Abdominal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mulher realizando abdominais

O exercício abdominal é um dos mais conhecidos exercícios para desenvolvimento e fortalecimento da musculatura abdominal, principalmente do músculo reto abdominal.

Basicamente os exercícios abdominais existem em diversos tipos, sendo o mais popular dele o "supra" (em inglês, crunch). Antes da popularização do supra o sit-up era o mais conhecido, tendo sido praticado por renomes da "antiguidade" do fisiculturismo, bem como por atletas e artistas marciais como Bruce Lee e Jackie Chan.

No entanto, na virada da década de 60 para 70 os fisiculturistas passaram a adotar mais o supra porque as pesquisas de então apontavam que ele trabalhava mais o abdômen e não estressava tanto a parte inferior da coluna, o que é verdade, uma vez que o abdômen só é trabalhado para movimentos de até 45º de curvatura em relação ao início reto (sobre o solo, por exemplo), sendo que todo o resto do movimento executado no sit-up acaba sendo efetuado por músculos na coxa. Além disso, a operação do sit-up pode acabar por tirar a atenção praticamente de forma que ele venha a quase não mexer no tronco, só elevando-o no movimento final (isto é, apenas utilizando-se da musculatura da coxa e não concentrando o exercício no abdômen).

Variantes[editar | editar código-fonte]

Existem diversos exercícios "parentes" ao abdominal supra. Entre eles, o mais difícil (considerado por alguns como sendo o exercício mais difícil para a área abdominal) é o dragon flag, criado originalmente por Bruce Lee como "flag" (e apelidado "dragon" por causa dele, sendo este um de seus apelidos) e muito popularizado por Sylvester Stallone em seu filme Rocky IV.

Além do dragon flag, os abdominais reversos (reverse crunch, em inglês) são bem famosos, apesar de utilizarem mais os abdominais inferiores do que os retos superiores.

Ver também[editar | editar código-fonte]