Wikipédia:Política de bloqueio
Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona. Esta política foi decidida nos processos decisórios: Temas recorrentes.Ela descreve uma norma que todos os editores devem seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. |
A Wikipédia é um projeto colaborativo em que todas as contribuições construtivas são bem-vindas. No entanto, nem todos editam a Wikipédia de forma construtiva e de acordo com as políticas e recomendações estabelecidas pela comunidade. Assim, em casos em que o conteúdo da Wikipédia ou o padrão vigente possa ser comprometido por um usuário (autenticado ou não), existe a possibilidade do bloqueio (temporário ou permanente) desse usuário, de forma que fique impedido de editar em todos os domínios da Wikipédia ou apenas em alguma porção dela. Tal pode ser feito somente por administradores e reversores, de acordo com a política de bloqueio da Wikipédia lusófona. Mesmo bloqueado, o usuário continua podendo visualizar o conteúdo livremente.
Em casos de menor gravidade, nos quais se possa presumir a boa fé ou exista a possibilidade de soluções alternativas, o diálogo sempre deve prevalecer sobre o bloqueio. Muitos usuários, principalmente os novatos, não estão familiarizados com o ambiente ou não têm consciência de que suas ações sejam incorretas. Esses usuários precisam ser guiados, e não bloqueados, em primeira instância.
Abrangência dos bloqueios
Os bloqueios, de acordo com a sua abrangência, podem ser classificados em totais ou parciais.
Os bloqueios totais são aplicados, de fato, com a utilização da ferramenta de bloqueio. Nesses casos, os direitos de edição do usuário ficam suspensos em todas as páginas e domínios do projeto, com exceção da própria página de discussão (ver tópico "Canais de comunicação para bloqueados").
Além dos bloqueios totais, há duas alternativas que permitem restringir a possibilidade de edição a determinadas páginas ou domínios. São elas: os bloqueios parciais (também aplicados com a ferramenta de bloqueio), que, havendo a possibilidade, são preferíveis, e os filtros de edições. (Ver seção sobre como aplicar os bloqueios para cada tipo de violação)
A Wikipédia lusófona não possui autoridade sobre a Meta-Wiki, projetos associados ou Wikipédias em outros idiomas. Como tal, bloqueios gerados por esta comunidade ou pela deliberação do colegiado de administradores, independentemente de seus critérios ou abrangência, não são extensíveis a outros projetos.
Objetivos dos bloqueios
Bloqueios...
- em princípio não são punitivos, exceto nos casos de decisões consensuais disciplinares. Os bloqueios não devem ser usados como vingança.
- são preventivos e orientadores: servem para frear edições negativas, poupando assim o trabalho desnecessário de vigilância em casos evidentes. Servem também como períodos para reflexão, como exemplo para os mal intencionados, permitindo estabilidade ao projeto.
- não servem para impor opiniões ou ideias: não devem se destinar a cercear exposição opinativa divergente e retórica em debate.
- servem para proibir contas criadas para fins ilegítimos: abolir contas criadas exclusivamente para não cumprir políticas já aprovadas. São os casos de, por exemplo: fantoches ilegais (POV, falsidade ideológica, votações, usuário já bloqueado, conta de ataque etc.), propagação de texto criminoso, propaganda ou promoções explícitas de produtos, empresas, instituições, ONGs etc.
- servem para interromper ciclos de condutas disruptivas em espaços críticos do projeto, como, por exemplo, as páginas de pedidos gerais, verificadores ou burocratas. Nesses locais, a inserção de comentários fora de pauta, ofensivos, pejorativos e assediantes sobre determinado ponto de vista ou usuário, aproveitando-se da visibilidade do espaço e levando, consequentemente, à deterioração da qualidade da discussão, pode acarretar bloqueios imediatos, parciais ou totais (mais detalhes na seção sobre como aplicar o bloqueio).
Alternativa aos bloqueios
Os administradores podem considerar impor, ao invés de bloqueios ou filtros, restrições de edição que sejam tão restritivas ou menos que as sanções propostas por esta política. Restrições que sejam mais restritivas que as propostas na política estão vedadas sem o consentimento da comunidade. É fundamental que o editor que se submeterá a uma restrição de edição concorde com ela explicitamente.[1] Caso contrário, valerá o que prevê esta política de bloqueio aprovada pela comunidade.
