Wikipédia Discussão:Projetos/Catolicismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Projeto Teologia[editar código-fonte]

Olá, acredito que já esteja a haver um projeto de teologia, que acabou por se focar no catolicismo, e portanto pode apresentar proposta bem parecida à sua. Já verificou esse outro projeto? Abraços. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 01:32, 7 Março 2007 (UTC)

Olá Tonyjeff. Conheço o Projeto Teologia. Só que no meu entender, o Projeto Teologia sofre de um problema sério de conceituação. Se meu amigo checar a página de discussão do Projeto Teologia, verá que a primeira pergunta do colaborador Rjclaudio D​ C​ E​ F questiona o nome do Projeto. Deixei também um comentário na supracitada página de discussão, fazendo a mesma pergunta. A questão é a seguinte: Na wikipedia não se inventa conceito, antes os descreve e os usa. Ora, teologia nada mais é do que o estudo de Deus. E por tanto, qualquer religião ou igreja pode ter sua própria teologia. Como é o caso das inúmeras denominações cristãs, e, ou as religiões orientais. Alguma coisa tem que acontecer com o WikiProjeto:Teologia. O que não pode acontecer é colocar debaixo do termo teologia todo o universo do conhecimento religioso cristão. E não porque não me agrade, mas antes simplesmente porque não é a realidade lá fora. Novamente: existe várias comunidades cristãs que logo mais estarão aqui presente na wikipedia luso-brasileira. Cada qual, se quiser, poderá formar wikiprojetos. Não para politicalizar, ou tornarem fontes de propaganda ideológicas. Mas antes, como escrevi na página do WP:PCBC, para apresentar uma melhor acuidade de sua respectiva comunidade cristã com os artigos aqui na wikipedia. Ora, apresentar uma melhor acuidade da denominação católica é o que este wikiprojeto:catolicismo pretende. Se meu amigo for checar a wikipedia americana, a francesa, ou a italiana verá que é isso o que acontece. Agente vai se falando. []'s  Sim  Mauro do Carmo   10:51 Quarta-feira, 7 de Março de 2007 (UTC)
Certo, mais uma pergunta. Você mesmo disse que logo outras comunidades cristãs estarão cá a criar seus próprios portais. Imagino que este portal cá vá a se focar na doutrina católica (até mesmo devido ao símbolo utilizado - o emblema pontífice). Assim sendo, melhor não seria chamá-lo Portal Católico ou algo assim? Perceba que não é apenas uma qüestão de qual nome utilizar, mas sim deixar claros os objetivos deste portal. Abs. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 12:01, 8 Março 2007 (UTC)
Penso que meu amigo esta coberto de razão. Por ora, isto não é um Portal, mas antes um Projeto voltado para uma ação bem específica. Quanto a designação de um futuro Portal:Igreja Católica ou a re-nomeação deste Projeto para wikiprojeto:Católicos para o Bem Comum, por exemplo, esta no ar. (gosto da idéia) Se a comunidade quiser, e assim optar. As mudanças são muito simples. Dois minutos e tudo esta pronto! Obrigado pelas intervenções.  Sim  Mauro do Carmo   00:42 Sexta-feira, 9 de Março de 2007 (UTC)
Acredito que Projeto Teologia não deveria ser tendencioso ao Catolicismo, Teologia seria algo mais acima, vejo o Projeto Catolicismo suficiente no momento. --Joaommcs 17h29min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Comunicação[editar código-fonte]

Pessoalmente faço uso de RSS. Caso alguns de nossos colaboradores, não tenha esta ferramenta, posso auxiliar no aprendizado e uso de RSS. Alias, meus amigos que usam o RSS já adicionaram as três páginas indicadas?:)  Sim  Mauro do Carmo   20:59 Quarta-feira, 7 de Março de 2007 (UTC)

Sou leigo qto ao RSS, mas nao ha nada nessa vida q nao se aprenda. :) --Leonardo Alves 06:00, 8 Março 2007 (UTC)
Olá Leonardo. é essa a idéia: trocando informação todos nós aprendemos juntos. Por ora, resumi o que conheço sobre RSS nesta página. É um começo. Talvez alguém pode acrescentar alguma informação.. Qualquer dúvida nos deixe saber. []'s  Sim  Mauro do Carmo   21:12 Quinta-feira, 8 de Março de 2007 (UTC)
Penso também em uma lista de e-mails, vejo mais o e-mail do que o Wikipedia. --Joaommcs 17h30min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Troca da Colaboração Católica do Momento[editar código-fonte]

Pensando melhor. Para consolidar este Wikiprojeto:Catolicismo e minimizar as discussões desnecessárias de início, pensei em trocar nossa primeira Colaboração do Momento para a criação do Portal:Santos a exemplo do Portal:Saints da wikipedia anglófona. É melhor que nos conheçamos melhor, primeiramente, e nos aprimoremos mais com os recursos da wikipedia. Vou fazer as mudanças na págian do Wikiprojeto:Catolicismo. Deixemos o Portal:Cristianismo para uma colaboração futura.  Sim  Mauro do Carmo   21:25 Quinta-feira, 8 de Março de 2007 (UTC)

Portal dos Santos[editar código-fonte]

Como irá .. funcionar.. o que precisam...??--Joaommcs 18:55, 8 Março 2007 (UTC) _comentário movido por Mauro do Carmo    23:44, 8 Março 2007 (UTC)

