Stephen Morris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stephen Morris
Morris com o New Order, em fevereiro de 2012.
Informação geral
Nome completo Stephen Paul David Morris
Nascimento 28 de outubro de 1957 (56 anos)
Local de nascimento Macclesfield, Inglaterra
 Reino Unido
Gênero(s) Pós-Punk, Synth Pop, Dance Music, Dance Rock, Rock Alternativo
Instrumento(s) Bateria, Teclado, Sintetizador, Percussão
Afiliação(ões) Joy Division
New Order
The Other Two
Bad Lieutenant

Stephen Paul David Morris (Macclesfield, 28 de outubro de 1957) é um músico inglês. Ele é mais conhecido por seu trabalho como baterista na banda New Order e, anteriormente, Joy Division. Ele também tocou na banda Bad Lieutenant e na The Other Two, que formou com sua esposa, Gillian Gilbert. Stephen toca bateria de forma semelhante a uma caixa de ritmos, que mistura-se facilmente às batidas computadorizadas do New Order e o levou a ser conhecido como "The Human Drum Machine". Ele ficou em 5º lugar no ranking dos 50 melhores bateristas de todos os tempos, feito pela revista Stylus Magazine's[1] . Embora ele seja a princípio um percussionista, também toca teclado.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Ele frequentou a King's School em Macclesfield, a mesma escola de Ian Curtis, vocalista do Joy Division. Stephen foi expulso por abuso de ingestão de xarope.

No início, Stephen Morris foi cogitado para ser o vocalista do New Order, e sua voz pode ser ouvida em algumas das primeiras gravações do grupo (especialmente gravações ao vivo).

Excêntrico, Stephen já foi chamado de "maluco" pelo companheiro de banda Peter Hook. Stephen usou parte de sua fortuna para comprar vários veículos militares.[2] Ele e Gillian vivem em Rainow, nos arredores de Macclesfield, onde juntos formaram o projeto The Other Two. O casal tem duas filhas, Tilly e Grace. Grace sofre de mielite transversa, que tem efeitos similares a danos na espinha dorsal. A doença inicialmente deixou Grace paralisada da cintura para baixo, mas ela se recuperou bastante e já consegue caminhar sozinha, embora ainda necessite de ajuda e tratamento.[3]

Em 2007, Stephen e Gillian remixaram duas faixas do Nine Inch Nails para o álbum Year Zero Remixed. Em 2009, Stephen Morris tocou bateria nas gravações do álbum de estreia da banda Bad Lieutenant, de Bernard Sumner.

Referências

  1. Stylus Magazine’s 50 Greatest Rock Drummers - Article. Stylus Magazine. Página visitada em 2011-10-22.
  2. BBC Radio 4. Saturday Live. Secret Lifes.
  3. BBC Radio 4. Today at 50. 50th Birthday: Stephen Morris.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]