Bloqueios parciais
Há também a possibilidade de aplicação de bloqueios parciais, que dão aos administradores a opção de impedir que um utilizador ou IP edite uma página, domínio ou envie e-mails. Servem para resolver determinados problemas, como abuso reiterado em alguns domínios, e se assemelham aos filtros de edição. É uma alternativa pois permite que o utilizador não seja bloqueado totalmente. Para a aplicação dos bloqueios parciais deve-se observar as demais disposições desta política.
Restrições à interação
O propósito de uma restrição à interação (frequentemente referida como interaction ban) é de cessar um conflito entre dois ou mais usuários. Uma restrição singular proíbe um editor de interagir com outro. Uma restrição coletiva proíbe dois ou mais usuários de interagirem entre si. Embora os usuários restringidos possam editar na mesma página e participar das mesmas discussões, eles não podem interagir diretamente uns com os outros.
Os editores que estiverem sob uma restrição de interação não podem:
- editar as páginas de usuário, subpáginas e páginas de discussão de outros editores com os quais não podem interagir;
- responder diretamente aos editores com os quais não pode interagir;
- mencionar, fazer referência ou comentário relacionado a outro editor em qualquer espaço da Wikipédia, seja direta ou indiretamente;
- desfazer as edições de outro editor em qualquer página utilizando a ferramenta de reversão ou qualquer outro método;
- utilizar a função de "Agradecer" em edições dos usuários com os quais não pode interagir.
Uma restrição à interação é uma alternativa rápida e paliativa para evitar que uma disputa entre editores se prolongue e cause mais disrupção na Wikipédia. As restrições à interação devem ser estabelecidas por meio de discussão de bloqueio e registradas em Wikipédia:Restrições à edição.
Exceções
A menos que sejam estabelecidas de forma específica, as restrições à interação não se aplicam ao seguinte:
- Reverter vandalismos óbvios (vandalismos destrutivos como branquear uma página, inserir obscenidades e ataques) ou violações óbvias à política sobre biografias de pessoas vivas. Neste contexto, significam quaisquer edições para as quais não há justificativa razoável de serem mantidas;
- Envolver-se numa resolução de disputa legítima e necessária como, por exemplo, para abordar uma preocupação real sobre a própria restrição em um espaço apropriado. Tais situações podem ser:
- Requisitar a intervenção de um administrador para lidar com uma violação de uma restrição à interação (não sendo mais de uma vez e citando expressamente o fato da violação);
- Solicitar esclarecimentos sobre a restrição em si;
- Apelar da restrição.
Como um usuário restringido, se você acha que sua edição se enquadra numa das exceções, você deve explicitar a razão para sua edição através do sumário de edição. Se tiver dúvidas, não realize a edição. Ao invés disso, questione um dos administradores que lhe aplicaram a restrição na página apropriada.
Sanções
Uma restrição à interação pode ser aplicada mesmo sem a concordância explícita dos editores envolvidos, após uma discussão de bloqueio na qual os administradores decidam pela imposição da restrição. A violação de uma restrição à interação será sancionada por meio de bloqueios progressivos para cada ocorrência. Caso o editor viole reiteradamente a restrição, um bloqueio por tempo indeterminado poderá ser aplicado à conta, após discussão de bloqueio.
Como aplicar o bloqueio para cada tipo de violação
A não ser quando especificado de outra forma, as regras abaixo dizem respeito a usuários cadastrados. Para IPs, vide o ponto 3.20.