Já esta funcionando: Primeiramente, movi tua pergunta para a página de discussão onde todos nós juntos podemos interagir. Depois, acompanhe a página Colaboração do Momento. Já temos bastante coisas novas por lá. O próxima etapa é dividir o trabalho entre os colaboradores do Projeto. E depois, então: mãos à obra!! Vamos se falando.  Sim  Mauro do Carmo   23:50 Quinta-feira, 8 de Março de 2007 (UTC)
Ok. Ja temos algo significativo no Portal:dos Santos. Por uma questão de logística e funcionalidade, vamos concentrar as discussões nesta mesma página de discussão do PCBC. Nos USA, com toda a vitalidade das cinco denominações interessadas em Santos, o Portal:Saints com quase um ano de funcionalidade, tem sua página de discussão quase que desativa. Não cometeremos os mesmos erros. Fora, isso. Também temos uma nova organização de atividades a serem feitas para a Colaboração do Momento. Chequem e nos dê um retorno. A idéia é mais ou menos a seguinte: Cada um de nós a princípio toma uma letra do alfabeto, e se responsabiliza pelas atividades da Colaboração do Momento para todos os Santos que tenham seus nomes iniciados com a letra do alfabeto que meu amigo escolheu. Como exemplo, escolhi a letra "M". Para me lembrar de Maria, e invocar a proteção de todos estes santos então para todas as pessoas de nome que comesse com "M". A começar pelos mais necessitados, eu.  Sim  Mauro do Carmo   08:56 Sexta-feira, 9 de Março de 2007 (UTC)

+categoria[editar código-fonte]

Amigos, não sei se isto já foi conversado e, portanto, perdoem-me se repito, mas creio que uma das tarefas mais importantes para o projeto seria racionalizar o uso de categorias para artigos relacionados com o mundo católico. Existem:

Seria então importante esquematizar de forma coerente os artigos presentes em cada uma das categorias e também os artigos afluentes aos temas Catolicismo e Igreja Católica Apostólica Romana (sem contar Igreja Católica, Igreja Católica Romana etc...). Dantadd 00:00, 9 Março 2007 (UTC)

Olá, Dantadd! Muito bem lembrado. Isso é essencial para a organização de qualquer projeto. Mesmo sabendo que meu amigo é muito ocupado com as tarefas de administrador da wikipedia, gostaria de propor que liderasse um esforço de organização das categoria:Igreja Católica. Já analisei de perto, e ao meu ver, poderíamos deixar as coisas bem mais coerente (É o que o wikiprojeto:catolicismo anglófono está se empenhando no momento). O meu parecer é unificar as duas categorias, tanto a categoria:Igreja Católica como a categoria:catolicismo em uma só categoria, a categoria:Igreja Católica que conteria então todos os assuntos referente à Igreja Católica. Penso que é um grande erro, termos praticamente duas categorias que dizem respeito a mesmíssima coisa. O que precisamos é uma categoria principal, categoria:Igreja Católica, e várias outras sub-categorias sempre que necessárias. O que acham?  Sim  Mauro do Carmo   00:28 Sexta-feira, 9 de Março de 2007 (UTC)

Eu atualmente não posso me envolver de forma mais direta. Fico só no palpite, mas creio que apenas "Igreja Católica" pode dar margem a interpretações. Acho que para a Igreja de Roma deveria haver a Categoria:Igreja Católica Apostólica Romana e para conceitos mais abrangentes fica em Categoria:Catolicismo. Dantadd 19:52, 9 Março 2007 (UTC)

ok. O que meu amigo disse está completamente correto. Acho também que temos que ter uma categoria categoria:Igreja Católica e outra Categoria:Igreja Católica Apostólica Romana. A questão aqui é muito importante. Se se ler o Catecismo da Igreja Católica nota se claro que se tem uma diferença entre as estas duas Igrejas. Uma é universal, e a outra é particular. A confusão em algumas mentes alhures é que pelo fato da Sé Apostólica (o Papa) estar localizada em Roma, eles usam o nome de uma Igreja Particular, Roma, como sendo a Igreja Universal, a Igreja Católica. Dei como referência o catecismo, mas na verdade todos os doumentos da Igreja Católica seguem este esquema, pois afinal é o que acontece na realidade. O que sugiro é um esquema de categorias bem afim com a verificabilidade juntamente com os termos e modo de uso da Igreja Católica e contra uma pesquisa inédita (do uso ao contrário, por leigos). Assim, existiria uma fusão de ambas categorias categoria:Igreja Católica e categoria:Catolicismo, pois são a mesmíssima coisa. Sugiro e gostaria que fosse utilizada como fusão destas duas categorias a categoria:Igreja Católica. O esquema seguiria mais ou menos assim:
Dêem uma idéia, e a seguir poderemos ir ao trabalho.[]'s Mauro do Carmo    22:14, 9 Março 2007 (UTC)

Eu concordo com a proposta do Mauro, acho que é muito melhor do que a árvore de categorias que a Wikipedia agora apresenta, em que o Catolicismo e a Igreja Católica estão divididas. Muitas vezes, quando estou a editar artigos referentes a estes assuntos, não sei para onde pô-los. E verifiquei que existe artigos inseridos simultaneamente nestas duas categorias, criando assim uma grande confusão. Afinal, elas não se tratam da mesma coisa? E enfim, haverá alguma maneira de fundir estas duas categorias e reorganizá-las? Haverá alguém que possa resolver estes problemas, que eu acho que são importantes, antes de propormos mais colaborações futuras? AdriAg - 16 de Março de 2007

