Agostinho Francisco Benassi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agostinho Francisco Benassi
Nascimento Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Dom Agostinho Francisco Benassi (Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1868Niterói, 26 de janeiro de 1927[1]) foi um bispo católico brasileiro. Divisa:"In veritate et caritate" (Na Verdade e na Caridade).

Fez seus primeiros estudos no Seminário de São José e Colégio São Luís, de Itu, São Paulo. Ordenado sacerdote a 23 de maio de 1891,[1] foi pároco da igreja da Candelária, Petrópolis e Engenho Velho. Professor no Seminário, Cônego da Catedral (1900). Durante o curto período (1902) da "sede vacante", com a transferência de D. Francisco do Rego Maia para Belém do Pará, foi Vigário Capitular (sede em Petrópolis).

O Papa Pio X transfere a sede fluminense novamente para Niterói (25 de fevereiro de 1908) e o cônego Benassi é eleito bispo (20 de março), recebendo a ordenação episcopal do Cardeal Arcoverde (10 de maio).[1] Foi entronizado a 24 de maio. Sendo o primeiro bispo a governar efetivamente, "in loco", a diocese de Niterói. A igreja de São João Batista foi elevada à dignidade de Catedral. Fundou e dirigiu como Reitor o Seminário diocesano, instituiu o patrimônio da mitra e construiu o Paço Episcopal, além de diversas obras de caráter social.

Pronunciou vibrantes discursos e sermões e publicou inúmeras Pastorais. Por sua iniciativa a Santa Sé criou as dioceses de Campos dos Goytacazes e Barra do Piraí, desmembradas do território niteroiense, como também seria criada a diocese de Valença, desmembrada das dioceses de Niterói e Barra do Piraí.

Referências

  1. a b c «Bishop Agostinho Francisco Benassi». Catholic-Hierarchy 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.