3.1 | Todo administrador tem autonomia para fazer um julgamento inicial, dentro dos limites estabelecidos no destaque abaixo. Cada situação é descrita pelo "motivo", pelo "tempo mínimo" de bloqueio (o tempo inicial sugerido para os casos menos graves) e pelo "tempo máximo" (que só deve ser aplicado caso exista algum agravante que o justifique). Fatores como gravidade ou reincidência dos atos devem ser considerados na escolha do tempo de bloqueio especificado nos intervalos de referência. |
3.2 | Em todos os casos, outros administradores têm autonomia para efetuar o desbloqueio, a diminuição do tempo ou abrangência do bloqueio, caso julguem o primeiro exagerado, injusto ou passível de ser tratado apenas com restrições específicas. Se o administrador que efetuou o bloqueio inicial discordar do reajuste, tenta-se o acordo através do diálogo e, em caso de impasse irredutível, deve ser aberto um pedido de revisão do bloqueio. |
3.3 | Para alertar os administradores de plantão sobre ocorrências passíveis de bloqueio, podem ser enviadas solicitações nas páginas de notificações de incidentes e notificações de vandalismo, criando-se, para tanto, uma seção específica, conforme as instruções presentes nos respectivos cabeçalhos. Os comentários e justificativas devem-se pautar sempre pela civilidade e observância às normas de conduta. Discussões sobre bloqueios já aplicados, propostas de bloqueio e pedidos de revisão terão lugar somente em Discussão de bloqueio, onde a participação de todos é irrestrita. As solicitações efetuadas na página de pedidos de bloqueio só podem ser encerradas por administradores, exceto nos casos em que o pedido pode ser atendido por reversores. Nessa situação, os mesmos podem encerrar o pedido. Em pedidos de bloqueio que envolvam dois editores autorrevisores é requerida a apresentação de evidência (diff) de que já se tentou resolver o conflito em páginas de discussão ou página de discussão de usuário antes do envolvimento dos administradores. Sem isto, os administradores poderão ignorar ou fechar o pedido citando a falta de disposição dos envolvidos em resolver amigavelmente o conflito.[2][3] |
3.4 | As seções de pedidos ou discussão de bloqueios não são um fórum. Portanto, não é permitido tecer comentários em páginas de pedidos a administradores ou em outros locais críticos do projeto, como, por exemplo, as seções de pedidos a verificadores ou burocratas, aproveitando-se da visibilidade do espaço (e levando, consequentemente, à deterioração da qualidade da discussão). Esta ação resultará em bloqueio imediato (parcial ou total), sobretudo, em se tratando de usuários experientes e conhecedores das políticas e recomendações. Se houver necessidade de comentar, o editor deverá utilizar a página de discussão. Comentários ofensivos devem ser removidos. Quando não for possível a remoção, a compactação pode ser feita.[2] |
3.5 | Ocorrências em páginas ou domínios específicos, como, por exemplo, abuso do espaço público, guerra de edições ou utilização ilícita de fantoches com único propósito de adulterar o resultado de votações ou reforçar um ponto de vista (sem comportamento desestabilizador configurado), podem ser tratadas, alternativamente, com bloqueios parciais. Usuários que incorram em violações mais graves, como atos de vandalismo, uso da Wikipédia para dirigir ofensas, ameaças ou atentados à integridade de contas ou do projeto, devem ser submetidos a bloqueios de abrangência plena, obrigatoriamente. |
3.6 | Como medida de prevenção e combate a vandalismos, queixas de abusos ou tentativas recorrentes de fraude, faixas e endereços de IP também poderão ser incluídos ao filtro de edições pelo tempo conveniente e necessário, desde que não haja risco potencial de prejuízo a usuários inocentes. |
3.7 | Não são motivos para bloqueio: a exposição de opiniões, ideias, críticas, sugestões, propostas (mesmo que não-consensuais) nos locais adequados, respeitando as normas de conduta, a prática de atos que não estejam dentro dos servidores da Wikipédia, desde que o usuário não faça ligações externas das suas difamações dentro da Wikipédia. |
3.8 | Ninguém poderá ser bloqueado novamente, se esse bloqueio for baseado em uma ação já punida anteriormente. |
3.9 | Vandalismos leves
Alguns tipos de vandalismos não são considerados a princípio e geralmente acontecem pois: o usuário não tem noção do que seja a Wikipédia; desconhece as políticas básicas; desconhece os procedimentos internos; está testando o "estilo-wiki"; está experimentando o ambiente. São eles:
