Barra do Piraí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Município de Barra do Piraí
""A Pérola do Vale""
Estação Barra do Piraí da Estrada de Ferro Central do Brasil

Estação Barra do Piraí da Estrada de Ferro Central do Brasil
Bandeira de Barra do Piraí
Brasão de Barra do Piraí
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 10 de março
Fundação 10 de março de 1890 (124 anos)
Gentílico barrense
Prefeito(a) Jorge Babo (PPS)
(2013–2016)
Localização
Localização de Barra do Piraí
Localização de Barra do Piraí no Rio de Janeiro
Barra do Piraí está localizado em: Brasil
Barra do Piraí
Localização de Barra do Piraí no Brasil
22° 28' 12" S 43° 49' 33" O22° 28' 12" S 43° 49' 33" O
Unidade federativa  Rio de Janeiro
Mesorregião Sul Fluminense IBGE/2008 [1]
Microrregião Barra do Piraí IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Piraí ao Sul; Valença ao Norte; Vassouras e Mendes a Leste; Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral a Oeste
Distância até a capital 100 km
Características geográficas
Área 578,471 km² [2]
População 94 855 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 163,98 hab./km²
Altitude 363 m
Clima Tropical de Altitude Cwa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,733 (RJ: 20º) – alto PNUD/2010 [4]
PIB R$ 1 061 885,050 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 10 361,17 IBGE/2008[5]
Página oficial
Catedral de Santana
Fazenda do Ciclo do Café
Museu do Escravo, na Fazenda Ponte Alta
Pousada Fazenda Ponte Alta
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Barra do Piraí

Barra do Piraí é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 22º28'12" sul e a uma longitude 43º49'32" oeste, estando a uma altitude de 363 metros. Sua população, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 94 778 habitantes.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome do município é devido ao fato de o rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul, formando, no município, a barra do rio Piraí.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros habitantes conhecidos da região do atual município de Barra do Piraí foram os índios xumetos, pitas e araris, também chamados de coroados[6] . Durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, no século XVIII, diversas trilhas de tropas de mulas cruzaram a região do atual município, levando ouro para o litoral e mantimentos para as minas[6] .

O povoamento de origem portuguesa de Barra do Piraí teve início em terras de sesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima.

Em 1853, as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. Perto dela, levantou-se o Hotel Piraí e, mais tarde, novas edificações. A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro, futuro barão do Rio Bonito, ergueram o pequeno povoado de Santana. O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil a 7 de agosto de 1864. Em seguida, iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista.

Barra do Piraí foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o terceiro Barão do Rio Bonito.

Política[editar | editar código-fonte]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização Geográfica: localizada no centro da região Sul Fluminense, fica a uma distância da cidade do Rio de Janeiro de aproximadamente 100 km. Faz divisa com os municípios de Valença, Vassouras, Mendes, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Barra do Piraí é composta de 6 distritos: Barra do Piraí (sede), Ipiabas, Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo, Califórnia da Barra.

Decreto(s) ou Data Divisão administrativa
Decretos nº. 5019 de Fevereiro de 1890 e nº. 5910 de Março de 1890 Barra do Piraí, Dores do Pirahi, Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Em 1911 Barra do Piraí, Dores do Piraí, Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Em 1933 Barra do Piraí, Nossa Senhora das Dores do Piraí, São José do Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Decreto-lei estadual nº 392-A31 de Março de 1938 Barra do Piraí, Nossa Senhora das Dores, São José do Turvo, Mendes e Vargem Alegre
decreto-lei nº 641 Barra do Piraí, Nossa Senhora das Dores, Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Decreto-lei estadual nº 105631 de Dezembro de 1943 Barra do Piraí, Conservatória, Ipiabas, Mendes, São José do Turvo, Vargem Alegre e Dorândia (ex-Nossa Senhora das Dores)
Em 20 de Junho de 1947 O distrito de Conservatória é transferido para Valença.
Lei estadual nº 155911 de Julho de 1952 Desmembra-se Mendes (elevada a município).
Em 1 de Julho de 1960 Barra do Piraí, Dorândia, Ipiabas, São José do Turvo e Vargem Alegre
Hoje em dia Barra do Piraí, Califórnia da Barra, Dorândia, Ipiabas, São José do Turvo e Vargem Alegre

Economia[editar | editar código-fonte]

Principais atividades: agricultura, indústrias metal-mecânicas e pecuária.

