Abando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espanha Abando 
  Distrito  
O Passeio Abandoibarra, na margem esquerda da ria de Bilbau, vista desde da ponte Zubizuri
O Passeio Abandoibarra, na margem esquerda da ria de Bilbau, vista desde da ponte Zubizuri
O Passeio Abandoibarra, na margem esquerda da ria de Bilbau, vista desde da ponte Zubizuri
Localização
Localização de Abando em Bilbau
Localização de Abando em Bilbau
Localização de Abando em Bilbau
Coordenadas 42° 15' 25" N 2° 55' 24" O
País Espanha
Comunidade autónoma País Basco
Província Biscaia
Município Bilbau
Características geográficas
Área total 2,14 km²
População total 52 000 hab.
Densidade 24 299,1 hab./km²
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Abando

Abando, também conhecido como San Vicente de Abando, é o distrito número 6 da divisão administrativa da cidade de Bilbau, Espanha. No passado uma anteiglesia e município da Biscaia, ocupava o lugar e voto 34 nas Juntas Generales de Vizcaya. Atualmente está dividido em dois bairros: Abando e Indauchu.

O distrito tem cerca de 52 000 habitantes e ocupa uma área de 2,14 m² (densidade: 24 299,1 hab./km²).

História[editar | editar código-fonte]

Bilbau foi fundada em 1300 sobre terrenos das anteiglesias de Begoña e de Abando, que perdeu o bairro de Bilbao La Vieja, mas conservou a maior parte do seu território até ao século XIX. No século XVIII Abando era a anteiglesia com maior população da Biscaia ("351 'fogueiras' e 2 100 pessoas de 'comunhão'", segundo a Historia General de Vizcaya, escrita en 1793 por Juan Ramón de Iturriza y Gárate Zabala). A maioria da população vivia em caseríos (casas rurais) dispersos e dedicava-se à agricultura e pecuária; os únicos núcleos de população densa encontravam-se nas proximidades de Bilbao La Vieja, convento de São Francisco e nos estaleiros situados nas margens da ria. Os bairros de Abando eram então Bilbao La Vieja, Ibarra, Mena-Urizar-Larrasquitu, Elejabarri, Olaveaga, Zorroza e Ibaizábal.

A falta de espaço para a expansão da capital biscainha levou a que em 1870 uma parte de Abando fosse anexada por Bilbau. O grande ensanche foi construído a partir de 1876 em terrenos de Abando, pelo que o que é atualmente o centro da cidade eram outrora terrenos de Abando. O mesmo acontece com os distritos número 7 (Recalde) e 8 (Basurto-Zorroza). A anexação do resto de Abando ocorreu em 1890.

Provavelmente o nativo de Abando mais famoso foi Sabino Arana, fundador do Partido Nacionalista Basco e do movimento nacionalismo basco, que nasceu na anteiglesia quando ainda era um município independente.

Principais monumentos, ruas e equipamentos culturais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Abando», especificamente desta versão.
  • «Plano Callejero» (PDF). www.bilbao.net (em espanhol). Ayuntamiento de Bilbao. Consultado em 10 de maio de 2012 
  • García de Cortázar, Fernando; Montero, Manuel (1980). Historia de Vizcaya (em espanhol). [S.l.]: Txertoa. ISBN 9788471480705