Balduíno II de Constantinopla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Balduíno II
Balduíno II
Governo
Vida
Nascimento 1217
Morte 1273 (56 anos)

Balduíno II de Courtenay (1217 - 1273 (56 anos)), último imperador latino de Constantinopla desde 1228 até a queda em 1261, foi sobrinho de Balduíno I de Constantinopla. Quando tinha só 11 anos herdou o trono, mas não foi coroado até 1239, dois anos depois da morte de João de Brienne, antigo rei de Jerusalém que havia sido eleito regente.

No momento da morte de João, Balduíno encontrava-se na Europa ocidental, tentando conseguir fundos e recrutar um exército para recuperar os territórios do seu império que haviam sido conquistados pelo Império de Niceia. Incapaz de manter sua posição, após seu regresso a Constantinopla, entre 1245 e 1247 buscou de novo apoio financeiro na Itália e França, chegando inclusive a comprometer a seu filho mais velho aos venezianos. Em 1261 a sua capital foi tomada por seu rival bizantino, Miguel VIII Paleólogo. Balduíno fugiu para a Itália, pondo fim ao Império Latino no Oriente.

Firmou o Tratado de Viterbo com Carlos I da Sicília, que comprometia a seu filho e herdeiro, Filipe de Courtenay e uma filha do rei, visando assim ser reconhecidos em alguns setores do Oriente.

Balduíno II morreu em 1273.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Balduíno I
Brasão com as armas do Império Latino de Constantinopla
Imperador latino de Constantinopla

1228-1261
Sucedido por
Tomada de Constantinopla por Miguel VIII Paleólogo.
Precedido por
Primeiro imperador titular
Brasão com as armas do Império Latino de Constantinopla
Imperador titular de Constantinopla

1261-1273
Sucedido por
Filipe de Courtenay