Na verdade é fácil de resolver: trata-se de trocar todas as aparências da Categoria:catolicismo para a categoria:Igreja Católica, ou vice-versa. AdriAg, lança esta idéia como futura proposta na Colaboração do Momento. Na seqüencia, assino embaixo. Penso também ser muito importante. Assim, enquanto damos andamento na Colaboração do Momento podemos ir alimentando idéias para a formação de uma estrutura bem lógica de categorização para a Igreja Católica, lógica e verificável claro. O que acham? Mauro do Carmo    07:54, 17 Março 2007 (UTC)
Mauro, eu acho que é melhor substituir a Categoria:Organizações da Igreja Católica Romana por uma categoria mais universal, como por exemplo a Categoria:Organizações da Igreja Católica. O que o senhor acha? AdriAg - 22 de Março de 2007
Olá AdriAg. Acho uma boa idéia. Caso no futuro, vir a precisar subdividir, subdivide-se então. Não precisa me tratar de senhor não. O senhoril existe em todos nós, mas maior que isto, é a nossa amizade em Cristo. Pode me chamar de amigo, irmão. Agente vai se falando. []'s Mauro do Carmo    08:43, 22 Março 2007 (UTC)

Eu quero perguntar o que é que são as Assembléias Eclesiásticas? A Cúria Romana e o Colégio dos Cardeias pertencem a esta categoria? AdriAg - 26 de Março de 2007

Olá AdriAg! a Assembléia Eclesiástica é toda reunião dos Bispos com um certo caráter temporário. Assim, os concílios, plenários, os ecumênicos, os sínodos, etc. são todos meio que categorizados nesta classe. Já a cúria tem um caráter permanente. Este é o caso das Conferencias Episcopais também. Qualquer comentário, é sempre bem vindo. Boas edições. []'s Mauro do Carmo    20:38, 26 Março 2007 (UTC)
Olá Mauro! Quero perguntar se eu posso por o artigo Conclave na Categoria das Assembléias Eclesiásticas. Então quer dizer que as conferências episcopais, o Conselho Episcopal Latino-Americano, a Cúria Romana e o Colégio dos Cardeais não pertencem à categoria das Assembléias Eclesiásticas. Então, onde é que eu vou pô-los? Ah, mais uma coisa: será que eu posso pô-los todos, principalmente o Conselho Episcopal Latino-Americano, dentro da Categoria:Organizações da Igreja Católica. AdriAg - 27 de Março de 2007 (UTC)
wikiprojeto:catolicismo!
Olá AdriAg! Sim. O Conclave é uma Assembléia bem específica e bem especial. Penso que o melhor lugar para colocar este artigo é aonde o amigo mencionou. Já as conferências episcopais, e o Conselho Episcopal Latino-Americano, são também assembléias de caráter permanente, podem muito bem seguir o teu raciocínio, e ficar dentro da categoria Assembléias Episcopais. E esticando ainda mais este raciocínio, o Colégio dos Cardeais poderia fazer parte desta categoria também, penso. Agora, por outro lado, penso que a Cúria Romana pode também ir para a categoria das Assembléias Eclesiásticas, como uma subcategoria. Mas um detalhe que tem que ser bem frisado é este: O Papa é líder da Igreja Católica (universal). E por uma razão ou outra ele é Bispo e líder da Igreja Particular de Roma, também. A Sé Apostólica nada mais é do que o Papa, que por prudência, possui toda uma equipe para auxilia-lo em suas decisões. Tendo dito estas coisas, é bom sempre nos lembrarmos de que nosso trabalho esta sendo muito bem feito (graças a colaboração de todos), e quanto mais salientarmos estes pontos acima, sempre buscando o agrupamento daquilo que é um, segundo o desejo de NSJC, "que todos sejam um" (João 17:21), menos atritos teremos. Agente vai se falando []'s Mauro do Carmo    21:08, 27 Março 2007 (UTC)
Olá Mauro! Então, em conclusão, o Conclave e a Cúria Romana fica dentro da Categoria:Assembléias Eclesiásticas da Igreja Católica, enquanto que o Conselho Episcopal Latino-Americano, o Colégio dos Cardeais e as conferências episcopais ficam dentro da Categoria:Organizações da Igreja Católica? Mas acho que a Cúria Romana, bem como a Pontifícia Universidade Gregoriana e a Pontifícia Universidade da Santa Cruz, deviam ficar dentro da Categoria:Organizações da Igreja Católica também. O que você acha? AdriAg - 30 de Março de 2007

Nome do projeto[editar código-fonte]

Outro ponto a discutir é o nome do projeto. Na forma atual ("Catolicismo para o Bem Comum") pode haver suspeitas de parcialidade, o que é ruim. Pensem nisso. Dantadd 19:52, 9 Março 2007 (UTC)

Este é um cuidado que todos wikipedistas têm que ter. Porém, verificabilidade e o não uso de "pesquisa original" é nossa missão. E em momento algum vamos usar de termos imparciais. Se acontecer, é caso de notificação, onde os colaboradores do PCBC considerando, escolherão uma forma mais apropriada para o possível texto parcial. Obrigado. Mauro do Carmo    22:22, 9 Março 2007 (UTC)

Onde estão os cristãos dessa casa?[editar código-fonte]

Onde estão os cristãos dessa “casa” que não se manifestam com seu voto aqui? [[1]] __ Observatore 23:23, 11 Março 2007 (UTC)

Pessoalmente, acho a wikipedia uma coisa legal. E faço com que meus amigos pensem o mesmo. E uma das coisas legais que tem na wikipedia é a democracia e a chance de fazermos parte dela. Obrigado pelo convite. Já tinha votado ai antes. Mas fica aqui a dica para todos os nossos colaboradores: façam parte wikilegal []'s Mauro do Carmo    10:41, 13 Março 2007 (UTC)

Predefinição:Catolicismo[editar código-fonte]

Queria perguntar se era necessário criar uma nova predefinição sobre o Catolicismo, se já tem uma sobre o Cristianismo? Eu temo que estas duas predefinições iram tornar-se muito parecidas.o comentário precedente não foi assinado por AdriAg (discussão • contrib.) Mauro do Carmo    07:22, 17 Março 2007 (UTC)

Penso que é muito importante criar uma boa predefinição {{catolicismo}}. Na verdade são temas muito distintos. Cristianismo vai conter coisas pertinentes às coisas em comum dentro da religião cristã, isto é, Cristo. Já catolicismo seria, penso, o conjunto de assunto circunscrito à Igreja católica.Mauro do Carmo    07:22, 17 Março 2007 (UTC)

Ok. Eu colaborei também nesta predefinição, acrescentando novas coisas. Alguém pode ver se está bem? AdriAg - 18 de Março de 2007.

Igreja Católica vs Igreja Católica Apostólica Romana[editar código-fonte]

E, segundo o que Mauro disse sobre a diferença entre a Igreja Católica e a Igreja Católica Romana Apostólica, expressa no Catecismo da Igreja Católica, porquê é que a primeira definição está redireccionada para a segunda? Alguém pode resolver este problema? Acho que a organização dos artigos sobre a Igreja Católica não está assim tão boa. AdriAg - 16 de Março de 2007

wikiprojeto:catolicismo!
A organização está, de fato, tuda errada. E a wikipedia é uma lastima em assuntos relacionados com a Igreja Católica. Temos que ter paciência. E nos organizarmos para prestar um bom trabalho para o Bem Comum da Wikipedia. Nós católicos, não tememos a opinião alheia. O que queremos aqui é apresentar a Igreja Católica como ela é, dando a maior atenção possível à meta atribuição. Por isso, é muito necessário a participação de todos na Colaboração do Momento. É lá que vamos nos conhecendo e trocando idéias. []'s Mauro do Carmo    07:49, 17 Março 2007 (UTC)

User Box sobre o projeto![editar código-fonte]

Criei uma userbox sobre o wikiprojecto e desejava que todos os colaboradores possam pô-la nas suas respectivas páginas de usuários. Obrigado! AdriAg - 16 de Março de 2007

Excelente. Já estou usando...[]'s Mauro do Carmo    07:53, 17 Março 2007 (UTC)

Categoria Doutores da Igreja[editar código-fonte]

Olá AdriAg. Os doutores da Igreja Católica são universais, assim, penso ser mais conveniente usar a categoria como esta agora. []'s Mauro do Carmo    09:16, 21 Março 2007 (UTC)

Ok, vamos manter a categoria intacta! AdriAg - 21 de Março de 2007
AdriAg, já tinha mudado. Obrigado. A idéia é mantê-la como está agora. Caso meu amigo tenha alguma objeção, pode sempre trazer em pauta aqui para todos acompanhar. Agente vai se falando. []'s Mauro do Carmo    18:28, 21 Março 2007 (UTC)
Não tenho certeza que são universais? os 33 doutores da Igreja Católica, são da Igreja Católica, um protestante não aceita e talvez tenha seus doutores da "Igreja" deles. --Joaommcs 17h34min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Discussão:Denominações cristãs[editar código-fonte]

Está tendo um diálogo muito simples, porém muitíssimo importante nesta página:Discussão:Denominações cristãs. Por favor, colaborem com o conhecimento que meus amigos possuem a respeito da questão. Obrigado. Mauro do Carmo    21:28, 21 Março 2007 (UTC)

Igrejas Católicas Particulares[editar código-fonte]

Olá AdriAg. Percebi que realizou algumas alterações, meu amigo poderia me dar as fontes de onde foram obtidas tais informações. Obrigado. []'s Mauro do Carmo    09:53, 22 Março 2007 (UTC)

HELLO![editar código-fonte]

HELLO, este wikiprojecto parece que está em inércia! Temos que fazer algo. Temos que definir o nosso novo trabalho para melhorar os artigos sobre a Igreja Católica. Desde o nosso lindo trabalho sobre os Santos cristãos, nós já não definimos mais nenhuma tarefa. Temos que nos reorganizarmos e definirmos um novo projecto orientador. Temos que salvar este wikiprojecto. Colaboradores, temos que pôr as mãos novamente ao trabalho. Temos que cumprir a nossa missão que comprometemos quando inscrevemos para participar nesta grandiosa missão católica.

Mauro, o fundador deste wikiprojecto (penso eu) e o nosso orientador, onde você estás? Já nos abandonaste? Tens que voltar, porque o wikiprojecto já em falência. Tens que voltar, se faz favor.

AdriAg 11h29min de 7 de Junho de 2007 (UTC)


Solidéu[editar código-fonte]

O Termo solidéu esta sendo usando na série: Judaísmo, mas seu uso é da Igreja Católica, apesar de sua origem vim do judaísmo, mas o termo dele é Kipá - Solidéu (Somente a Deus) é na Igreja Católica, fiz uma edição no artigo Solidéu original com adição do tópico - Na Igreja Católica. Mas acredito que deveria vir para o Catolicismo. --Joaommcs 17h39min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Concordo[editar código-fonte]

O solidéu católico é diferente do kipá. acho que até devia haver dois artigos diferentes, porque kipá e solidéu não são a mesma coisa, mas um vem do outro. Devia haver um artigo solidéu, dentro da Categoria: Igreja Católica, com referência à sua ligação ao kipá.
Renato Rosa 19h39min de 30 de Julho de 2007 (UTC)

Categoria:Bispos católicos do México[editar código-fonte]

