Aurora (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aurora

Aurora Aksnes: cantora norueguesa.
Gênero feminino
Origem
Palavra/nome Latim, Hindi
Significado “alvorecer”
“amanhecer”
Outros nomes
Nomes relacionados Aurore, Rory, Arora
Popularidade baixa (em Portugal)
baixa (no Brasil)

Aurora é um nome feminino, originando-se na Roma Antiga do nome da deusa do amanhacer Aurora.

Nome indiano[editar | editar código-fonte]

O nome Sanksrit Aarushi (Arushi), que significa os primeiros raios do sol no amanhecer, está intimamente relacionado. O nome Arushi deriva da palavra Arusha, que aparece no Rig Veda. Os hinos védicos compostos em louvor do deus do fogo Agni referem-se à cor vermelha da aurora como Arusha.

O nome Aurora ou Arora também é usado pela comunidade Khatri do Paquistão Ocidental como sobrenome; o nome tem uma origem indo-grega do nome Aurora. Pode ser escrito da mesma forma que Aurora ou Arora em sobrenomes familiares ou nomes femininos.

Nome russo[editar | editar código-fonte]

A variante usada na língua russa é "Авро́ра" (Avrora). Enquanto em uso antes do século XX, tornou-se mais comum após a Revolução Russa de 1917, devido ao papel que o cruzador Aurora desempenhou nos eventos. Em 1924-1930, o nome foi incluído em vários calendários soviéticos, que incluíam nomes novos e criados artificialmente promovendo as novas realidades soviéticas e encorajando a ruptura com a tradição de usar os nomes na Menologia Sinodal. Os diminutivos deste nome incluem "Авро́рка" (Avrorka), "А́ва" (Ava), "А́ра" (Ara), e "Ро́ра" (Rora).

Pessoas[editar | editar código-fonte]

Personagens fictícios[editar | editar código-fonte]


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.