Álgebra envelopante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em matemática, para qualquer álgebra de Lie L uma pode construir sua álgebra universal envelopante U(L). Esta construção passa da estrurura não associativa L para uma (mais familiar, e possivelmente mais fácil de manipular) álgebra associativa unital a qual captura as propriedades importantes de L.

Para entender-se a idéia básica desta construção, primeiro note-se que qualquer álgebra associativa A sobre o corpo K torna-se uma álgebra de Lie sobre K com o "Crochet" de Lie:

[a,b] = abba.

Isto é, de um produto associativo, pode-se construir um crochet de Lie simplesmente tomando o comutador relaionado a este produto associativo. Denota-se esta álgebra de Lie por AL.

A construção da álgebra envelopante universal tenta reverter este processo: para uma dada álgebra de Lie L sobre K nós encontramos a álgebra K associativa unital "mais geral" A tal que a álgebra de Lie AL contenha L; esta álgebra A é U(L). A condição importante é preservar a teoria da representação: as representações de L correspondem em uma forma "um-para-um" com os módulos sobre U(L). Em um contexto típico onde L está atuando por transformações infinitesimais, os elementos de U(L) atuam como operadores diferenciais, de todas as maneiras.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Universal enveloping algebra. Ajude e colabore com a tradução.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]