Carlos XII da Suécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlos XII
Rei da Suécia
Reinado 5 de abril de 1697
a 30 de novembro de 1718
Coroação 14 de dezembro de 1697
Predecessor Carlos XI
Sucessora Ulrica Leonor
Casa Palatinado-Zweibrücken
Pai Carlos XI da Suécia
Mãe Ulrica Leonor da Dinamarca
Nascimento 17 de junho de 1682
Castelo das Três Coroas, Estocolmo, Suécia
Morte 30 de novembro de 1718 (36 anos)
Fredriksten, Halden, Noruega
Enterro 26 de fevereiro de 1719
Riddarholmskyrkan, Estocolmo, Suécia
Religião Luteranismo
Assinatura
Brasão
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos XII da Suécia

Carlos XII (Estocolmo, 17 de junho de 1682Halden, 30 de novembro de 1718) foi o Rei da Suécia de 1697 até sua morte. Pertencia a Casa de Palatinado-Zweibrücken e era o único filho do rei Carlos XI e de Ulrica Leonor da Dinamarca. Ele assumiu o poder aos quinze anos de idade após um governo provisórios de sete meses.

Uma tripla aliança formada pela Dinamarca-Noruega, Saxônia-Polônia-Lituânia e Rússia lançou em 1700 um ataque contra o protetorado sueco de Holstein-Gottorp e às províncias de Livônia e Íngria, querendo tirar vantagem do desalinhamento da Suécia e da juventudade e pouca experiência de Carlos, assim iniciando a Grande Guerra do Norte. Liderando o poderoso exército sueco, o rei forçou a submissão de todos os inimigos menos a Rússia.

Sua subsequente marcha para Moscou terminou com o desmembramento do exército sueco em Poltava e Perevolochna, com Carlos passando os anos seguintes em exílio no Império Otomano antes de voltar para liderar um ataque contra a Noruega, tentando expulsar o rei Frederico IV da Dinamarca da guerra para assim concentrar suas forças na Rússia. Duas campanhas fracassadas concluiram com sua morte em 1718 no Cerco de Fredriksten. Nessa época, a maior parte do Império Sueco estava sob ocupação militar estrangeira, apesar da própria Suécia ainda estar livre.


Precedido por
Carlos XI
Rei da Suécia
1697 - 1718
Sucedido por
Ulrica Leonor


Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.