Bistrô

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Quadro de Jean Béraud denominado 'Au Bistro'

Bistrôs são pequenos restaurantes ou bares muito populares na França, onde são servidos bebidas alcoólicas, café e outras bebidas, além de petiscos e comidas simples a preços acessíveis.

Acredita-se que se tornaram populares durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres muitas vezes precisavam trabalhar para conseguir complementar sua renda ou mesmo se sustentar e assim, passaam a abrir suas casas para vender refeições caseiras ao público.

Origem[editar | editar código-fonte]

A palavra 'bistrô' tem origem controversa. Geralmente considera-se que seja francesa. Segundo uma outra hipótese, não suficientemente funamentada, provém do russo быстро, transl. býstro, que significa 'depressa', palavra pronunciada nos cabarés pelos cossacos sedentos que ocuparam Paris em 1814.[1] [2] Na França, a palavra foi usada inicialmente para designar os proprietários de pequenos comércios de vinho; posteriormente, passou a nomear o estabelecimento em si.

Hoje o termo é usado como sinônimo de pequenos e tradicionais restaurantes de inspiração francesa.

Características[editar | editar código-fonte]

Nesse tipo de estabelecimento, a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade do serviço. Um bistrô não costuma ter cardápio, sendo o próprio chef que conversa com o cliente, sabendo das suas preferências e preparando a refeição ao seu exato gosto, o que a torna único e extremamente pessoal.

Referências

  1. TLFi: bistrot
  2. KELLY, Ian. Carême: cozinheiro dos reis. Editora Jorge Zahar, 2005, p. 100.


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.