Acabo de criar a categoria Categoria:Bispos católicos do México, mas não soube como encaixar em sua "árvore". Segui os parâmetros da categoria:bispos católicos do Brasil, com adaptações. Yanguas msg 15h24min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Categoria: Liturgia[editar código-fonte]

Verifiquei que existe a Categoria:Liturgia, mas que ela não consta da árvore de categorias da Igreja Católica. Onde é que a podemos inserir? Não seria melhor chamar-se Categoria:Liturgia da Igreja Católica? Dentro dela penso que poderiam ser alojadas a Categoria:Ritos Litúrgicos da Igreja Católica e a Categoria:Festividades da Igreja Católica. No fundo tudo isso são aspectos da Liturgia católica. Separaríamos os ritos das Igrejas sui juris, mas a verdade é que não são bem a mesma coisa: por exemplo, no ocidente há vários ritos mas uma só Igreja sui juris. E o âmbito dos ritos é litúrgico e não tanto canónico.

Que vos parece?

--Renato Rosa 19h32min de 30 de Julho de 2007 (UTC)

Título de artigos sobre santos[editar código-fonte]

Caros amigos: podemos verificar que, dos muitos artigos sobre santos, alguns intitulam-se Santo, ou São X, enquanto outros começam somente pelo nome do Santo.

Não seria bom uniformizar? Ou pôr Santo/São em todos, ou tirar. Por um lado, talvez fosse bom manter, para distinguir o Santo de outras pessoas com o mesmo nome. Noutros casos é redundante.

Qual será o melhor critério a seguir? Talvez o idêntico ao dos papas, que começam todos por "Papa"? Renato Rosa 19h43min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Santo + Nome iniciado por Vogal, São + Nome iniciado por consoante.. ok ? --Maria Brasileira 03h13min de 2 de Agosto de 2007 (UTC)

RSS[editar código-fonte]

Tem feed dessa página ? Help... --Maria Brasileira 03h10min de 2 de Agosto de 2007 (UTC)

Catolicismo, catolicidade e Igreja Católica[editar código-fonte]

Dediquei-me ultimamente a categorizar todos os artigos da Categoria:Catolicismo em categorias mais específicas, a maior parte das quais pertencem por sua vez à Categoria:Igreja Católica.

Mas mantém-se uma dúvida, por causa do artigo Catolicismo, distinto de Igreja Católica. Inicialmente pensei em propor a fusão, mas depois verifiquei que o artigo Catolicismo apresenta o Catolicismo como uma realidade mais larga que a Igreja Católica.

Sendo assim, temos três realidades:

  1. A Igreja Católica
  2. As denominações católicas, ou seja, as Igrejas, incluindo a Igreja Católica, que se intitulam católicas
  3. A catolicidade, ou seja, uma das propriedades da Igreja, ao lado da unidade, da santidade e da apostolicidade, como vem no Credo, e que as várias Igrejas católicas reivindicam.

A minha proposta é a seguinte:

  • criar um artigo denominado Catolicidade, onde seria incluída a noção teológica e doutrinal de Catolicidade e o significado de católico. Para ele seria transferida uma parte do actual artigo Catolicismo
  • criar outro denominado Denominações católicas, ou então Igrejas católicas, se o nome denominações não for o indicado, com todas as Igrejas que se intitulam católicas, à semelhança do excelente artigo Denominações cristãs
  • uma vez que a grande maioria das ligações a Catolicismo se referem à Igreja Católica (basta ver os artigos afluentes), e que a maior parte dos pesquisadores ao colocar essa palavra se refere à Igreja Católica (pois as outras Igrejas católicas são mais conhecidas por outros nomes), criar um redirect em Catolicismo a apontar para Igreja Católica
  • criar a página Catolicismo (desambiguação), que inclua ligações para os artigos Denominações (ou Igrejas) Católicas, Igreja Católica e Catolicidade
  • colocar no início do artigo Igreja Católica uma desambiguação explicada que remeta os que procuram outros significados de Catolicismo para Catolicismo (desambiguação)

O conteúdo do artigo Catolicismo seria assim totalmente preservado mas distribuído pelos artigos Catolicidade (aspectos doutrinais), História da Igreja Católica (aspectos históricos) e Denominações ou Igrejas católicas (as várias Igrejas que se intitulam católicas e um resumo da sua origem e da sua história, apontando para os artigos principais). Ficaria ainda salvaguardada a diferença entre a Igreja Católica e o Catolicismo em sentido lato.

Gostaria de fazer estas alterações, mas preciso de saber a vossa opinião.

Renato Rosa 11h37min de 3 de Agosto de 2007 (UTC)

A opinião de AdriAg[editar código-fonte]

Desculpe pelo meu atraso de pôr a minha opinião sobre a sua proposta interessante, visto que fui de férias exactamente no dia em que você pôs a sua proposta nesta página de discussão. Eu acho boa a sua proposta e, se decidires concretizá-la, eu irei ajudar o melhor que eu posso. Mas acho que devemos primeiro obter mais opiniões e colaboradores para esta tua proposta. Eu gostaria muito de colaborar consigo, visto que já há algum tempo que não participo em "operações conjuntas" (acho eu, estas "operações" são inexistentes desde o projecto da criação do Portal:Santos e de reorganizar os artigos relativamente aos santos) com outros colaboradores do Wikiprojecto.

Na minha opinião, eu acho que devemos manter o artigo "Catolicismo", mesmo após de transferirmos grande parte do seu conteúdo para os artigos "Catolicidade", "História da Igreja Católica" e "Igrejas católicas". Não se cria nenhuma página Catolicismo (desambiguação) e não se cria um redirect em Catolicismo a apontar para Igreja Católica.

