Bill Gaither

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bill Gaither
Nascimento 28 de março de 1936
Indiana
Nacionalidade  Estados Unidos
Ocupação cantor e compositor

William J. Gaither, mais conhecido como Bill Gaither (Indiana, 28 de março de 1936) é um cantor e compositor norte-americano de southern gospel (corrente da música gospel vinculada ao country tradicional) e música cristã contemporânea. Compôs inúmeras canções cristãs populares com sua esposa, Gloria. É também integrante do Bill Gaither Trio, o Gaither Vocal Band, e em seus "Homecomings".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bill Gaither nasceu em Alexandria, Indiana, filho de George e Lela Gaither. Formou seu primeiro grupo, o Bill Gaither Trio (consistindo de sua irmã Mary Ann, e irmão Danny), em 1956 enquanto estudante universitário no Colégio Anderson.

Depois de mudar de Anderson, em 1959, trabalhou como professor de inglês. Casou-se com Gloria Sickal em 1962. Após alguns anos tentando conciliar a música com carreira docente, largou o trabalho docente em 1967 para trabalhar em tempo integral na indústria musical cristã.

Carreira Musical[editar | editar código-fonte]

Bill Gaither Trio[editar | editar código-fonte]

Desde o começo, cantando com o Bill Gaither Trio na década de 1950, Bill Gaither nunca parou. Gaither é baixo e por muitas vezes cantou enquanto tocava violão com o Bill Gaither Trio (ele também toca piano).

O The Bill Gaither Trio inicialmente foi constituído por Bill Gaither, o seu irmão Danny Gaither e sua irmã Mary Ann Gaither. Por volta de 1964 a esposa de Bill, Gloria, tomou o lugar de Mary Ann, e cerca de 10 anos depois, Danny deixou o trio e foi substituido por Gary McSpadden, que mais tarde integraria o Gaither Vocal Band juntamente a Bill. O trio cantou composições próprias juntamente com músicas evangélicas tradicionais e procuravam dar uma "cara" mais contemporânea a estas.

Gaither Vocal Band[editar | editar código-fonte]

Bill Gaither manteve o Gaither Vocal Band com uma variedade de cantores indo e vindo. O atual Gaither Vocal Band é constituída por Bill Gaither, Adam Crabb, Todd Suttles, David Phelps e Wes Hampton.

Seus "Homecomings", que se iniciaram em 1991, reúnem grandes nomes do southern gospel. As turnês "Homecoming" têm vendido mais de 1,1 milhões de ingressos em todo o mundo, e tem sido realizadas em locais notáveis como o Kennedy Center e Carnegie Hall. Em 2004, por exemplo, a turnê vendeu mais ingressos do que Elton John, Fleetwood Mac ou Rod Stewart.[carece de fontes?]

Em 1983 Bill Gaither foi introduzido no Hall da Fama da música Gospel,[1] no que foi seguido por sua esposa em 1997.[2]

Influências[editar | editar código-fonte]

Bill Gaither foi influenciado pelo southern gospel de grupos e cantores, como Jake Hess, Hovie Lister, e grupos como o Speers, o Statesmen e os Happy Goodmans.

Algumas canções que ele escreveu tornaram-se destacadas em todo o mundo de fala inglesa. Entre elas estão os seguintes títulos títulos:

Suas canções foram regravadas por artistas cristãos como Carman e Sandi Patty, e cantores como The Statler Brothers e Elvis Presley. Geralmente, Gloria Gaither escreve as letras, enquanto Bill escreve a música, embora o processo de composição das músicas é um projeto colaborativo entre os dois.

Gaither foi considerado um pai para muitos figuras da cena musical cristã [carece de fontes?] e ao mesmo tempo ajudou a prolongar a carreira de muitos artistas que vieram antes dele. Mark Lowry, Sandi Patty, Carman, Steve Green, Don Francisco, Amy Grant, Michael English, Jonathan Pierce, Karla Worley, e Cynthia Clawson são todos artistas que tiveram seu início ou se tornaram populares excursionando com os Gaithers.[carece de fontes?]

Além de cantar e compor, Bill Gaither produziu álbuns de outros artistas cristãos desde o início de 1990.

Em 2004, a revista Rolling Stone nomeou Bill Gaither como um dos 50 músicos mais ricos do cenário musical. Aos 78 anos, Gaither era o mais velho da lista.

Empresário e Homem de Influência[editar | editar código-fonte]

Bill Gaither fundou a Gaither Music Company, que assume as funções de gravadora, vendedora de ingressos, produtora de televisão, autor de gestão, loja de varejo, estúdio de gravação e telemarketing para o império Gaither. Gaither também comanda um pequeno centro chamado Gaither Family Resources.

Bill Gaither e Gloria continuam vivendo em Indiana e têm três filhos adultos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]