Ilhéu da Vila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilhéu da Vila
Ilhéu da Vila
Mapa dos Açores (Luís Teixeira, c. 1584)

O Ilhéu da Vila localiza-se na freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na costa sudoeste da ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal. Dista cerca de 280 metros a sul da Ponta do Poção.

História[editar | editar código-fonte]

Encontra-se assinalado no "Mapa dos Açores" (Luís Teixeira, c. 1584) como "Yslea de la villa" e, em mapas posteriores nele baseados como "Ilheo do sal".

Na mesma época, é referido por Gaspar Frutuoso, que regista:

"Por experiência, está visto que todos os anos, véspera de Nossa Senhora da Anunciação, ou ao dia (se tardam, pode ser um dia ou dois) antes ou depois, vão criar à ilha, no ilhéu, que está junto da Vila um tiro de espingarda da terra, defronte da Ribeira Seca, grande soma de garajaus, que dizem vir de umas ilhas que estão junto de Berbéria, ou da mesma Berbéria, que, por ser terra muito quente, não podem lá criar, porque lhe queima ou gora o Sol ou areia quente, com seus raios, os ovos; e, porque ali no ilhéu lhos queimaram um ano, se absentaram, mas já tornam a criar nele; os quais fazem proveito na terra, porque a alimpam do gafanhoto, que faz também muita perda nos trigos; toma-se também muitas cagarras nas rochas, de que fazem graxa."[1]

É propriedade da Fundação dos Botelhos de Nossa Senhora da Vida, com sede na ilha de São Miguel.

Características[editar | editar código-fonte]

Com cerca de 7,7 hectares de área emersa, caracteriza-se pelos seu fundo marinho formado principalmente por escoadas lávicas dotadas de uma morfologia irregular onde surgem alguns tubos de lava que dão origem a grutas submarinas. No interior destas, encontra-se uma grandes diversidade de esponjas e diversos crustáceos.

Entre a fauna e a flora dominantes nas suas águas destacam-se a "Zonaria tournefortii", peixes-balão, ("Sphoeroldes marmoratus") e garoupas ("Serranus atricauda"). Além destas espécies, são observáveis:

No ilhéu nidificam importantes colónias de aves marinhas como o garajau-rosado, o garajau-comum, o frulho, o alma-negra, o angelito e o cagarro. Visando a preservação das mesmas, em 1993 foram erradicadas 13 cabras que viviam no ilhéu.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FRUTUOSO, Gaspar. Saudades da Terra, Livro III.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

SANTOS, Ricardo Serrão (coord.). Proposta de Plano de Gestão para a Zona de Protecção Especial“Ilhéu da Vila e Costa Adjacente” (Santa Maria) Janeiro 2005 a Dezembro 2009. S.l., Instituto do Mar (IMAR) / Departamento de Oceanografia e Pescas, Universidade dos Açores, Junho 2004. 52p. mapas. in: http://www.horta.uac.pt/projectos/macmar/ogamp/PlanosGestao/PG_ZPE/PG_OGAMP_Vila.pdf Consultado em 7 jul 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]