Bydgoszcz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bydgoszcz
Bydgoszcz

Opera Nova, rio Brda no centro da cidade, Monumento ao Arqueiro, rua Jagiellońska
Voivodia Cujávia-Pomerânia
Condado Aglomeração urbana de Bydgoszcz-Toruń
Área 175,98 km²
População (2019) 350 178[1][2] habitantes
Densidade 1990 hab/km²
Altitude 28-107 metros
Código telefônico (+48) 52
Matrículas de automóveis CB
Localização
Localização de Bydgoszcz na Polónia 53° 07' 30" N 18° 0' 40" E
Cidade da Polónia

Bydgoszcz é uma cidade da Polônia, na voivodia da Cujávia-Pomerânia. Estende-se por uma área de 175,98 km², com 350 178 habitantes, segundo os censos de 2019, com uma densidade de 1990hab/km².[1][2]

Fica na margem do rio Brda, que se comunica com o canal de Bydgoszcz (com 25 km de comprimento) com os rios Noteć e Oder. Possui escola superior de engenharia e constitui um nó de comunicações. Tem várias indústrias (eléctrica, química, alimentar e material de transporte).

O centro da cidade conta com grandes e pequenos comércios, situados, basicamente à rua Gdanska. Neste endereço pode-se encontrar desde o hotel mais caro e chique da cidade, Pod Orlem, como pequenos empreendimentos.

A cidade possui quatro grandes centros comerciais: Galeria Pomorska, Rondo, Zielona Arkada e Focus Park. São Shopping Centers com diversas lojas globais e locais.

Além do excelente transporte público municipal como os ônibus e bondes (tramwaj), a cidade ainda conta com uma estação central de trens intermunicipais e internacionais (PKP), uma estação de ônibus intermunicipais e internacionais (PKS) e ainda o aeroporto internacional Ignacego Jana Paderewskiego que tem voos diários para Inglaterra, Espanha e algumas cidades da Polônia. O Aeroporto está há 15 minutos do centro de Bydgoszcz.

A cidade tem como seu ponto mais alto, o bairro de Wyzyny, no qual reside grande parte da população, alocada em blocos construídos no período comunista.

Grandes empresas como a Tesco, McDonald's, Media Markt, Carrefour, KFC, entre outras, se fazem presentes na capital do estado.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada em 1038. Foi a cidade real do Reino da Polônia, que pertenceu administrativamente à voivodia de Inowrocław. Foi anexado pela Prússia na primeira partilha da Polônia em 1772 (o nome alemão é Bromberg). Ela foi brevemente recuperada pelos poloneses em 1807 e 1815, e retornou à Polônia em 1920 após reconquistar a independência.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Os residentes de Bydgoszcz têm um conflito ideológico histórico com os moradores da cidade vizinha (Torun). Hoje em dia, a maioria leva esta história como brincadeira, porém, muitos ainda fazem questão de reviver o conflito, criticando a vizinhança.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A cidade de Bydgoszcz é bastante segura em locais como o centro, Wyzyny, e locais de grande movimentação. Locais como Fordon, Bielawy, Zawisza, por serem mais afastados do centro, apresentam um índice pouco maior de violência. Os Hooligans (SkinHeads) são responsáveis por grande parte dos crimes da cidade, cometendo homicídios ou apenas agredindo outros torcedores e/ou moradores da cidade.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Hala Łuczniczka

Em Bydgoszcz, é comum a prática de futebol e do speedway. Os dois maiores times de futebol da cidade são o Zawisza Bydgoszcz e o Polonia Bydgoszcz, arqui-rivais. Polonia Bydgoszcz também é um campeão polonês múltiplo no speedway. O clube de voleibol Chemik Bydgoszcz também opera aqui.

Vida noturna[editar | editar código-fonte]

No centro da cidade de Bydgoszcz existem diversos bares e pubs. Os bares do Stary Rynek (mercado velho) no centro da cidade, no verão disponibilizam mesas com guarda-sóis para apreciação de uma boa cerveja ao sol polonês. Os pubs são os mais recomendados no inverno. Existem pubs de diferentes tipos e gostos. O mais conhecido bar latino da região e o único do estado Kujawsko-Pomorskie é o LaSalsa, comandado por seu dono, Carlos, peruano. No LaSalsa toca-se muito samba, merengue, reggaeton e, obviamente, salsa.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Bydgoszcz possui doze cidades-irmãs:

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Bydgoszcz (Cujávia-Pomerânia) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 1 de março de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 1 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bydgoszcz
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.