Na minha opinião, o artigo "Catolicismo" seria uma página unificadora, apontando para os diferentes temas e realidades apresentadas por você sobre o mundo católico. Assim, eu acho que a introdução do artigo deveria ser preservado ou até mesmo alargado, enquanto que as outras secções do artigo deveriam ser transferidos para os artigos que você propôs. Deviamos depois acrescentar uma referência e até um breve resumo sobre o conteúdo dos artigos "Catolicidade" e "Igrejas católicas".

No final, a página "Catolicismo" seria um artigo bem menor e uma espécie de página de desambiguação, mas com mais pormenores.

AdriAg 04h46min de 13 de Agosto de 2007 (UTC)

Catolicismo - proposta[editar código-fonte]

Acho que um bom exemplo do que propus inicialmente para o artigo Catolicismo está na Wikipédia italiana. Nela, Catolicismo tem um redirect para Igreja Católica, mas ao cimo desta está logo uma desambiguação que aponta para os outros sentidos todos.

A minha preocupação era a eficiência da Wikipédia. Sabemos que a grande maioria dos utilizadores, ao falar de catolicismo, está realmente a falar da Igreja Católica. É precisamente isso que podemos ver nos artigos afluentes. Por outro lado, se alguém pesquisar na Wikipédia por catolicismo, o que é que pretende encontrar? Na grande maioria dos casos, a Igreja Católica. Mas se procurarem outros sentidos, no cimo da página está tudo o que procuram.

Será que vale a pena manter um artigo Catolicismo? Não criará mais confusão? Vendo os exemplos das outras Wikipédias, cada vez me convenço mais de que para o caso específico da Wikipédia lusófona podíamos seguir o exemplo da Wikipédia italiana.

Senão, para ficar realmente tudo bem, tínhamos de ir a todos as ligações para Catolicismo e corrigir as que se referem a Igreja Católica, que é a maior parte. Sabendo que são mais de 1000, não sei se vale a pena tanto trabalho, se não é melhor fazer o redirect.

Renato Rosa 19h24min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)

Nossas Senhoras[editar código-fonte]

Não sei se está correto fazê-lo aqui esse pedido, mas gostaria dos comentários dos interessados em discussão:Aparições de Fátima e discussão:Nossa Senhora do Rosário. Obrigado, Mateus Hidalgo quê? 03h49min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Categorias - paróquias[editar código-fonte]

Gostaria de saber se toda paróquia é subordinada a uma diocese ou arquidiocese. o fato é que existe uma categorias como Categoria:Paróquias do Brasil e acho que seria melhor era apagar essa categoria e criar outra Categoria:Paróquias das Arquidioceses e Dioceses do Brasil. Que tal? Então cada Arquidiocese e cada Diocese teria uma categoria para marcar suas paróquias subordinadas. David Andrade (discussão) 23h26min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Na minha opinião, acho que não devia apagar a Categoria:Paróquias do Brasil e criar simplesmente a Categoria:Paróquias das Arquidioceses e Dioceses do Brasil, mas podia certamente, para uma melhor organização e também concordo, optar por criar várias categorias que engloba as paróquias de cada diocese do Brasil, sendo estas categorias subordinadas à Categoria:Paróquias do Brasil e às categorias (se tiver) das respectivas dioceses em causa. AdriAg (discussão) 07h13min de 14 de Maio de 2008 (UTC)

Doutrina da Igreja Católica[editar código-fonte]

Infelizmente, este projecto está morto! Já há não sei quanto tempo que ninguém quer saber deste projecto! Agora, quero propor um recomeço. Quero que todos os colaboradores, se quiserem, claro, contribuissem com os seus conhecimentos e energias para o melhoramente e alargamento em quantidade e qualidade o artigo Doutrina da Igreja Católica, não esquecendo claro de citar as referências usadas. Sugiro o uso do Catecismo da Igreja Católica e do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. Por favor, participem e ajudem-me! Se alguém estiver interessado, é só contactar-me. AdriAg (discussão) 15h35min de 10 de fevereiro de 2009 (UTC)

AdriAg, proje(c)to colaborativo é assim, as vezes parece morto e no momento seguinte pode estar movimentadíssimo, não desanime. Criei a Categoria:Dioceses de Guiné-Bissau, bem como os dois artigos nela, e a biografia de Carlos Pedro Zilli, curiosamente, ligado a Giuseppe Negri, bispo auxiliar em Florianópolis. Infelizmente, por conta dos muitos afazeres que estou envolvido, não pretendo me ligar a nenhum projeto, mas ajudarei sempre que possível. Adailton msg 20h36min de 16 de fevereiro de 2009 (UTC)

Ainda sobre este assunto[editar código-fonte]

Há dias, o artigo Doutrina da Igreja Católica foi candidatado por mim para a lista dos artigos destacados. Espero que os colaboradores deste tão necessário wikiprojecto possam ler e julgar este artigo e votar na página apropriada. A favor ou contra, isso não é o mais importante. Espero somente que, se vocês tiverem algum desagrado em relação ao artigo, possam modificar e corrigir aquilo que vocês acham que é preciso sofrer edições adicionais. Muito obrigado! AdriAg (discussão) 09h48min de 30 de março de 2009 (UTC)

Candidato a destaque[editar código-fonte]

Há dias, o artigo Doutrina da Igreja Católica foi candidatado por mim para a lista dos artigos destacados. Espero que os colaboradores do wikiprojecto possam ler e julgar este artigo e votar na página apropriada. A favor ou contra, isso não é o mais importante. Espero somente que, se vocês tiverem algum desagrado em relação ao artigo, possam modificar e corrigir aquilo que vocês acham que é preciso sofrer edições adicionais. Muito obrigado! AdriAg (discussão) 09h14min de 2 de junho de 2009 (UTC)

