Bruno (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bruno

São Bruno
Gênero Masculino
Origem
Significado Empatia

Bruno é um prenome e apelido de família de origem germânica. Nas línguas latinas provém de Brunus, forma latinizada de um nome germânico composto pela raiz brun-, que pode significar brunido (polido, com lustro) e também moreno, também presente nas palavras braun (em alemão) e brown (em inglês). Em sua versão inglesa ficou traduzido como Bruce.

É muito frequente na Europa continental, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Oceania como um nome dado para homens e meninos. É também muito frequente na Itália, onde já se documenta desde o século VIII e cuja difusão se deve principalmente a vários santos, como São Bruno (1030-1101), monge nascido na cidade de Colônia.

Dada a popularidade do prenome na Itália, por efeito de tradição patronímica, também é recorrente o sobrenome "Bruno" e suas inúmeras variantes, como Bruce, Brunacci, Brunaldi, Brundu, Brunari, Brunella, Brunelleschi, Brunelli, Brunello, Brunengo, Bruneri, Brunese, Brunetti, Brunex, Brunetto, Bruni, Brunini, Brunoldi, Brunone, Brunotti etc.

Nomes históricos notáveis[editar | editar código-fonte]

Pessoas notáveis[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Montes Vicente, José María (2001). El libro de los Santos. [S.l.]: Alianza, Madrid. ISBN 84-206-7203-3 
  • Tibón, Gutierre (1994). Diccionario etimológico comparado de nombres propios de persona. [S.l.]: Fondo de Cultura Económica, México. ISBN 968-16-2284-7 
  • Yáñez Solana, Manuel (1995). El gran libro de los Nombres. [S.l.]: M. E. Editores, Madrid. ISBN 84-495-0232-2