Alexandre de Württemberg (1804–1881)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexandre
Duque de Württemberg
Alexander of Württemberg.jpg
Alexandre
Governo
Consorte Maria de Orleães
Vida
Nascimento 20 de Dezembro de 1804
Riga, Império Russo (actual Lituânia)
Morte 28 de Outubro de 1881 (76 anos)
Bayreuth, Alemanha
Filhos Filipe de Württemberg
Pai Alexandre de Württemberg
Mãe Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld

O duque Alexandre de Württemberg (20 de Dezembro de 1804 - 28 de Outubro de 1881), foi um duque de Württemberg.

Família[editar | editar código-fonte]

Alexandre era o terceiro filho do duque Alexandre de Württemberg e da duquesa Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Era sobrinha da czarina Maria Feodorovna da Rússia, do rei Frederico I de Württemberg e da duquesa Isabel de Württemberg, esposa do sacro-imperador Francisco I da Áustria. Os seus avós paternos eram o duque Frederico II Eugénio de Württemberg e a marquesa Sofia Doroteia de Brandemburgo-Schwedt. Os seus avós maternos eram o duque Francisco de Saxe-Coburgo-Saalfeld e a duquesa Augusta Reuss-Ebersdorf.1

Casamento[editar | editar código-fonte]

A 17 de Outubro de 1837, Alexandre casou-se com a princesa Maria de Orleães, filha do rei Luís Filipe I de França. Tiveram apenas um filho, o duque Filipe de Württemberg. Maria morreu de tuberculose menos de dois anos depois do casamento.

Sucessão[editar | editar código-fonte]

Alexandre pertencia ao quinto ramo ducal da Casa de Württemberg, que descendia do sétimo filho do duque Frederico II Eugénio. Quando o ramo principal da casa de extinguiu em 1921, o ramo ducal tornou-se o novo ramo principal da casa. Antes dele havia os dois ramos morganáticos que consistiam dos duques de Teck (extintos em linha masculina em 1981) e o ramo dos duques de Urach que, apesar de serem mais antigos, não cumpriam as leis da casa, por isso não tinham direitos de sucessão.

Alexandre é antepassado directo do actual pretendente do ducado de Württemberg, o duque Carlos.

Referências