Vértebra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vértebra torácica
As curvaturas da coluna vertebral

As vértebras são os ossos que compõem a coluna vertebral dos vertebrados.[1] Normalmente o ser humano possui um total de 33 vértebras, incluindo nesse número as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro, e as quatro coccígeas. As três regiões superiores compreendem 24 vértebras e são classificadas em: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras), de acordo com a zona em que se encontram.

Este número é por vezes aumentado por uma vértebra adicional numa região, ou diminuído numa região, sendo que esta deficiência é frequentemente compensada por uma vértebra extra noutra região. O número de vértebras cervicais é, no entanto, muito raramente aumentado ou diminuído. Cada par de duas vértebras é separado por duas aberturas chamadas incisuras superior e inferior. A articulação dessas vértebras forma o forame intervertebral, de onde saem os nervos espinhais.

Vértebras Cervicais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Vértebra cervical

Sâo 7. A primeira chama-se Atlas, fazendo a articulação com o crânio (processo articular superior do atlas com o côndilo do occipital), e a segunda, Axis, cujo dente ("Dente do Áxis") articula-se com a Atlas. Ambas são fundamentais e singulares por permitirem os movimentos da cabeça. A sétima vértebra ou C7, por ser facilmente notada, principalmente em pessoas mais magras, é chamada "proeminente".

As vértebras possuem:

  • Forame Transverso;
  • Processo Espinhoso Bifurcado ou Bífido;
  • Corpo reduzido.

Descrição das vértebras:

  • C1 ATLAS: Possui formato de anel (devido ao seu forame). Tubérculo Anterior e Tubérculo Posterior. Faces Articulares bem diferentes, acidentadas na parte superior e na parte inferior é lisa. Na parte superior faz articulação com os Côndilos Occipitais;
  • C2 AXIS: É a única vértebra que possui saliência que é chamada de DENTE. Esse dente vai se articular com o Tubérculo Anterior do Atlas na fóvea dentis do atlas, o que permite o movimento de rotação da cabeça. Possui Processo Espinhoso ascendente e também essa característica é única dela;
  • C7 PROEMINENTE: Articula com a primeira vértebra torácica e por isso possui todas as características das cervicais e uma característica das torácicas: o Processo Espinhoso é proeminente, comprido e inclinado para baixo.

Vértebras Torácicas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Vértebra torácica

São 12, possuindo corpo reforçado e fazendo articulação com as costelas.

As vértebras possuem:

  • Corpo maior que as cervicais;
  • Processo Espinhos mais comprido e inclinado para baixo;
  • Articula-se com as costelas e por isso possuem Fóveas Costais que aparecem no corpo e no Processo Transverso. Cada vértebra típica possui seis Fóveas: 4 no Corpo, sendo duas inferiores e duas superiores, e 2 no Processo Transverso, uma esquerda e uma direita.

Vértebras Lombares[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Vértebra lombar

São 5, maiores por sustentarem maior pressão e peso do corpo. De todas é a que possui o corpo mais volumoso e seu Processo Espinhoso é reto e curto.

Vértebras Sacrais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Vértebra sacral

São 5, com tamanho decrescente. Durante a infância, são independentes, mas na idade adulta apresentam-se fundidas, formando o Osso Sacro.

Entre as vértebras fundidas não existem Discos Intervertebrais (o último disco fica entre o Sacro e o Cóccix).

Tem formato triangular de ápice inferior

Vértebras Coccigianas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Vértebra coccígea

Formado pela fusão de 3,4 ou 5 vértebras coccígeas. Articula-se com o sacro através de um disco intervertebral.

Problemas[editar | editar código-fonte]

As luxações e as fraturas das vértebras são problemas ortopédicos quase sempre de grande comprometimento motor e dor. Em alguns caso pode inclusive levar a compressão ou secção da Medula espinhal, em conseqüência a paralisias ou morte.

As principais doenças associadas a má formação das vertebras são a escoliose, a Hiper lordose e a Hiper cifose, além de reumatismo e artrose. cada vertebra é composta de ossos e mucosa

Referências

  1. «Vértebra». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 28 de novembro de 2019