Bajram Rexhepi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bajram Rexhepi (servo-croata:Bajram Redžepi) (nascido Jun 3, 1954 e Kosovska Mitrovica, Kosovo, Jugoslávia) é um político e foi o primeiro primeiro-ministro do pós-guerra de Kosovo. É membro do segundo maior partido político do Kosovo, o Partido Democrático do Kosovo.

Ele se graduou da Universidade de Priština e completou sua pós-graduação na Universidade de Zagreb, em 1985, passando a maior parte de sua carreira trabalhando como cirurgião.

Durante o conflito de 1999, ingressou no Exército de Libertação do Kosovo e passou três meses servindo como um médico de campanha. Nas eleições gerais de novembro de 2001, o partido de Rexhepi obteve 25,7 por cento dos votos, em segundo lugar, apenas perdendo para a Liga Democrática do Kosovo de Ibrahim Rugova. Rexhepi foi nomeado primeiro-ministro pela Assembleia do Kosovo em 4 de março de 2002. Na sequência das eleições gerais realizadas em 24 de outubro de 2004, o Partido Democrático do Kosovo ficou em segundo lugar e ganhou 30 assentos no parlamento.

Rexhepi é considerado um político moderado, e afirmou um dos seus mais importantes objectivos seria "reforçar a tolerância étnica e a reconciliação".

Curiosamente, uma revista semanal de Priština atribuiu-lhe o prémio de "cabeleira do ano" duas vezes seguidas.