Brasão de armas do Sudão do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas do Sudão do Sul
Brasão de armas do Sudão do Sul
Brasão de armas do Sudão do Sul
Versões
Selo
Detalhes
Adoção 2011
Lema Justice, Liberty, Prosperity
("Justiça, Liberdade, Prosperidade")
Uso Todos os documentos oficiais, capa de passaporte do Sudão do Sul, carteira de identidade do mesmo país

O brasão de armas do Sudão do Sul foi adotado após a independência do país, em 9 de julho de 2011, decidida por um referendo que aprovou a independência em relação ao Sudão.

O design consiste em uma águia-pesqueira-africana em pé diante de escudos e lanças. A águia é retratada olhando sobre seu ombro direito, com as asas estendidas, e detém em suas garras um rolo com o nome do país.

História[editar | editar código-fonte]

Governo Autônomo do Sudão do Sul[editar | editar código-fonte]

O Governo Autônomo do Sudão do Sul, que existiu entre 2005 e 2011, usava um emblema que consistia no brasão de armas do Sudão rodeado pela legenda "GOVERNMENT OF SOUTHERN SUDAN" ("GOVERNO DO SUDÃO DO SUL") e "GOSS" (sigla de Government of South Sudan).[1] O brasão do Sudão possui um secretário trazendo um escudo tradicional. Dois rolos aparecem no brasão; o de cima ostenta o lema nacional, Our Victory (Nossa Vitória), e o de baixo o título do país, "Republic of The Sudan" ("República do Sudão").[2]

Outro emblema também foi usado por agências e escritórios do Governo Autônomo do Sudão do Sul. Esse brasão era similar como os de Quênia e Uganda, países vizinhos membros da Commonwealth. Ele retratava um escudo africano tradicional estilizado com a bandeira do Sudão do Sul, e cruzado por lanças. O escudo era segurado por uma cegonha-bico-de-sapato e um rinoceronte. Representava também a cultura local e as águas do rio Nilo, com um rolo com o lema "Justice, Equality, Dignity" ("Justiça, Igualdade, Dignidade").

[3][4]

Referências