Calafrio (fisiologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Dezembro de 2008.

Calafrio é uma tremor que ocorre durante uma febre alta. Isto ocorre porque citocinas e prostaglandinas são liberadas como parte de uma resposta imune e aumentam o ponto de ajuste da temperatura corporal no hipotálamo.

Fisiologia[editar | editar código-fonte]

O aumento do ponto de ajuste faz com que a temperatura do corpo aumente (pirexia), mas também leva o paciente a sentir frio, até que o novo ponto de ajuste seja atingido. O calafrio ocorre porque o corpo do paciente é efetivamente tomado por arrepios em uma tentativa fisiológica de aumentar a temperatura do corpo até o novo ponto de ajuste.

Causas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bennet, J. Claude (editor); Plum, Fred (editor). Cecil Tratado de Medicina Interna). 20 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 1999. 2647 p. 2 vol. vol. 2. ISBN 85-277-0416-1