Zona Oeste de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zona Oeste (Manaus))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Zona
Oeste
Orla da Praia da Ponta Negra

Orla da Praia da Ponta Negra
[[Ficheiro:|270px]]
Área 128,28 km²
População 253.589 hab. (2010)
Densidade 1.976 hab./km²
Renda média R$
Limites Norte, Centro-Oeste e Sul
Bairros
Zonas de Manaus Brasão de Manaus.svg

A Zona Oeste é uma das seis regiões em que se divide a área urbana do município brasileiro de Manaus. Ocupa uma área de 12 828,44 hectares, sendo a segunda mais extensa entre as regiões da cidade, de acordo com o censo brasileiro de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Seu bairro mais populoso é a Compensa, com seus 75 832 habitantes, sendo ainda, o quarto bairro mais populoso de Manaus. Também na região encontram-se três dos maiores bairros da cidade em área territorial: Tarumã-Açú, com 4.807,05 hectares, Tarumã, com 3.928,07 hectares e Ponta Negra, com 2.413,04 hectares.

É nesta região que se situam o Estádio Ismael Benigno (Colina), no São Raimundo; as sedes da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas, na Compensa; a sede da Câmara Municipal de Vereadores, no Santo Antônio; o Parque Rio Negro, no São Raimundo; o Zoológico do CIGS, no São Jorge, entre outros.

A Ponta Negra é considerado um bairro turístico e de classe alta da cidade. Nele se localizam o Parque Ponta Negra (composto de uma extensa orla com vista ao rio Negro, anfiteatro, mirantes, calçadão e quadras poliesportivas), o Shopping Ponta Negra e o Tropical Hotel, além de diversos estabelecimentos militares e condomínios de alto padrão.

No Tarumã, encontramos um dos maiores cemitérios da Região Norte do Brasil, o Cemitério Parque Tarumã, e também o complexo do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Os bairros do Tarumã e Tarumã Açú são conhecidos também por abrigar uma das maiores áreas verdes da cidade, porém vem sofrendo constantes agressões ambientais oriundas de invasões de terra.

A Zona Oeste é a região mais próxima da Ponte Rio Negro, que liga Manaus à Iranduba, na Região Metropolitana.

Ao todo são 12 bairros:

Ver também[editar | editar código-fonte]