Aníbal Khury

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aníbal Khury
Nascimento 18 de julho de 1924
Porto União
Morte 30 de agosto de 1999
Curitiba
Cidadania Brasil
Ocupação político

Aníbal Khury (Porto União, 18 de julho de 1924Curitiba, 30 de agosto de 1999) foi um político brasileiro.

Ocupou os cargos de vereador, deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná por diversas vezes. Destacou-se por sua contribuição para a criação de inúmeros municípios paranaenses.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Anibal Khury era de filho Salomão Khury e Wadia Kassab Khury, comerciantes que migraram de Abadiem, em Beirute, para São Paulo, mas acabaram por se estabelecer em União da Vitória. Seu pai, Salomão Khury, foi vereador e presidente da câmara do município, influenciando Aníbal a trilhar o caminho da política. Fez parte da ala jovem da União Democrática Nacional (UDN) e, aos 24 anos, elegeu-se vereador.

Em 1954 mudou-se para Curitiba com sua esposa Niva Sabóia Khury, com quem teve dois filhos: Ricardo Khury e Aníbal Khury Júnior, ambos se tornaram advogados. Neste mesmo ano assumiu o primeiro mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e, nos anos seguintes, foi sucessivamente eleito deputado estadual por quatorze vezes. Foi primeiro-secretário da mesa diretora da ALEP em oito oportunidades.

Com sua grande influência política, em 1965 tornou-se presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN), lançando a candidatura de Paulo Pimentel ao cargo de governador do estado, que resultou vitoriosa. Em 1969, em pleno regime militar, foi preso por atos subversivos, e afastado por dez anos da vida política. Neste período Aníbal apoiou a construção do Hospital Pequeno Príncipe e foi presidente do Clube Atlético Paranaense. Mesmo sem experiência no ramo futebolístico, tentou sanear as finanças e recuperar o clube. Após seu mandato, afastou-se voluntariamente, quando disse: “Qualquer político, para ser bom mesmo, tem que fazer pós-graduação em futebol!”.

Com a anistia e a redemocratização do país, em 1979, Aníbal voltou à vida política, tornou-se secretário geral do diretório regional do Partido Popular (PP) e, mais tarde, secretário-geral do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Paraná. No ano seguinte voltou a ser reeleito deputado estadual e, em 1985, foi eleito primeiro-secretário da mesa. Em 1989 foi eleito presidente, presidindo também a elaboração da constituinte do estado. Novamente em 1991 foi reeleito presidente e, em 1995, assumiu a presidência da Assembléia, tendo 49 dos 54 votos.

Em 1988 foi reeleito para o seu nono mandato de deputado estadual, com votação recorde, e neste mesmo ano foi eleito para a presidência da casa pela quinta vez.

Faleceu aos 75 anos, no Hospital Santa Cruz, em virtude de uma diverticulite. Foi velado no Palácio Iguaçu, com várias homenagens, e sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque Iguaçu.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Em sua homenagem foi nomeado um parque ambiental em Almirante Tamandaré, o centro legislativo da ALEP, uma rodovia e diversas ruas de municípios do estado.

Criação de municípios paranaenses[editar | editar código-fonte]

Aníbal Khury foi um dos responsáveis pela articulação da criação de 88 municípios paranaenses, ou seja, cerca de 22% dos 399 municípios.[2]

Referências

  1. Assembleia Legislativa do Paraná. «ALEP». Arquivado do original em 2 de abril de 2015 
  2. «Gazeta do Povo». 2 de novembro de 2007. Consultado em 17 de março de 2015 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • HELLER, Milton Ivan; NOVAES, Roberto; LALA, Rafael de. Aníbal Khury: vida e obra. Curitiba: Assembleia Legislativa do Paraná, 2000. 383 p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]