fundí-los.

Agradeço antecipadamente --Júnior Miranda 14h07min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Verifique Wikipedia:Fusão, lá estão todas as instruções e procedimentos. Garavello 18h15min de 20 de Junho de 2007 (UTC)


Como posso escrever um artigo sobre um tema que nao haja? Tentei escrever algo sobre Arlette Laguiller e o texto apareceu de uma forma diferente do que outros artigos. NAo sei como criar um artigo a serio. Tambem gostaria de saber como criar a minha pagina de usuario como todos os wikipedistas? É preciso ter escrito um artigo para me tornar um wikipedista e ter uma pagina toda personalizada?o comentário precedente não foi assinado por Janete Pereira (discussão • contrib.)

Olá Janete Pereira, veja a minha resposta na sua página de discussão. Carlos MSG 11h31min de 25 de Junho de 2007 (UTC)


Bom, procuro alumas pessoas (mínimo 9) para me ajudarem a criar a Wikiversity em português.--Lks Brandão 22h16min de 25 de Junho de 2007 (UTC)

Só uma achega: acho que o processo tem sido discutido essencialmente no wikilivros. As últimas notícias que tenho de lá estão localizadas num tópico na Esplanada:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Wikibooks:Staff_lounge#Wikiversidade:_vai_ou_racha.3F

Não quer isto dizer que não hajam adeptos por aqui. Decerto que há ;) Lijealso ? 22h30min de 25 de Junho de 2007 (UTC)


Como criar dolls??[editar | editar código-fonte]

--Rachelf 23h14min de 26 de Junho de 2007 (UTC)Pleaaase,

Algueiim me ajudda como è ke se cria uma dolls??

tem ke baixar algum programa??


brg beiijoo!!!!...

Isso não tem nada a ver com Wikipedia. Tente procurar no Google. Garavello 23h29min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

gostaria de saber se alguém poderia me dizer qual o programa que preciso para colocar monitores em rede e neles um divulgação paralela. serão varios monitores e apenas um computador e se existe como altera-los pela iternet???????

vinicius 1danty arroba bol.com.br o comentário precedente não foi assinado por 201.3.191.140 (discussão • contrib.)

Esse tipo de assunto não é tratado aqui na Wikipedia. Aqui não é um fórum de informática. Acredito q será mais vantajoso fazer uma procura no Google. Garavello 00h45min de 28 de Junho de 2007 (UTC)


Expandir/esconder em caixas[editar | editar código-fonte]

Estou tendo um pequeno problema. Vejam a Predefinição:Artérias da cabeça e pescoço. Ela possui no título à direita um pequeno botão expandir/esconder. Acontece que quando eu fui usar (traduzir) a predefinição nova da en.wiki para artérias (por exemplo esta: en:Template:Arteries_of_upper_limbs) este botão sumiu. Já tentei descobrir onde está o problema mas não consegui ainda. Desta maneira, essa predefinição, que eu já arrumei para o novo formato, fica sempre expandida.

Resumindo: alguém sabe me dizer como adicionar este botão de expandir/esconder na Predefinição:Navbox generic (que é a nova predefinição usada para as caixas de artérias na en.wiki)?

Abraços, RHC 23h53min de 28 de Junho de 2007 (UTC)

  • Caro Castilhos,

Em primeiro lugar, acho totalmente impertinente a adoção - mesmo em predefinições - de terminologia em inglês. Existe alguma razão plausível para isto, como a inexistência de vocábulo equivalente no idioma lusitano?

Segundo, o que está a referir-se é sobre a {{Barra de navegação}}, que é o mecanismo do efeito almejado e que foi usado no primeiro caso. Dê uma lida neste link e veja se consegue adaptá-la ao quanto necessita. Abraços, Conhecer ¿Digaê 14h13min de 29 de Junho de 2007 ( UTC)

A barra de navegação da nossa wiki é muito simples. Já existem barras na en.wiki com diversas opções de padronização, e é o que eu estou tentando importar para cá. O problema ainda não foi resolvido. As predefinições estão exatamente iguais às da en.wiki, então acredito (segundo as pesquisas que eu fiz aqui) que seja problema de programação da pt.wikipédia, que está mais defasada neste ponto (especificamente nestes arquivos: MediaWiki:Common.js e MediaWiki:Common.css). Eu vi que são bloqueados. Se alguém puder "copiar" estes arquivos (adequando para wikipt) estas predefinições de box de navegações poderiam ficar iguais à en.wiki. Abraços RHC 18h53min de 30 de Junho de 2007 (UTC)

Tradução VDA[editar | editar código-fonte]

Artigos só podem traduzidos de uma Wikipedia para outra né? As duas ultimas edições antes da minha em Grayskull colocaram conteudo de outro site traduzido. VDA? --Metal dragon 01h12min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

  • Verifique se a tradução foi literal, ou se foi reescrito. Se na primeira hipótese, há sim Violação de Direitos Autorais; o trecho copiado deve ser apagado e o autor avisado. Conhecer ¿Digaê 12h03min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

Como posso criar um artgio?[editar | editar código-fonte]

Como faço para criar um artigo? o comentário precedente não foi assinado por Junior valenca soares (discussão • contrib.)

  • Primeiro, tenha certeza de que o assunto que deseja falar ainda não exista na wiki; faça uma pesquisa de busca com variantes da palavra-título.

Depois, certifique-se de que o assunto é mesmo enciclopédico, ou seja: tem relevância, não é uma pesquisa inédita, cita fontes, etc., tudo conforme o Livro de estilo. Somente então, tendo lido os tutoriais que acompanham a vossa mensagem de boas-vindas, parta para o "pedido".

Este pode ocorrer de várias formas:

  1. Pela busca: digite o nome do verbete que quer criar na caixinha de busca; se ele não existir, vai surgir como resultado uma página dizendo que a Wikipédia não possui esse texto. Pode, então, clicar no link vermelho que aparece depois de você pesquisou por ....', que vai fazer surja a caixa de edição do novo verbete. Ou, ainda:
  2. Crie, em qualquer página, o link do verbete a ser criado; lembre-se de não salvar a edição, mas de usar o recurso mostrar previsão. Clique no link vermelho que surge, e a caixa de edição aparece.
  • Importante: títulos errados são apagados imediatamente; se criar algo como o título deste item, onde artigo está escrito artgio, não salve a página. Use quantas vezes forem necessárias a previsualização, antes de salvar algo com erros...

Conhecer ¿Digaê 12h01min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

eu já fiz algumas contribuições.. só qu eo meu problema está em colocar fotos.. quando eu uso o codigo da edição do proprio wikipedia a foto fica me forma de link e nao aparecendo na propria pagina! o comentário precedente não foi assinado por Tha zan (discussão • contrib.)

Pelo que verifiquei em suas contribuições, você está tentando criar um link para uma imagem hospedada em outro site. Isso não é possível, pois apenas imagens do Commons são aceitas em páginas da Wikipédia. No entanto, note que somente imagens livre de direitos autorais podem ser utilizadas. Cartazes de filmes, capas de álbuns e outros materiais semelhantes não podem ser utilizados na Wikipédia em português. Se tiver imagens livres que deseje utilizar, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons. Boas contribuições Cralizemsg 21h28min de 22 de Junho de 2007 (UTC)