Os vandalismos leves são aqueles definidos acima, quando os usuários insistem em descumprir as regras, de forma a criar um esforço desnecessário de reversão dos editores mais experientes. Geralmente acontecem pois: o usuário não está disposto a ler as regras internas; o usuário não está preocupado em compreender o funcionamento do projeto; o usuário não dá sinal de que se preocupa em melhorar; o usuário não está interessado em aprender. Os bloqueios aos vandalismos leves servem apenas para "apagar a chama" e são menores, porque o usuário pode mudar de comportamento assim que compreender que a Wikipédia tem regras que precisam ser seguidas. |
3.10 | Vandalismos destrutivos
Geralmente são motivados por: chamar a atenção (expressão de linguagem em local impróprio) para si ou para alguma causa; provar um ponto de vista em relação à Wikipédia; forma de protesto contra a Wikipédia; forma de agredir pessoa ou instituição abordada em um artigo; confundir ou manipular o leitor; spam (promoção ou divulgação de alguma marca, produto, instituição, ideal, cursos, palestras etc.). São tipos de vandalismo destrutivo:
|
3.11 | Desrespeito às políticas vigentes e que não se encaixam nas definições de vandalismos acima
|
3.12 | Abuso do espaço público
|
3.13 | Ameaças judiciais e de imprensa
|
3.14 | Conduta imprópria
|
3.15 | Guerras de edições
|
3.16 | Uso de fantoches (sockpuppets ou meatpuppets) ou endereços de IP exclusivamente para reforçar uma opinião (POV), participar em debates ou adulterar votações, sem comportamento desestabilizador configurado
|
3.17 | Atentados à integridade de contas e uso indevido de fantoches
|
3.18 | Contas de propósito único nocivo
|
3.19 | Robôs
|
3.20 | Regras específicas para IP
Por decisão da comunidade, fica permitida a implantação de restrições parciais em faixas de IPv4/16 e IPv6/19 por tempo indeterminado para todos os domínios exceto os de discussão e ajuda. Essas restrições serão permissivas, de forma que não impeçam a Criação de contas, e a opção de Aplicar bloqueio aos utilizadores que se autenticarem deste endereço IP não será habilitada.[6]
|
3.21 | Bloqueio por verificação ou supervisão
|
Não são motivos para bloqueios
Conflito de edições entre usuários que conhecem e respeitam a norma vigente. Casos assim devem ser resolvidos através de processos de resolução de disputas.
Expressão adequada de ideias ou divergência de opiniões, mesmo que não-consensuais ou não-unânimes, nos locais próprios para discussão.
Conflitos e envolvimento
Os administradores não devem bloquear os usuários com os quais estão envolvidos em disputa de conteúdo; em vez disso, devem comunicar o problema a outros administradores. Os administradores também devem estar cientes dos potenciais conflitos relacionados a páginas ou áreas nas quais estão envolvidos. É aceitável que um administrador bloqueie alguém que se tem envolvido em atos claros de vandalismo em páginas de usuário do administrador.
Medidas paliativas
Os bloqueios não devem ser utilizados com vista a tranquilizar um usuário que esteja irritado ou indignado, já que, via de regra, tem precisamente o efeito contrário. Contudo, um usuário irritado que esteja a ser disruptivo pode ser bloqueado para evitar mais disrupções.
Registo de bloqueio
Os bloqueios não devem ser usados com a finalidade de registar as disputas ou outros eventos negativos no registo de bloqueio de usuário. Nos casos em que os bloqueios são aplicados por períodos muito curtos, possivelmente apresentam um carácter punitivo e vexante.
Perante um bloqueio doloso ou acidental, caso o bloqueio original tenha expirado, bloqueios por períodos curtos podem ser usados para registar, por exemplo, um pedido de desculpas, reconhecendo o erro no registo de bloqueios (caso isto ainda não tenha sido feito na mensagem registada pela razão do desbloqueio).
Tentativa de fraudar bloqueios
- 5.1 Edições feitas em contorno de bloqueio devem ser revertidas, sendo obrigatoriamente revertidas quando feitas por fantocheiros com longo histórico de abuso (ver lista). Qualquer reposição de uma edição revertida, ou tentativa de impedimento de reversão, poderá ser enquadrada como tentativa de contorno de bloqueio por parte do fantocheiro e a conta que repôs a edição considerada um fantoche/meatpuppet, numa discussão de bloqueio. No entanto, o reaproveitamento de edições revertidas por outros usuários pode ser admitido, desde que tenha ocorrido em circunstâncias pontuais e não sistemáticas.
