Carlos, príncipe Bernadotte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos
Príncipe Bernadotte
Princípe Carlos em 1931.
Cônjuges Condessa Elsa von Rosen
Ann Margareta Larsson
Kristine Rivelsrud
Descendência
Condessa Madalena Bernadotte
Nome completo
Carlos Gustavo Óscar Frederico Cristiano Bernadotte
Casa Bernadotte
Pai Carlos, duque de Västergötland
Mãe Ingeborg da Dinamarca
Nascimento 10 de Janeiro de 1911
Estocolmo, Suécia
Morte 27 de junho de 2003 (92 anos)
Málaga, Espanha
Enterro Kungliga begravningsplatsen, Estocolmo, Suécia

Carlos Gustavo Óscar Frederico Cristiano Bernadotte (10 de janeiro de 191127 de junho de 2003), outrora conhecido como príncipe Carlos, duque de Östergötland, foi o único filho do príncipe Carlos, duque de Västergötland, e de sua esposa, a princesa Ingeborg da Dinamarca. Para distinguí-lo de seu pai, sua família costumava chamá-lo de Mulle. Aparentemente, sua mãe quis dar o nome Samuel a ele, mas isso não era um nome apropriado para um príncipe.

Quando Carlos desposou a condessa Elsa von Rosen, em 6 de julho de 1937, ele foi obrigado a renunciar a seus direitos de sucessão ao trono e, inclusive, seus títulos reais. Seu cunhado, o rei Leopoldo III da Bélgica, entretanto, conferiu-lhe o título de príncipe Bernadotte na nobreza belga, no mesmo dia. Além disso, seus filhos poderiam ser condes ou condessas. Carlos e Elsa tiveram uma filha, Madalena, nascida em 1938, e divorciaram-se em 1951.

Ele casou-se novamente em 1º de novembro de 1954, com Ann Margareta Larsson (1921-1975). Divorciou-se de sua segunda esposa em 1961. Seu terceiro e último casamento, ocorrido no Marrocos, em 8 de junho de 1978, foi com a norueguesa Kristine Rivelsrud (1932-).

O príncipe Carlos faleceu em junho de 2003, em Málaga, Espanha, onde passou a viver depois que foi processado e absolvido em uma corte sueca no final dos anos 50, por negócios criminais que levaram à ruína de Florence Stephens, uma rica herdeira que lhe confiava sua fortuna.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.