Árabe hadhrami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Árabe hadhrami
Falado(a) em:  Iêmen
Região: Hadramaute
Total de falantes: 4,56 milhões (2015)
Família: Semítica
 Ocidental
  Central
   Centro-meridional
    Árabe
     Árabe peninsular
      Árabe iemenita
       Árabe hadhrami
Escrita: Alfabeto árabe
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ayh
ISO 639-3: ayh

O árabe hadhrami ou árabe haḍrami (em árabe: اللهجة الصنعانية) é uma das quatro principais variantes dialetais árabes do Iêmen.[1] Pertencente ao ramo do árabe peninsular, é a variante de árabe falado pelo povo hadhrami que vive na região de Hadramaute, no leste iemenita. Também é falado por muitos emigrantes que deixaram o Hadramaute em direção ao Corno de África (Somália e Eritreia), à África Oriental (Comores, Tanzânia, Quênia e Moçambique), ao Sudeste Asiático (Indonésia, Malásia, Brunei e Singapura) e, recentemente, para os outros estados árabes do Golfo Pérsico.

Embora não possua status oficial de língua oficial, posição esta reservada ao árabe moderno padrão no Iêmen, o árabe haḍrami possui vocabulário próprio e fonologia distinta dos dialetos iemenitas sanani, taizzi-adeni e tihami. Por exemplo, a pronúncia do [g] ⟨ج⟩ é [d͡ʒ] ou [ɟ], com exceção das populações na costa de Hadramaute, onde a pronúncia de ⟨ج⟩ é [j].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Arabic Language: Tracing its Roots, Development and Varied Dialects». Day Translations (em inglês). 16 de outubro de 2015. Consultado em 22 de junho de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.