Barragem Três Irmãos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Barragem Três Irmãos é uma barragem brasileira do estado de São Paulo, localizada no Rio Tietê, no Município de Pereira Barreto, a 28 km da confluência com o Rio Paraná.

Possui cinco unidades geradoras com turbinas Francis que geram até 807,50 MW, a partir de um desnível máximo de 42m[1] .

Seu lago, que acumula águas uma área de captação de 69.900 KM2, inunda uma área máxima de 785 KM2. Seu nível máximo operacional é de 328 m acima do nível do mar e seu nível mpinimo operacional é de 323 m acima do nível do mar[2] [3] . .

A primeira unidade geradora entrou em operação em novembro de 1993 e a quinta, em janeiro de 1999 e permitiu o aproveitamento de parte da água do rio Tietê na Usina hidrelétrica de Ilha Solteira, através do desvio pelo canal Pereira Barreto que interliga os lagos das duas barragens.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o lago da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, combinado com o lago Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, é capaz de armazenar 3,07% do volume represável pelos reservatórios do Sistema Sudeste/Centro Oeste[4] .

Referências

  1. SILVA FILHO, Donato. Dimensionamento de Usinas Elétricas Através de Técnicas de Otimização Evolutiva. Tese de doutorado em engenharia elétrica na Universidade de São Paulo (Campus de São Carlos). Dezembro de 2003.
  2. Usina Hidrelétrica Três Irmãos, acesso em 28 de junho de 2014.
  3. Dados Característicos - UHE 3 Irmãos, acesso em 29 de junho de 2014.
  4. Situação dos Principais Reservatórios do Brasil, acesso em 29 de junho de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.