- 5.1.1 A decisão de impedir a reposição de edições realizadas via contorno de bloqueio ocorrerá através das discussões de bloqueio, se já iniciadas, ou pelo café dos administradores, devendo para tanto ser verificado um consenso entre os participantes.
- Como "reaproveitamento", entende-se como o uso das fontes inseridas ou correções do texto. Nesse caso, a mera reversão da reversão não será permitida.
- Como "circunstâncias pontuais e não sistemáticas", entende-se como o reaproveitamento de edições em, por exemplo, um ou outro artigo que o editor já tenha trabalhado ou esteja trabalhando. Nesse caso, o reaproveitamento de dezenas de edições revertidas de um fantocheiro, dados após seu bloqueio, não será tolerado.
- 5.1.1 A decisão de impedir a reposição de edições realizadas via contorno de bloqueio ocorrerá através das discussões de bloqueio, se já iniciadas, ou pelo café dos administradores, devendo para tanto ser verificado um consenso entre os participantes.
- 5.2 Se um usuário tentar burlar um bloqueio, será acrescentado ao tempo total de bloqueio o tempo que restava por cumprir quando o tentou fraudar. Exemplo: um usuário foi bloqueado por 30 dias e no 20º dia é pego editando com um fantoche; ainda restavam 10 dias de bloqueio. Acrescentam-se esses dias ao final, ficando ele então bloqueado por mais 10 dias (total = 30 + 10 = 40).
- 5.2.1 O número de reajustes de bloqueio pelas tentativas de fraude, conforme especificado acima, fica limitado a um a cada intervalo de 24 horas. Se, por ventura, nesse ínterim, houver mais de uma ocorrência, o bloqueio deverá ser refeito pelo tempo inicialmente cominado a partir da data de cada nova tentativa de contorno.
- 5.2.2 O tempo máximo de bloqueio por fraudes fica limitado a um ano, para bloqueios totais, e a dois anos, para bloqueios parciais. Caso sejam atingidos estes limites, o usuário será rebloqueado pelo mesmo tempo a partir da data da última edição de cada nova tentativa de contorno.
- 5.3 Se a edição for proveniente de um endereço IP fixo, este deve ser bloqueado no máximo pelo tempo restante do usuário principal. Se vier de sock puppet, este deve ser bloqueado por período infinito.
- 5.4 Salvo exceções, a abrangência dos bloqueios deve ser respeitada no momento dos reajustes. Bloqueios parciais deverão ser convertidos em bloqueios totais se, e somente se, o usuário violar itens da referida política que determinem a restrição completa dos direitos de edição, como, por exemplo, atos de vandalismo, ofensas ou utilização ilícita de fantoches ou endereços de IP para quaisquer propósitos além de fraudes em votações e participação em debates, discussões ou consultas à comunidade (tópico "Atentados à integridade de contas e uso indevido de fantoches").
- 5.5. Na hipótese de um bloqueio ser convertido de parcial a total, em uma tentativa de contorno, caso o prazo de expiração alcançado com o reajuste seja superior a um ano, o bloqueio deverá ser refeito por um ano a partir desta ocorrência.
- 5.6 Usuários sucessivamente bloqueados, em decorrência de terem assumido comportamento de conta de ataque, incorrendo, de forma sistemática, em atos de vandalismos e atentados à integridade do projeto, poderão ser bloqueados por período indeterminado. Em caso de discordância, a qualquer tempo pode ser solicitada a revisão do bloqueio.
Abuso da ferramenta de bloqueio por parte do administrador
Um administrador deve zelar pelo cumprimento rigoroso das políticas da Wikipédia lusófona, e a política de bloqueio não é exceção. De facto, esta é uma das políticas que todos os administradores devem conhecer. A quebra da política de bloqueio por parte de administradores deve ser considerada abuso de ferramentas administrativas.
É considerado abuso se algum administrador:
- Desrespeitar os limites definidos da política de bloqueio, com o agravante de ter conflitos históricos com a pessoa envolvida.
- Aplicar o tempo de bloqueio máximo de forma sistemática e sem justificativa plausível.
