24 Hour Party People

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
24 Hour Party People
24 Hour Party People (PT)
A Festa Nunca Termina (BR)
 Reino Unido
2002 • cor • 117 min 
Direção Michael Winterbottom
Roteiro Andrew Eaton
Elenco Steve Coogan
Shirley Henderson
Paddy Considine
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

24 Hour Party People (br: A Festa Nunca Termina) é um filme inglês de 2002 que retrata a cena roqueira de Manchester (mais especificamente, sobre o selo Factory Records) do final dos anos 70 até o início dos 90. Foi dirigido por Michael Winterbottom.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história começa em 1976, na era punk, se estendendo até os anos em que Manchester fora Madchester no final dos 80. O filme é narrado e protagonizado por Tony Wilson (interpretado pelo comediante Steve Coogan).

O filme é uma dramatização de eventos reais e simbólicos: Wilson, um repórter da TV Granada, decide, após o show dos Sex Pistols em Manchester no ano de 1976, organizar a noite da Factory, festas que ocorriam no Russel Club às sextas para bandas independentes, onde aparecem os nomes Joy Division, A Certain Ratio, Vini Reilly e Durutti Column. Com o sucesso da festa, Wilson funda uma gravadora com Alan Erasmus, também chamada Factory, e escala o bicho-grilo Martin Hannett para produzir os discos do selo.

A abordagem da cena punk encerra-se após o suicídio de Ian Curtis, vocalista do Joy Division. A partir daí, o filme desenrola-se para a cena dance de Manchester, mostrando a abertura do clube Haçienda e a história dos Happy Mondays (unica banda de qualidade e que importava, ofuscando o New Order, que são limitados à bela cena onde toca-se uma "Blue Monday" acústica). Sendo um filme sobre a Factory, bandas mais importantes acabaram ficando de fora por não serem do selo - caso de Stone Roses, Primal Scream e The Smiths (estes, ao menos, são citados).

O filme encerra-se com o fechamento do Haçienda devido à falência da Factory, seguindo-se a um divertido e antológico epílogo em que Wilson vê Deus.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]