Candidato a destaque (2)[editar código-fonte]

Olá!!!! Há dias, o artigo Doutrina da Igreja Católica voltou a ser candidatado por mim para a lista dos artigos destacados. Espero que os colaboradores deste wikiprojecto possam ler e julgar este artigo e votar na página apropriada. Muito obrigado! AdriAg (discussão) 11h31min de 25 de setembro de 2010 (UTC)

Liga Eleitoral Católica[editar código-fonte]

Olá pessoal, elguem poderia criar esse artigo? Liga Eleitoral Católica. Ficaria muito grato. David Andrade (discussão) 20h52min de 29 de maio de 2009 (UTC)

Papa João XXIII[editar código-fonte]

Eu estou tentando melhorar o artigo sobre o nosso Beato Papa João XXIII. Alguém me quer ajudar e colaborar neste trabalho? AdriAg (discussão) 15h57min de 13 de junho de 2009 (UTC)

Livraria Editora Vaticana[editar código-fonte]

Estou desenvolvendo um artigo para a Livraria Editora Vaticana. O texto ainda se encontra bem resumido. Irei ampliar e "wikipedificar".

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h31min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)

Conclaves[editar código-fonte]

Alguns artigos sobre conclaves estão sendo criados e alguns foram mandados, equivocadamente, para ER. Reverti e peço aos participantes que, se possível, os formatem. Obrigada e desculpem a invasão! - Dehsim? 12h34min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)Sway_2

O "Estado deste Wikiprojecto"[editar código-fonte]

Este wikiprojecto parece morto... mas eu sei que há colaboradores deste projecto que estão trabalhando sozinhos em vários artigos sobre o catolicismo. Mas, desejo que haja mais interacção e diálogo entre os colaboradores. Eu acho que a Colaboração Católica do Momento não tem mais sentido de existir, visto que esta colaboração conjunta não mobiliza já ninguém!!!! eu acho que não devíamos eleger um trabalho conjunto, mas sim cada um trabalhar nos artigos católicos que lhes interessam!!! Mas, mesmo que não sejamos unidos numa colaboração conjunta, espero que vocês possam listar sucintamente aqui as vossas contribuições recentes, para que os outros possam saber, discutir e até contribuir em artigos trabalhados por vocês!!! Eu espero que este pequeno passo possa contribuir para um maior diálogo e espírito de equipa entre colaboradores!!!

Por exemplo, estou a trabalhar no artigo Doutrina da Igreja Católica, que está a ser novamente candidata a destaque, e em vários artigos sobre a Igreja Católica na China (ex: catolicismo na China, Matteo Ricci e Controvérsia dos ritos na China)!!!! Espero que me possam ajudar nestas edições sobre o catolicismo na China (não esqueçam também de publicar as referências usadas)!!!!

AdriAg (discussão) 11h40min de 25 de setembro de 2010 (UTC)

Reforma deste wikiprojecto[editar código-fonte]

Se não houver críticas e sugestões em sentido contrário, eu vou prosseguir a uma reestruturação do wikiprojecto, no sentido de torná-lo numa plataforma onde se possa congregar as pessoas que gostem de colaborar em artigos sobre o catolicismo, onde estas mesmas pessoas possam exprimir as suas opiniões e esclarecer as suas dúvidas aqui, onde possam pedir ajuda de outros que comungam também o mesmo interesse pelo catolicismo. Neste sentido, e por causa da baixa participação na discussão no projecto, eu vou efectuar, em minha opinião, as seguintes mudanças:

  • abolição imediata da Colaboração Católica do Momento, visto que não vejo nenhuma participação nesta página!! mas, se alguém estiver a colaborar em artigo de santos, podem continuar e discutir aqui na página de discussão as suas dúvidas e trabalhos.... apenas acho que não devíamos eleger um trabalho conjunto, mas sim cada um trabalhar nos artigos católicos que lhes interessam!!!
  • abolir as futuras propostas para a colaboração católica do momento, visto que a maior parte delas já estão cumpridas e já ninguém do projecto se interesse por aquilo...
  • mudar a forma de comunicação através do site catolicismo_para_o_Bem_Comum@googlegroups.com, visto que o usuário fundador deste projecto, Mauro do Carmo, já não estar activo há muito tempo.
  • no espaço de um mês, a contar a partir de hoje, se os participantes deste projecto não puserem um Sim à frente do seu nome na lista dos colaboradores, pode ser removido por mim nesta mesma lista...

Basicamente, só quero efectuar estas pequenas mudanças e tentar apenas dar um novo look ao projecto, não menosprezando nem intrometendo nas colaborações de cada participante! AdriAg (discussão) 15h47min de 22 de março de 2011 (UTC)