- Fizer interpretações pessoais (não-consensuais) da política de bloqueio e outros administradores tiverem que intervir para desfazer ou adaptar.
Revisão do bloqueio
- 6.1.1 Em primeira instância, todos os bloqueios aplicados devem ser discutidos apenas na página de discussão do editor bloqueado ou, de modo oficial, em Discussão de bloqueio.
- 6.1.2 Sem que haja um pedido de revisão de bloqueio e uma anulação ou diminuição desse bloqueio, não é permitido comentá-lo em qualquer outro local da Wikipédia, para além de Discussão de bloqueio (onde todos os colaboradores poderão deixar a sua opinião) ou da página de discussão do bloqueado (conforme definido na seção seguinte: "Canais de comunicação para bloqueados"). A exceção a esta regra são as discussões de avaliação de desempenho do autor dos bloqueios, feitas no local correto, como por exemplo, renomeações e pedidos de concessão da ferramenta de reversor. Nestes casos, pode-se avaliar o uso da ferramenta bloqueio por parte deste.[8]
- 6.1.2.1 É, contudo, permitido criar, no pedido de revisão formal, ligações para os comentários postados pelo usuário em sua página de discussão (caso a este tenha sido infligido um bloqueio de abrangência plena), ou conceder a permissão a um editor bloqueado parcialmente para lá apresentar sua defesa, desde que não esteja fazendo uso inapropriado de sua página de discussão.
- 6.1.2.2 Entretanto, se um usuário bloqueado por completo quiser solicitar a abertura de um pedido de revisão formal de bloqueio ainda durante sua vigência, poderá adicionar à sua página uma predefinição que a inclua na categoria dos pedidos de desbloqueio, de modo a chamar a atenção dos administradores, ou submeter uma mensagem ao canal de desbloqueio: unblock-ptwiki@wikimedia.org.
- 6.1.3 Se, em decorrência de um pedido de revisão formal, um bloqueio for anulado ou diminuído por ser julgado excessivo, a conduta do administrador que o aplicou poderá ser discutida nos locais apropriados a apurar se houve ou não uma ação errada de sua parte, a saber: Pedidos de remoção. As circunstâncias em que podem ser utilizados tais mecanismos estão especificadas na subseção seguinte.
- 6.1.4 Os pedidos formais de revisão terão duração de, a princípio, três dias, e só podem ser encerrados por administradores. Se uma discussão maior se fizer necessária, ela poderá prosseguir até que os administradores cheguem a um consenso, não devendo a discussão, no entanto, ultrapassar o prazo de duas semanas. Se em três dias não houver ao menos três administradores que apoiem o bloqueio, este poderá ser suspenso até o fim da discussão, onde, havendo consenso, o bloqueio poderá ser reaplicado pelo prazo restante. Os prazos limite, bem como as medidas descritas na próxima subseção, não são extensíveis a usuários bloqueados por período indeterminado (e para os quais se pretenda requerer a reintegração ao projeto) ou por uso ilícito de fantoches, em decorrência de um resultado de CheckUser.[9]
- 6.1.5 Imediatamente após a abertura, o pedido de revisão será incluído às mudanças recentes, de modo a ampliar a participação dos usuários. A criação da página deve ser detectada por um robô, o qual, por sua vez, notificará os administradores em exercício em suas páginas de discussão.
Julgamento e punição
- 6.2.1 Embora os pedidos de revisão, tal como as demais solicitações a administradores, sejam concluídos por estes, as opiniões da restante comunidade, apesar de não vinculativas, devem ser levadas em consideração.
