Agim Çeku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agim Çeku
Agim Çeku
Agim Çeku el 2016
Nascimento 29 de outubro de 1960 (63 anos)
Ćuška
Cidadania Kosovo
Ocupação político, militar
Religião Islamismo, sunismo
Assinatura

Agim Çeku (em bósnio/croata/sérvio: Agim Čeku - Peć, 29 de outubro de 1960) é um político de Kosovo. Foi primeiro-ministro da província sérvia sob administração das Nações Unidas entre 2006 e 2008.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido no vilarejo de Peć,[1] no Kosovo (então Iugoslávia, atual Sérvia), Çeku formou-se no Exército de Libertação do Kosovo (UÇK, na sigla em albanês. Ele serviu como oficial no exército croata durante a guerra contra a República Sérvia de Krajina (entidade sérvia que autoproclamou independência da Croácia em 1991, mas sem reconhecimento internacional), foi comandante militar do UÇK durante a Guerra do Kosovo, em 1999. Já sob a administração das Nações Unidas em Kosovo, tornou-se chefe do Corpo de Protecção do Kosovo - uma unidade de policial que absorveu os membros do extinto UÇK e que é considerada pelos albaneses da província como o embrião do futuro Exército do Kosovo.

Em março de 2006, Çeku foi eleito primeiro-ministro de Kosovo pela Assembleia da província.[2] Ele tem mostrado-se declaradamente a favor da independência da região.[3]

Foi sucedido no início de 2008 por Hashim Thaçi.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências