Bessa (praia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bessa
Localização
Localização
Descrição
Tipo de praia
Extensão da orla
5,2 km

Bessa é uma praia brasileira localizada em João Pessoa, Paraíba. É a primeira praia do litoral norte pessoense, e apresenta 6 km de extensão com areias claras e batidas, com águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros. É uma praia urbana.

O nome da praia provém de seu primeiro proprietário, Manuel Bessa, que nela residiu no fim do século XVII.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Bessa é uma das praias mais procuradas, visitadas e conhecidas do litoral pessoense e situa-se no bairro de mesmo nome (Bessa). Faz divisa com a praia de Manaíra ao sul, ainda em João Pessoa, e a praia de Intermares, ao norte, em Cabedelo.

As praias do Bessa e a de Intermares são divididas pelo rio Jaguaribe. Em torno da praia há diversos bares e restaurantes, estacionamentos e casas na praia. Recentemente, houve polêmica em relação a permanência dos bares na orla do Bessa, muitos deles em situação irregular. Em 2012, os bares finalmente foram retirados.

Facilidades[editar | editar código-fonte]

Praia do Bessa final de tarde
Panorâmico da praia
Edifícios do Bairro do Bessa, na praia homônima

No bairro do Bessa localiza-se o Aeroclube de João Pessoa, onde funciona a escola para pilotos de aeronaves privadas e comerciais, além do curso para formação de instrutor, o qual recebe pilotos de todo o Brasil, através de convênio com o Instituto de Aviação Civil — I.A.C.

Há departamentos que oferecem os cursos de paraquedismo, ultraleve e aeromodelismo. Apresenta pista asfaltada e voos turísticos são oferecidos, o que propicia ao passageiro uma bela panorâmica da orla marítima.

Caribessa[editar | editar código-fonte]

A poucos quilômetros da praia, em meio a 4km de corais preservados, o trecho sem ondas próximo à orla do Bessa, conhecido por turistas e moradores como “Caribessa” devido às suas belas águas calmas, é rico em diversidade marinha, sendo um ambiente perfeito para a preservação do ecossistema. Seja via caiaque ou stand up paddle, quem visita o Caribessa está sempre em contato com o melhor da natureza.[2] De águas mansas e azuladas por conta dos arrecifes que protegem o mar, este trecho de Paraíba com talento caribenho é a praia dos bebês e dos idosos.[3]

Mergulhos[editar | editar código-fonte]

Numa distância de 5 a 15km da praia do Bessa, naufrágios que datam dos séculos XIX e XX atraem dezenas de pessoas todos os dias. As embarcações de Alvarenga, Queimado e Alice abrigam vida marinha em seus destroços, que encantam aqueles que se aventuram por essas águas.[4]

SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:

Praia de Intermares

( Cabedelo)
Praia do Bessa

( João Pessoa)

sucedida por:

Praia de Manaíra

( João Pessoa)

Referências

  1. Reinaldo O. Sobrinho (2002). Anotações para a História da Paraíba, Volume 1. [S.l.]: Ideia. 210 páginas. ISBN : 8575390244 Verifique |isbn= (ajuda) 
  2. «Caribessa». Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Consultado em 3 de Fevereiro de 2020 
  3. Eduardo Vessoni (5 de março de 2019). «Caribessa: mistura de Caribe com Praia do Bessa». Estadão. Consultado em 3 de Fevereiro de 2020 
  4. «Mergulhos». Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Consultado em 3 de Fevereiro de 2020