- 6.2.2 Se durante o encerramento do pedido, no máximo três dias (72 horas) após o momento em que o bloqueado solicitou a revisão em sua página de diálogo, for constatado abuso ou houver consenso pela sua incorreção, não recebendo este apoio justificado e embasado nas políticas e recomendações do projeto de pelo menos três administradores não-envolvidos, responsáveis pela análise e síntese cuidadosa dos argumentos, o bloqueio, caso ainda esteja em vigor, deverá ser desfeito, definitivamente (caso haja consenso contra sua aplicação) ou temporariamente caso a discussão ainda esteja ocorrendo (ver item 6.1.4). Logo, se existir oposição de um número de administradores igual ou superior ao dos que emitiram pareceres favoráveis à manutenção do ato administrativo em causa, este também será cancelado por falta de consenso.[10]
- 6.2.3 Caso se constate, através de consenso entre a comunidade e administradores, que o pedido de desbloqueio foi feito claramente de má-fé, por ter sido pedida uma revisão sobre conduta inequivocamente passível de bloqueio, nesse caso poderá haver novo bloqueio, essa vez por abuso do espaço público. A simples manutenção do bloqueio em pedido de revisão não implica aumento do tempo.[8]
- 6.2.4 Abusos das ferramentas de bloqueio poderão ser punidos de acordo com a regra para remoção. Os pedidos de remoção de administradores deverão ser listados em Wikipédia:Administradores/Pedidos de remoção/Lista de pedidos
Canais de comunicação para bloqueados
De modo a garantir o direito à defesa, um editor bloqueado pode fazer uso de sua página de discussão para argumentar sobre o bloqueio que lhe foi infligido. A autodefesa, entretanto, não impede que qualquer outro usuário intervenha em seu favor, desde que não entre em conflito com a política de bloqueio: ou seja, tal garantia é algo a ser somado entre os métodos de contestação de bloqueio e deve coexistir com a possibilidade de se criar um pedido de revisão em Discussão de bloqueio ou enviar e-mail para o canal de desbloqueio.
Utilização da página de discussão
- 7.1.1 O uso da página para se manifestar sobre o bloqueio é permitido apenas enquanto houver impedimento de edição. Ao término do bloqueio, o usuário deve utilizar apenas a seção de pedidos a administradores apropriada para se manifestar sobre o seu bloqueio ou o de qualquer outro.
- 7.1.2 A permissão de uso da página fica a critério do administrador, que deverá analisar cada caso e aplicar ou não a restrição fazendo uso do bom senso. Entretanto, essa decisão pode ser contestada por qualquer usuário na página de discussão de bloqueios.
- 7.1.3 A utilização da página de discussão para questionar o bloqueio não deve ferir outras políticas. Portanto, este não é um canal aberto para vandalismo, ofensas, assédio ou qualquer atitude que não compreenda a contestação estrita daquilo que envolver o bloqueio. Desta maneira, o usuário deve utilizar a página respeitando as normas de conduta e empregar a política de bloqueio a seu favor.
- 7.1.4 Em caso de uso inapropriado da página para, por exemplo, tecer comentários abusivos, aliciantes, desestabilizadores ou não relacionados com o bloqueio, o usuário será imediatamente impedido de editá-la. Se o mau uso incluir prática de insultos, o bloqueio deverá ser aumentado por conduta imprópria.
- 7.1.5 É permitido o uso da página por outros usuários para argumentar contra ou a favor do bloqueado, desde que estes não prejudiquem o processo de apelação. Espera-se que os editores bloqueados deixem a Wikipédia, temporária ou definitivamente, com seu orgulho e dignidade intactos. Por conseguinte, não é permitido tirar vantagem de sua ausência para lhes dirigir ofensas, assédio ou provocações, em sua página de discussão, durante o período de vigência do bloqueio, ou em domínios nos quais tenham sido impedidos de editar, em casos de bloqueios parciais.
- 7.1.6 Podem ser criadas ligações em Discussão de bloqueio para comentários postados pelo bloqueado em sua página de discussão, durante o período de vigência do bloqueio. Nesse ínterim, não é permitido incluir comentários em nome do bloqueado em outros locais do projeto para além da página de revisão.
- 7.1.7 Em se tratando de um IP partilhado impedido de editar sua página, o tempo máximo de impedimento será de um mês.
Canal de comunicação por e-mail
O canal de desbloqueio pode ser utilizado pelo bloqueado, durante o período de vigência de um bloqueio, para:
- 7.2.1 Submeter um requerimento de revisão de seu bloqueio, que poderá ser aberto por qualquer administrador em Discussão de bloqueio.
- 7.2.2 Solicitar o desbloqueio do seu endereço IP, nos casos em que a conta é desbloqueada antes do prazo inicialmente previsto e os administradores se esquecem de efetuar o desbloqueio do IP.
