Butch Cassidy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados, veja Butch Cassidy (desambiguação).
Butch Cassidy
Butch Cassidy
Robert LeRoy Parker, aliás, Butch Cassidy
Nome Robert LeRoy Parker
Pseudônimo(s) Butch Cassidy
Data de nascimento 13 de abril de 1866
Local de nascimento Beaver, Utah, EUA
Data de morte 7 de novembro de 1908 (42 anos) (?)
Local de morte San Vicente, Bolívia
Nacionalidade(s) norte-americano
Crime(s) assaltante
Situação assassinado em 1908

Robert LeRoy Parker, mais conhecido como Butch Cassidy (Beaver, 13 de abril de 1866San Vicente, ca. 7 de novembro de 1908)[1] foi um famoso criminoso norte-americano, assaltante de comboios, e líder da quadrilha de foras-da-lei Hole in the Wall Gang.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Os primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Robert LeRoy Parker nasceu a 13 de abril de 1866, em Beaver (Utah). Ainda jovem adoptou o pseudónimo de Butch Cassidy, em homenagem a Mike Cassidy, um antigo ladrão que o ensinou a roubar gado.

Em 1890, com o dinheiro dos assaltos, comprou uma fazenda perto de Dubois, Wyoming. Este local é próximo ao famoso Hole-in-the-Wall, uma formação geológica natural que possibilitava protecção e um esconderijo perfeito, levantando, por isso, a suspeita de que a sua fazenda nunca foi bem sucedida economicamente, tendo sido na realidade uma fachada para esconder as suas actividades clandestinas.[2]

Em 1894 foi preso, vindo a cumprir 18 meses de uma pena de 24, tendo sido solto em Janeiro de 1896.

Os Wild Bunch[editar | editar código-fonte]

Da esquerda para a direita: Sundance Kid, Tall Texan, News Carver, Kid Curry e Butch Cassidy. Em Fort Worth, Texas, 1901.

Após a sua libertação associou-se a um círculo de criminosos, onde se encontrava seu melhor amigo Elzy Lay e Harvey "Kid Curry" Logan, Ben Kilpatrick, Harry Tracy, Will "News" Carver, Laura Bullion e George Curry que, juntamente com outros foras-da-lei, formaram a quadrilha que ficou conhecida por Wild Bunch, aumentando consideravelmente a sua actividade criminosa roubando bancos, comboios, carruagens, cavalos e gado.

Em 2 de Junho de 1899 a quadrilha roubou um trem de passageiros da Union Pacific Railroad perto de Wilcox, Wyoming, um roubo que se tornou famoso e que resultou em uma enorme caça ao homem.[3][4] Muitos homens da lei notáveis da época participaram na perseguição aos ladrões mas não os conseguiram apanhar.

Em 11 de Julho de 1899, Elzy Lay e outros membros da quadrilha envolveram-se no roubo de um comboio perto de Folsom, Novo México, levando a um tiroteio em que Elzy Lay matou o Sheriff Edward Farr e o ajudante Henry Love, levando a sua prisão, tendo sido condenado à prisão perpétua na penitenciária do Novo México.

Sempre que os Wild Bunch se separavam na sequência de um assalto, reuniam-se mais tarde em um local pré-determinado, tal como o esconderijo "Hole-in-the-Wall", "Robbers Roost", ou o "bordel de Madame Fannie", em San Antonio, Texas.

O esconderijo Hole-in-the-Wall foi montado em Old Town Trail em Cody, Wyoming. Foi construído em 1883 por Alexander Gand.[5]

Após a prisão de Elzy Lay, Butch Cassidy juntou-se a Sundance Kid (Harry Longabaugh), formando uma dupla que se tornaria lendária. Afirma-se que, embora fosse assaltante e usasse armas, nunca matou pessoa alguma.

A fuga para a América do Sul[editar | editar código-fonte]

Caçados pela polícia norte-americana, os dois bandidos decidiram tentar a sorte na América do Sul, chegando a Buenos Aires, Argentina, em 1901, na companhia de Etta Place, uma professora e namorada de Sundance.

Usando nomes falsos e vestidos com requintada elegância, hospedaram-se no melhor hotel da cidade e depositaram cerca de 12 mil dólares na filial do Banco de Londres (dinheiro oriundo do último assalto efectuado, nos EUA). Tidos na conta de refinados cavalheiros, chegaram a fazer amizade com o vice-cônsul norte americano, George Newbery, e compraram uma fazenda na província de Chubut.

