Audi Metroproject Quattro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde dezembro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.


Audi Metroproject Quattro
Audi A1 Sportback concept
Visão Global
Produção Modelo conceitual
Fabricante Audi, Grupo Volkswagen
Ficha técnica
Motor 1.4 TFSI
Último
Último
Próximo
Próximo

O Metroproject Quattro é um modelo conceitual compacto da Audi. Um hatch de três portas quatro lugares e design que traz inspiração dos cupês hardtop, aqueles antigos modelos sem colunas centrais. Com o metroproject quattro (escrito assim mesmo, em letras minúsculas), a Audi dá indícios de que tem planos de produzir um modelo de entrada inferior ao A3, mas não tão esquisito quanto o A2. Apesar de pequeno, ele tem cara de invocado por causa do formato dos faróis. No mais o desenho é discreto, com um arco prateado unindo as colunas dianteiras e traseiras. O interior é bem esportivo, lembra bastante o do TT, com seu volante achatado na base.

Se no estilo o metroproject quattro está há galáxias de distância da criatividade e ousadia dos conceitos japoneses, a Audi ao menos não esconde as características técnicas de seu modelo. E o "conceito" por trás do carro-conceito é bem interessante. A tração integral ocorre por conta da propulsão híbrida. Explica-se. As rodas dianteiras são acionadas por um motor 1.4.litros TFSI de 150 cv e 24,5 mkgf (torque já disponível a 1600 rpm) com câmbio S-tronic Direct Shift à tiracolo.

Enquanto isso, as rodas de trás são movimentadas graças a um motor elétrico de 41 cv e 20,4 mkgf junto ao eixo. Ambos os motores também podem trabalhar independentemente. As baterias de íon-lítio permitem que o metroproject quattro rode no módulo elétrico apenas por até 100 km. Há ainda o sistema start/stop de desligamento automático do motor e reaproveitamento de energia elétrica para otimizar consumo e minimizar emissões.

Todos esses recursos deixam o hatch 16% menos poluente em módulo híbrido que só usando o motor de 150 cv. Ele vai de 0 a 100 km/h em 7.8 segundos, chega a 201 km/h, consome 10,4 km/l de combustível e libera 112 g/km na atmosfera. Nada mal para um projeto que tem sido anunciado pela imprensa estrangeira como o concorrente da Audi para o Mini produzido pela BMW.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.