Arquivolta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arquivoltas em entrada para a Catedral de Speyer na Alemanha
Arquivoltas do Portal Dourado da Catedral de Freiberg na Alemanha

Arquivolta, termo de origem latina - arco + volta, é um elemento arquitectónico decorativo utilizado em conjunto (várias arquivoltas) a emoldurar uma abertura em arco, referindo-se geralmente à sua aplicação em portais de entrada de igrejas ou catedrais em estilo românico ou gótico.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Esta série de bandas volumétricas percorre concentricamente a zona interior do arco, localizando-se no vão, imediatamente acima da abertura. As faixas recolhem-se progressivamente para o interior em sulcos ou degraus apoiando-se numa sequência de suportes planos ou colunas estreitas “embebidas” nas laterais do vão de entrada.

No caso de se tratar de uma abertura rectangular fala-se de arquitrave, elemento horizontal que encima a abertura.

  • Românico

Durante o românico as arquivoltas são guiadas por um arco romano (ou arco de volta perfeita) e surgem geralmente como bandas ornamentadas de perfil circular (ver imagem da Catedral de Speyer).

  • Gótico

Já no gótico as arquivoltas percorrem um arco quebrado (ou de ogiva) e são decoradas por uma profusão de esculturas figurativas que se relacionam intimamente com os relatos em relevo do tímpano (ver imagem da Catedral de Freiberg com organização formal de transição para o gótico).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]