O município possui atualmente 303 indústrias e 2 621 empresas instaladas, dentre as quais destaca-se a Casa do Arroz como maior empregador de salário mínimo da cidade. A economia da cidade baseia-se também no comércio, onde estão presentes várias empresas de renome nacional como: Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Cem. Depois de longo período abandonado, o galpão da CASERJ na BR-393 vai abrigar, em seus 4 050 metros quadrados, o Condomínio Empresarial de Barra do Piraí. O galpão foi cedido em 25 de junho de 2008 pelo governo do Estado à Prefeitura Municipal de Barra do Piraí.[7] As principais indústrias presentes na cidade são:

  • Metalúrgica Barra do Piraí
  • BR Metals
  • Usinas Itamaraty
  • Maüser
  • Entre outras

Nas décadas de 1970 e 1980, Barra do Piraí viveu momentos áureos em sua economia, com o crescimento da indústria alimentícia (Belprato). Mas a liderança econômica de Barra do Piraí foi abalada pelos seguintes fatores:

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Rodoviário

Barra do Piraí é cortado pela Rodovia Lúcio Meira (BR-393), a Antiga Rio-Bahia e tem ligação com a Rodovia Presidente Dutra por meio da RJ-145.

Em junho de 2008, algumas empresas associadas ao Sindpass colocaram à disposição dos usuários de transporte coletivo o sistema de bilhetagem eletrônica, com previsão de extinguir a longo prazo o vale-transporte de papel.[8]

Ferroviário

Barra do Piraí orgulha-se de ter sido o maior entroncamento ferroviário da América Latina, dando acesso ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Por suas terras passavam duas importantes linhas ferroviárias: a Estrada de Ferro Central do Brasil e a Rede Mineira de Viação. Atualmente, a malha ferroviária é concessão da MRS Logística. O uso atualmente é para o transporte de minério e carga. A Rede Mineira de Viação foi extinta e, atualmente, onde passava a ferrovia, existem casas, não restando nada do que outrora foi a Rede Mineira.

Até o ano de 1996, a Central operava a Linha Barrinha [9] que ligava Japeri e Barra do Piraí e passava pelas estações: Mário Belo, Engenheiro Gurgel, Palmeira da Serra, Paulo de Frontin, Humberto Antunes, Mendes, Martins Costa, Morsing e Santana da Barra.

Aeroviário

Barra do Piraí não possui aeroportos. A única pista de pouso existente pertence ao Hotel Fazenda Ribeirão, uma pista com dimensões de seiscentos metros por dezoito metros, com piso de grama. O município será beneficiado com a futura construção do Aeroporto Regional do Vale do Aço[10] na região que compreende os municípios vizinhos de Piraí e Volta Redonda.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Principais hospitais da rede pública:

  • Casa de Caridade Santa Rita de Cássia (Santa Casa)
  • Hospital Maternidade Maria de Nazaré (Hospital da Mãe Pobre)
  • Cruz Vermelha Brasileira - Filial Barra do Piraí

Barra do Piraí conta com diversas clínicas e consultórios particulares.

Educação[editar | editar código-fonte]

O Centro Universitário Geraldo Di Biase é umas das instituições de ensino superior da cidade, apresenta uma ampla variedade de cursos como: Biomedicina, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Administração, Letras, Gestão Ambiental, Gestão em Logística, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Turismo, História, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Artes (Teatro e Artes Visuais), Computação, Enfermagem, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.

Há também, no município, uma unidade do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, sendo essa semipresencial, oferecendo os cursos de pedagogia e tecnologia de sistemas de computação, creditados pela Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entre outras.

Segurança e criminalidade[editar | editar código-fonte]

Polícia Militar

O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 1ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (10º BPM/1ªCia), com sede no Centro da cidade, contando Barra do Piraí, ainda, com cinco Destacamentos de Policiamento Ostensivo, em seus distritos de Califórnia, Dorândia e Vargem Alegre.

Na cidade também se localiza a delegacia regional da Corregedoria Interna da Polícia Militar, a 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, com circunscrição sobre todo o efetivo de militares desta corporação na região correspondente ao 5º Comando de Policiamento de Área, localizada no bairro Matadouro.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro mantém no município a 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª CRPI) e a 88ª Delegacia Policial (88ª DP), subordinada àquela coordenadoria.

