Cristiano IV da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristiano IV
Rei da Dinamarca e da Noruega, etc.
Pintor: Pieter Isaacsz
Governo
Reinado 4 de Abril de 158828 de Fevereiro de 1648
Consorte Ana Catarina de Brandemburgo
Cristina Munk
Antecessor Frederico II
Sucessor Frederico III
Casa Real Casa de Oldemburgo
Vida
Nascimento 12 de Abril de 1577
Palácio de Frederiksborg, Hillerød
Morte 28 de Fevereiro de 1648 (70 anos)
Pai Frederico II
Mãe Sofia de Mecklenburg-Güstrow

Cristiano IV (em dinamarquês: Christian 4; 12 de abril de 157728 de fevereiro de 1648) foi rei da Dinamarca e da Noruega, duque de Eslésvico-Holsácia, Stormarn e Dithmarschen além de conde de Oldemburgo e Delmenhorst de 1588 a 1648.

Filho de Frederico II e Sofia de Mecklemburgo-Güstrow. Foi casado com Ana Catarina de Brandemburgo, que morreu em 1612. Mais tarde em 1615 ele casou-se com uma de suas súditas Cristina Munk, filha da mulher mais rica do reino, Ellen Marsvin. Este foi o pai de mais de 20 crianças, Frederico III e Leonora Cristina entre eles.

Em sua honra, a cidade de Oslo na Noruega, foi denominada durante vários séculos como Cristiania, em alusão ao seu nome, quando em 1925 o antigo nome da capital foi restaurado.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Cristiano nasceu no castelo de Frederiksborg em 1577, como um descendente, pelo lado materno do rei João da Dinamarca, e foi assim o primeiro descendente a assumir a coroa desde a deposição do rei católico Cristiano II, a ser descendente direto deste. Ele ascendeu ao trono com 11 anos de idade, posteriormente a morte de seu pai, em 4 de abril de 1588. Durante sua adolescência, o chanceler Niels Kaas eo conselho Rigsraadet: Peder Munk, Jørgen Rosenkrantz e Christopher Walkendorf, serviram como depositários do poder real. Ele recebeu uma boa educação, e era um aluno descrito como talentoso. Cristiano recebeu a sagrada unção em 17 de agosto de 1596, aos 19 anos de idade começando dai sua regência.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Cristiano no navio Trefoldigheden na batalha de Kolberger-Heide, em 1644.

Cristiano procurou reforçar o seu reino, por exemplo, dando boas condições para ao comércio. Ele tentou através de meios militares para fazer a Dinamarca a primeira potência do Báltico, mas a sua intervenção na Guerra dos Trinta Anos, em 1625-1626 falhou. Depois disso, a Suécia tornou-se gradualmente o poder de liderança entre os países nórdicos. Em uma batalha naval contra uma frota sueca em 1644, o rei perdeu seu olho direito.

Cristiano IV foi um dos reis mais festivos e populares da história dinamarquesa. Ele estava muito interessado em cultura. Durante seu reinado várias cidades novas foram fundadas e muitos edifícios importantes foram erguidos , por exemplo, a Bolsa de Valores, a Torre Redonda e o Castelo Rosenborg , onde morreu.

Precedido por:
Frederico II
Rei da Dinamarca
1588-1648
Sucedido por:
Frederico III
Rei da Noruega
1588-1648

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.