- 7.2.3 Pedir a alteração dos parâmetros, possibilitando-lhe editar a própria página de discussão, durante o período de vigência do bloqueio.
- 7.2.4 Alertar sobre falhas do sistema de bloqueio: um usuário pode, eventualmente, permanecer bloqueado um pouco além do prazo estabelecido, e é mais provável conseguir contatar algum administrador para solucionar o problema por meio deste canal do que editando a própria discussão.
- 7.2.5 Requerer a desativação do filtro de edições, quando se encontrar sob bloqueio parcial.
Uma vez que editores anônimos não têm acesso ao recurso de contatar usuários via e-mail e podem ter sido impedidos de editar a própria página de discussão, o canal de e-mail também pode ser usado por estes para:
- 7.2.6 Solicitar o desbloqueio de endereços de IP que, por ventura, encontrem-se sob bloqueio automático, isto é: o IP é automaticamente bloqueado por 24 horas quando a conta de algum usuário que utiliza IP partilhado é bloqueada.
- 7.2.7 Solicitar a criação de contas de usuário, em situações nas quais não podem fazê-lo, em razão de utilizarem, no momento, um endereço bloqueado por longo histórico de vandalismo, com parâmetro para criação de conta desabilitado por questões de segurança.
Notificação de bloqueio
É de fulcral importância que todo usuário registrado seja notificado, em sua página de discussão, sobre os motivos do bloqueio, sua duração e as possibilidades de contestação. Para tanto, podem ser utilizadas as predefinições {{bloqueado}} ou {{bloqueado-disc}}, se for permitido o uso da página de discussão pelo bloqueado.
No caso de usuários anônimos, o aviso {{Schoolblock}} pode ser utilizado para IPs de escolas ou instituições de ensino com longo histórico de vandalismo e que estejam sob bloqueios prolongados. A predefinição é incluída na página de discussão do IP e informa aos usuários a motivação do bloqueio e como solicitar a criação de uma conta ou mesmo o desbloqueio através do canal de contato com os administradores. O aviso {{Anonblock}} pode ser usado para IPs partilhados, em situações gerais.
Usuários incluídos no filtro de edições (bloqueios parciais) devem ser notificados com o aviso-padrão {{aviso-filtro}} e adicionados à Wikipédia:Filtro de edições/Bloqueios, onde será mantida uma listagem, para cada editor, informando as restrições editoriais às quais foram submetidos, os diferenciais de edição com os registros do filtro e a mensagem de notificação, e a duração dos bloqueios.
Ver também
- Administradores
- Pedidos
- Restrições à edição
- Registro de IPs e usuários bloqueados
- Especial:Blockip — para bloquear ou desbloquear um usuário (acessível a administradores e reversores)
- MediaWiki:Blockedtext — o texto que um usuário bloqueado vê quando tenta editar uma página.
Referências
- ↑ Salvo nas hipóteses de bloqueios parciais e de restrições à interação.
- ↑ a b Trecho inserido após Wikipédia:Esplanada/propostas/Página de pedidos de bloqueio (30mar2015).
- ↑ Redação alterada conforme Wikipédia:Esplanada/propostas/Permitir que, em algumas situações, reversores possam atender pedidos em Wikipédia:Pedidos/Bloqueio (2out2018)
- ↑ a b Aprovado em Wikipédia:Esplanada/propostas/Alteração nos §§3.13 e 3.14 da WP:PB (4mai2021).
- ↑ Atualizado em Wikipédia:Esplanada/propostas/Alteração do § 3.18 da Política de Bloqueio (28abr2021).
- ↑ Decidido por votação finalizada a 4 de outubro de 2020.
- ↑ a b Item acrescentado conforme Wikipédia:Esplanada/propostas/Regulamentar os estatutos de supervisor e verificador (20dez2019).
- ↑ a b Aprovado em Wikipédia:Esplanada/propostas/Finalizar propostas de alterações na Política de Bloqueio (2ago2012)
- ↑ Aprovado em Wikipédia:Tentativa de Consenso/Mudança nos processos de revisão de bloqueio
- ↑ A última frase foi aprovada por consenso em Wikipédia:Esplanada/propostas/Alteração imediata (21dez2010)