AdriAg, você poderia (e talvez deveria) ter linkado esse tópico nos "tópicos-espelho" que criou em nossas talk pages.
Eu discordo da abolição imediata da Colaboração Católica do Momento, e penso que esse subprojeto apenas deva ser reformulado e melhorado, mas continuado, com certeza, inclusive ganhando visibilidade. Eu nem o conhecia...
Penso que você deva previamente detalhar como pretende fazer essa mudança na forma de comunicação.
Se não já se faz (falo assim porque ando mais afastado do que nunca), sugiro que o Projeto Catalocismo se articule também em canal de IRC.
Obrigado por nos ter contatado em nossas talk pages. Esse procedimento foi correto e necessário.
 Alexandre Magno  ►  21h07min de 22 de março de 2011 (UTC)
Olá Alexandre!! Muito obrigado por teres pronunciado aqui!! em relação à colaboração católica do momento, o que eu queria dizer com abolição é de facto a não vinculação dos participantes deste projecto a esta tarefa.... claro que não vou acabar com ela, mas apenas especificar que ela não é vinculativa e que qualquer um pode escolher participar ou não... em relação a ganhar visibilidade, eu não foi esforçar-me por isso, visto que já não participo neste subprojecto há muito tempo atrás. Mas, se alguém quiser dar visibilidade e continuar com a colaboração católica do momento, então têm total liberdade de agir neste sentido... apenas quero, com estas mudanças, dar mais liberdade aos participantes, atendendo à nova conjuntura deste projecto e à ausência de um líder neste projecto... em relação à forma de comunicação, eu apenas removi a forma de comunicação por mail através do site do usuário Mauro do Carmo, porque este já não está activo há muito tempo. Escusamos de lhe mandar mails, se ainda alguém lhe manda... Em relação ao canal IRC, se você quiser seguir em frente, em não oponho, visto que eu não uso destas coisas.... a minha forma de comunicação com os outros usuários é através das suas páginas de discussão ou do projecto. E ainda gostaria de determinar que a escolha das futuras colaborações católicas do momento têm que ter pelo menos o apoio de 5 participantes. Muito obrigado!!! AdriAg (discussão) 11h45min de 23 de março de 2011 (UTC)

Em relação às propostas para futuras Colaborações Católicas do Momento, gostaria de reduzir para três o número mínimo de apoiantes/subscritores de candidaturas/propostas para futuras Colaborações (o actual número é cinco), dado à escassez do número de participantes... assim, pode-se agilizar o processo, já que com poucos também se pode resultar um bom trabalho, desde que estes poucos sejam comprometidos!! Vou já proceder a mudança, mas qualquer opinião contrária é só expressar aqui para discutirmos sobre o número mínimo e reverter a mudança feita!! AdriAg (discussão) 21h11min de 18 de julho de 2011 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio Bruno Ishiai (discussão) 20h35min de 25 de julho de 2011 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio Rafael Monteiro (discussão) 21h06min de 19 de setembro de 2011 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Não apoio Cel. Mpheus (discussão) 02h51min de 12 de outubro de 2011 (UTC) De fato amigo, as minhas maiores contribuições para o Wikiprojeto são sobre os santos. Já fiz, refiz, melhorei, ampliei centenas de artigos dos santos e beatos. A Colaboração Católica do Momento é importantíssima para organizar esse assunto.

Da próxima vez pode ser Santa Joana D'arc. Bruno Ishiai (discussão) 17h20min de 30 de dezembro de 2011 (UTC)

Embarquei de vez no Beato João Paulo II. Se alguém quiser ajudar, me procure (não saia fazendo, pois podemos duplicar trabalho!!!!). José Luiz disc 23h33min de 30 de dezembro de 2011 (UTC)

Sobre Títulos do Bispo de Roma como artigo bom[editar código-fonte]

Propus que o artigo Títulos do Bispo de Roma fosse eleito como bom, peco as opiniões dos participantes desse projeto a respeito, se é necessário melhoras, e etc (ver aqui. Kaiser Guilherme II (discussão) 16h14min de 30 de dezembro de 2011 (UTC)

Eu coloquei aqui. Bruno Ishiai (discussão) 21h04min de 30 de dezembro de 2011 (UTC)

Wikiprojetos 2.0[editar código-fonte]

Caros editores. Face ao declínio dos projetos e ao número cada vez menor de editores ativos, está em discussão na esplanada uma proposta para concentrar os esforços dos editores, agrupando wikiprojetos com temas semelhantes, gerindo os poucos recursos que temos de forma mais sustentável. Gostaria de os convidar a participar na discussão, acreditando que através da união podemos fazer mais e melhor trabalho e mais facilmente cativarmos novos editores. Polyethylen (discussão) 05h49min de 24 de novembro de 2012 (UTC)

Necessidade de atualizar a página "Papa[editar código-fonte]

Meus caros, já coloquei esse aviso na discussão da página "papa", e venho aqui pedir-lhes ajuda.

A página "Papa" de importância capital ao projeto, possuí muitas partes que devem ser atualizadas com urgência, em algumas partes do texto ainda se refere a Bento XVI como "Papa atual" (onde vi, já mudei). A seção "Rotina e cotidiano" também possuem partes que se referem só a Bento XVI, especialmente a permanência do papa no Palácio do Vaticano, que Francisco mudou. A seção de "Paramentos e insignias" também deve ser atualizada, pois Francisco não usa várias roupas próprias do papa, como a mozeta, o múleo, o fanon, coisas que Bento reintroduziu, Francisco tirou.

Eu não posso fazer essas atualizações todas, está difícil, e tem anônimos simplesmente tirando frases importantes e referenciadas da página sem nenhuma justificação, como uma frase que recoloquei agora que se referia a maneira como a Santa Sé é retratada na mídia.

Alguém se dispõe a fazer essas modificações? Muito obrigado! Amalário de Metz (discussão) 22h24min de 25 de novembro de 2013 (UTC)

Bibliografia[editar código-fonte]

Eventualmente poderá ser útil para alguém, por grande parte estar online. Trata-se de uma espécie de dicionário, ordenado pelos dias do ano:

« Igreja Católica » está correto, « Catolicismo » é ruim[editar código-fonte]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Fus%C3%A3o/Central_de_fus%C3%B5es/Igreja_Cat%C3%B3lica;_Catolicismo