Entre 1902 e 1906 levaram uma vida confortável, na condição de fazendeiros, mas quando acabou o dinheiro, voltaram aos roubos.

O primeiro assalto na Argentina foi a um banco de Rio Gallegos, na província de Santa Cruz. O seguinte aconteceu em Villa Mercedes, na província de San Luis. Após alguns outros assaltos, acharam mais prudente mudar de ares e cruzaram a fronteira da Bolívia.

Em 1907, Etta, doente, voltou para sua casa nos Estados Unidos, enquanto os seus companheiros permaneceram na América do Sul, roubando comboios, minas e bancos na Bolívia, Peru e no Chile, sempre perseguidos pelos policiais dos respectivos países.

Morte[editar | editar código-fonte]

A morte de Cassidy é motivo de disputa por parte dos historiadores, existindo várias versões.

Versão oficial[editar | editar código-fonte]

A versão oficial da morte de Butch e Sundance, diz que, em 1908, próximo a San Vicente, Bolívia, os dois bandidos foram perseguidos por soldados bolivianos, e foram mortos com rajadas de metralhadora.

Segunda versão[editar | editar código-fonte]

A 3 de Novembro de 1908, dois bandidos norte americanos (supostamente Cassidy e Kid) roubaram 15 mil pesos bolivianos a funcionários que transportavam o pagamento de trabalhadores locais. Na fuga, os bandidos ficaram em uma pensão próximo de San Vicente. Quando o dono do local suspeitou dos dois, comunicou a um funcionário do telégrafo, que notificou uma pequena unidade do exército. Em 6 de Novembro, para efectuar suas prisões, os bandidos foram cercados pelo prefeito da cidade, junto com oficiais e três soldados. Após um combate que deixou um soldado ferido e outro morto, a polícia e os soldados ouviram um homem a gritar de dor. Minutos depois, foi disparado um tiro terminando com os gritos. Logo após, outro tiro foi ouvido. Na manhã seguinte, os dois foram encontrados mortos. Na época especulou-se que o homem que gritava de dor levou um tiro de misericórdia do seu companheiro que mais tarde se suicidou. A polícia boliviana não os teria conseguido identificar e os enterrou em um cemitério próximo ao local do incidente.

Versão sobre morte no anonimato[editar | editar código-fonte]

Lula Parker Betenson, irmã de Butch, teria alegado que o criminoso retornou aos Estados Unidos, onde viveu no anonimato. Lula também relata uma reunião dela, Cassidy, seu irmão Max e de seu pai Maxi, em 1925. A suportar essa versão, existem cartas datadas de 1930, com passagem pelo Brasil, 1937 enviadas de Rio de Janeiro e 1938, cartas tocadas ente os dois enviadas de São Paulo que supostamente foram enviadas para Sundance Kid e escritas por Cassidy.[6]

Butch Cassidy no cinema[editar | editar código-fonte]

Filme norte-americano de 1969, dirigido por George Roy Hill.
Butch Cassidy é encarnado pelo actor Paul Newman
Filme norte-americano de 1979, dirigido por Richard Lester.
Butch Cassidy é encarnado pelo actor Tom Berenger.
Filme norte-americano de 2006, dirigido por Ryan Little.
Butch Cassidy é encarnado pelo actor Brian Wimmer.
  • Os Implacáveis
Filme norte-americano de 2012, dirigido por Mateo Gil.
Butch Cassidy é encarnado pelo actor Sam Shepard.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. What's Up With All These Names? Bureau of Land Management. 18 de janeiro de 2008.
  2. The Outlaw Trail. Bureau of Land Management. 18 de janeiro de 2008.
  3. «Alleged Train Robber Taken». The New York Times. 23 de outubro de 1899. Consultado em 26 de maio de 2009 
  4. «Butch Cassidy and Sundance Kid: The Monpelier, Castle Gate, Wilcox and Winnemucca Robberies». Wyoming Tales and Trails. Consultado em 26 de maio de 2009 
  5. Cody Wyoming: Old West Trail Town, History
  6. "Last of the Bandit Riders ..." by Matt Warner and updated by Joyce Warner and Dr. Steve Lacy, Big Moon Traders, Salt Lake City UT 2017

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Toledo, J. - Dicionário de Suicidas Célebres, São Paulo, Ed. Record, 1999

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.