Calendula officinalis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCalêndula

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Tribo: Calenduleae
Género: Calendula
Espécie: C. officinalis
Nome binomial
Calendula officinalis
L.

Calendula officinalis, conhecida como calêndula ou margarida é uma planta do género Calendula. Era usada na Grécia, Roma, Arábia e Índia antigas como planta medicinal bem como corante têxtil, corante alimentar e em cosméticos.

As folhas e pétalas da calêndula são comestíveis, sendo as pétalas adicionadas aos pratos como guarnição em substituição do açafrão. As folhas podem ser doces mas são geralmente amargas, e podem ser usadas em saladas.

Trata-se de uma planta bastante cultivada e cresce facilmente em locais soalheiros (isto é, onde há boa incidência da luz solar) na maioria dos solos.[1]

Farmacologia[editar | editar código-fonte]

Calendula officinalis é usada no tratamento de problemas de pele e da dor, como bactericida, antisséptico e anti-inflamatório. As pétalas e o pólen contêm ésteres triterpenoides (anti-inflamatório) e os carotenoides flavoxantina e auroxantina (antioxidantes e origem da coloração amarelo-laranja). As folhas e os caules contêm outros carotenoides, sobretudo luteína (80%) e zeaxantina (5%) e beta-caroteno. Os extractos da planta são também muito usados em cosméticos, presumivelmente devido à presença de compostos como saponinas, resinas e óleos essenciais.

A Calendula officinalis é uma planta que, desde 2009, foi reconhecida pelo Ministério da Saúde do Brasil como possuidora de propriedades fitoterápicas.

Além disso, a calêndula está presente na fórmula de alguns shampoos para cabelos claros, pois sabe-se que o extrato dessa planta contém, assim como a camomila e a macela, um pigmento amarelo responsável por acentuar a cor dos cabelos de tons castanho claro a louro dando-lhes reflexos dourados de forma natural e gradual.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Carrie Mayes (2001). «Calendula officinalis» (HTML). Herb Information Greenpaper. The Herb Research Foundation. Consultado em 17 de dezembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Calendula officinalis
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Calendula officinalis
Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.