Guarda e Defesa Civil Municipais

A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais, bem como mantém uma Guarda Municipal, responsável pela vigia do patrimônio público e organização do trânsito na cidade.

Corpo de Bombeiros Militar

O município é assistido pelo 1º Destacamento do 22º Grupamento (22ºGBM/1º DBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Barra do Piraí faz parte da região Vale do Ciclo do Café, tendo, como principais eventos:

  • Circuito de Outono: Café, Cachaça e Chorinho;
  • Festival Vale do Café;
  • Exposição Agropecuária de Barra do Piraí.

Os principais pontos turísticos da cidade são:

  • Beco da Carioca
  • Catedral de Santana
  • Igreja São Benedito
  • Igreja Santo Cristo dos Milagres
  • Chaminé da Rede Ferroviária
  • Casa da Princesa
  • Aldeia das Águas Resort (antigo Águas Quentes)
  • Ponte Presidente Getúlio Vargas (Ponte Metálica)
  • Santuário da Concórdia
  • Cachoeira de Ipiabas [11]
  • Rio Piraí e Rio Paraíba do Sul
  • Fazendas históricas da época do Café
  • Ateliês de artesanato

Polo Audiovisual[editar | editar código-fonte]

O Polo Audiovisual de Barra do Piraí é uma estratégia da Prefeitura Municipal, através da qual cria uma política pública de desenvolvimento baseada na economia criativa.

Tem, como objetivo, transformar Barra do Piraí na Cidade do Audiovisual e, dentre suas ações, busca atrair produções audiovisuais para a cidade, qualificar mão de obra, formar plateia e gerar conhecimento.

Barra do Piraí foi o primeiro município do estado do Rio a assinar com a Filme Rio - Rio Film Commission (FR-RFC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), um acordo cujo objetivo é estabelecer uma articulação e cooperação entre o Governo do Estado e os municípios, de modo a promover e estimular produções audiovisuais nacionais e estrangeiras no Rio de Janeiro Por meio do Acordo de Cooperação Técnica, a FR-RFC apoiará o município na criação das condições necessárias para atrair produções audiovisuais, como filmes, documentários, animações 2D e 3D, séries de televisão e comerciais.

O acordo foi assinado em 1º de junho de 2010 no Rio de Janeiro.

O governo do estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, implantou no CVT (Centro Vocacional Tecnologico) da cidade, em 2013, cursos voltados para a área de Áudio Visual.

O município possui 3 emissoras de rádio

  • Rádio Barra do Piraí AM
  • RBP FM
  • Rádio Califórnia FM

Cultura[editar | editar código-fonte]

Calendário[editar | editar código-fonte]

Data do Evento Evento
10 de Março de 1890 Data da emancipação de Barra do Piraí
26 de Julho Dia da Padroeira da cidade. Nossa Senhora Santana

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 29 de Julho de 2013..
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  6. a b Portal do cidadão. Disponível em http://www.pmbp.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53. Acesso em 12 de janeiro de 2013.
  7. Economia de Barra do Piraí no PMBP.rj.gov.br Título não preenchido, favor adicionar.
  8. Sistema Inteligente de Transporte.
  9. Trem Barrinha.
  10. Aeroporto Regional do Vale do Aço Título não preenchido, favor adicionar. Visitado em 25 de Junho de 2008.
  11. Mais informações sobre Ipiabas na Rio Sul Net emissora afiliada Rede Globo Título não preenchido, favor adicionar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Barra do Piraí.


Bairros de Barra do Piraí Brasão de Barra do Piraí
Areal | Asilo | Belvedere da Taquara | Boa Sorte | Boca do Mato | Caixa D'Água da Represa | Califórnia | Cantão | Centro | Chácara Farani | Chalet | Coimbra | Carvão | Dorândia |Fátima| Guararema | Horto | Ipiabas | Jaqueira | Maracanã | Matadouro | Muqueca | Morro do Gama | Nossa Senhora Santana | Nossa Senhora de Fátima | Oficinas Velhas | Parque Santana | Parque São Joaquim | Ponte Vermelha | Química | Roseira | São João | São José do Turvo | São Luiz | Santo Cristo | Vargem Alegre | Vargem Grande | Vila Helena | Vila Suíça